x
Convex Datacenter
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 84
    Usuário
    Entrada
    16/04/2008
    Agradecimentos: 0

Caro Kim, estou a ponto de desistir mas sou teimoso, minha Sportage começou a aquecer em subidas, troquei a ventoinha, parou mas dai um tempo começo novamente ai troquei a válvula , parou ai começou de novo não baixa água, as mangueiras superior/inferir aquecem normalmente as o ponteiro enlouquece sobe até o H e desce rapiodamente. Seria a bomba d'água?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro Carlos Humberto Buniotto!

Pelo seu relato, faria uma observação criteriosa no relógio de temperatura, pois ser nele o defeito.

Pode ser a sensor no bloco, que está com defeito também.

Sei que na linha 1.0 da VW, existe o problema da hélice soltar do eixo, e o carro apresentar superaquecimento em velocidades media/alta.

Faça um teste, para saber sobre a bomba d'água.
    Com o motor frio, para não causar acidentes:
    Desconecte o cebolão da ventoinha;
    Desconecte a mangueira superior do radiador;
    Ligue uma fonte de água corrente (fraca) no radiador; ( a mangueira de jardim, só um pouco aberta, para não vazar muita água)
    Ligue o motor, e deixe esquentar.

Quando chegar na temperatura da válvula abrir, (estará acompanhando no painel) mantenha um pouco acelerado, se a bomba estiver boa, soltará bastante água pela mangueira superior.

NÃO DEIXE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS POR PERTO, BEM COMO OBSERVE NÃO MUITO PERTO. Eu faço olhando com um pé no acelerador, e a porta aberta, em pé!

Soltou bastante água, umas golfadas?

Se sim, espere o motor esfriar, e monte tudo novamente, depois sangre o sistema.

Se não, mande verificar a bomba!

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    16/04/2008
    Caro Kim a ventoinha é com acoplamento viscoso e troquei ela faz uma semana.

Abs

CHB

Usuário Avatar de Tiuma
    Entrada
    04/01/2011

L200 com manometrode pressao no sistema de arrefecimento

Fala pessoal, so pra tentar contribuir mais um pouco:

Eu instalei um manometro de pressao no sistema de arrefecimento de minha L200 gls 2001.

Com uma tampa antiga, a leitura da pressao e zero e sobe levemente durante aceleraçao voltando a zero bar em marcha lentaa.

Comprei duas tampas de radiador novas (mas dpois eu reparei q na embalagem nao citava L200, citava apenas hilux, corola...., mas a pressao maxima e a mesmo, 0,9 bar, sera q a tampa e a mesma?), mesmo assim instalei essa tampa e a pressao passou a marcar 0,4 bar constante quando o carro esta na temperatura normal de trabalho. Com as duas tampas novas acontece o mesmo, minha duvida e se essa tampa serve na L200 e esse seria o funcionamento normal e a tampa velha q estaria ruim.

Sei q o sistema de arrefecimento trabalha com uma certa pressao e isso e melhor para a agua nao ferver.

O carro trabalha na mesma faixa de temperatura com as tres tampas.

To na duvida.

Por que monitorar pressão?

Não é mais fácil instalar um sensor de nível de água no reservatório?

Outro ponto.

Se eu quiser substituir o reservatório de um sistema selado por outro modelo, quais cuidados devo tomar?

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Loras!

Certas coisas não tem explicação!

Eu, por exemplo, monitoro a pressão da linha de óleo diesel, entre a bomba alimentadora (mecânica) e a BI.

Tiuma!

A tampa velha que estava com problemas.

O sistema trabalha com pressão quando quente!

Usuário Avatar de Tiuma
    Entrada
    04/01/2011
    Kim,

Qual o problema q uma tampa, onde a valvula dela perdeu a pressao, pode causar ao veiculo?

pergunto isso de pura curiosidade, pois a muito tempo atras, meu pai fez exatamente isso numa d20, pegou a tampa do radiador e eliminou a valvula, e o carro nunca deu problema (ele ficou com esse carro varios anos ). Ele disse q fez isso pq a tubulaçao ficava com muito pessao quando quente e a junta de cabeçote rompeu. Ele associou uma coisa com a outra e eliminou a valvula rsrsrs. Acho q a pressao no sistema de arrefecimento nao e suficiente para romper a junta, ate porque essa pressao e a menor de todas: 0,9 bar no arrefecimento; entre 3 e 6 bar na pressao de oleo; e muita pressao na compressao dos cilindros, ou seja a pressao no sistema de arrefecimento e a menor delas e uma pressao estabelecida nesta tubulaçao de arrefecimento dentro do bloco do motor ate ajudaria a nao romper a junta, pois a diferença de pressao entre um duto de oleo e um duto de agua seria menor. Estou certo ou errado?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Tiuma!

O que seu pai fez, não foi muito bom, a relação junta e tampa, foi uma conhecidencia.

A pressão que se forma no sistema de arrefecimento, se dá pela termodilatação, devido ao aquecimento do líquido.

As tampas tem uma válvula reguladora, que basicamente utiliza a pressão para duas funções básicas e primordiais.

A primeira, é quando em pressão, vazar o líquido por algum lugar que tenha problema, pois sem pressão, pode haver o problema e este ficar oculto, aparecendo num momento de maior esforço do motor, podendo gerar transtornos em uma viagem por exemplo;

A segunda função, é manter o líquido sob pressão, para assim evitar bolhas de fervura ao longo o cilindro de compressão. Essas micro bolhas causam corrosão por cavitação (acho que é assim que se chama, corrijam caso esteja errado).

Por isso, a tampa eve estar em ordem, bem como a válvula termostática e o aditivo!

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    04/12/2010

tampa do radiador

È normal ter pressão na tampa do radiador com o motor frio ?

Usuário Avatar de dannylo
    Entrada
    08/11/2012
    Local
    Brasilia/DF

Aquecimento!

Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caros amigos.

Vejo que muitos de nossos amigos tem problemas com esses itens, então, venho aqui, fazer um guia rápido sobre o assunto, o qual segue:

Tampa do Radiador

A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projetada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido..

Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor (figura 1, parte 1).

As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contração das mangueiras e do radiador (figura 1, parte 2).

Esse sistema existe em todas as tampas, seja as modernas de plástico (figura 2), ou as de metal modelo antigo (figura 3)

Nas tampas modernas, aqueles ressaltos que tem, que achamos que é para o FDP do frentista apertar a tampa, na realidade é o vertente/ladrão do sistema de alta pressão.

Não adianta apertar a tampa, basta encostar, e mais um leve aperto chegando próximo de 1/4 de volta para realizar tal procedimento.

Note na figura 4, que ao centro, encontramos a válvula de retorno, para quando a água esfria, mais para fora, fica o sistema de pressão, com as 4 ranhuras de saída de pressão na carcaça externa da tampa.

A pressão das mesmas,serão definidas por vários fatores, que geralmente é calculado pela fábrica do veículo em questão, de onde a quantia de líquido de arrefecimento vogará diretamente neste fator.

Reservatório de expansão:
    Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba d'água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação interna, devido evitar a penetração de ar no sistema.

Nesse sistema, o reservatório não tem pressão, como no caso do passat antigo, fiat 147, niva, opala, d 20.

A pressão é regulada pela tampa, onde o "ladrão" faz a conexão entre o sistema de arrefecimento e o reservatório.

Sistema selado:
    Não há tampa no radiador.
    Houve alguns casos, que como houve uma "readequação técnica" por parte da fábrica, colocou-se um tampão no radiador, com um reservatório com pressão.

Esse sistema é utilizado hodiernamente, pois pode-se diminuir o tamanho do radiador, sem contudo diminuir a quantia de líquido no sistema.

A tampa da figura 5 é uma curiosidade, nela há uma borboleta para despressurização, consequentemente, evita acidentes.

Então, não confundam, sistema selado, com reservatório de expansão!!!!
    Boa noite Kim!!
    Queria uma ajuda sua, tenho uma L200 outdoor 07/08, ela aquece quando ta parada com o ar ligado, gostaria de saber se vc já ouviu falar nisso?

Abraços!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Dannylo!

Já ouvi falar sim!

De uma lida nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...mba-dagua.html (Kit Gelo - Bomba Dagua ....)

É sobre o problema que relata.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por briza27 Ver Post
    È normal ter pressão na tampa do radiador com o motor frio ?

BRIZA27

Qdo o motor esta frio existe pressão sim na tampa , MAS É UMA PRESSÃO NEGATIVA , ou seja pela manhã qdo vc abrir a tampa do radiador é comum vc ouvir um pequeno som na tampa mas é um som de sucção de ar e não de expulsão de ar , é que qdo o radiador/motor esta quente , a água esta quente aumenta o volume e vai para o reservatóri de expansão e qdo o motor esfria , a água diminui de volume e forma um vácuo no motor/radiador , PUXNADO A ÁGUA DE VOLTA para o motor/radiador , LOGO : pela manhã qdo o motor/radiador esta frio pode ter ainda um pouco de vácuo no sitema e vc OUVIR UM PEQUENO SOM DE SUGAR QDO VC ABRE A TAMPA DO RADIADOR .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem