Powered by vBulletin

Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/06/2011, 21:45
    Álvaro M.
    Caro Kim, muito obrigado pela dica, vou fazer o teste e depois te passo o que vai acontecer. Vc falou que o vapor é normal durante o principio de funcionamento, mas é norma pela manhã eu abrir a tampa do radiador e sair aquela pressão? Mesmo o carro ficando parado a noite inteira? Obrigadão.
  • 08/06/2011, 21:50
    Kim
    Opa Álvaro!

Essa explicação que acabou de me passar, eu não tinha entendido antes.

Fica pressão no radiador!

Eu havia entendido sobre o vapor, água aquecida.

Nesse caso, observe a tampa do sistema de arrefecimento. (tampa do radiador)

Pode estar com problema!

A descrição do funcionamento está no começo deste tópico.
  • 08/06/2011, 22:00
    Álvaro M.
    È eu estou achando que pode ser a tampa pois lendo no seu tópico alguma coisa de aperto da tampa, eu comecei a não apertar por inteiro, depois que troquei a parte de cima do radiador, só 1/4 como vc havia mencionado e deu uma melhorada. Mas mesmo assim vou fazer os testes e de falo. Muito obrigado.
  • 08/06/2011, 22:06
    Kim
    Álvaro!

Fico no aguardo da resposta de seus testes!
  • 17/06/2011, 23:15
    Álvaro M.
    Olá Kim tudo bem? Fiz uns testes e o carro está tudo certo, fui a um mecanico que me falou que essa pressão pela manhã na mangueira é normal. Vou postar uma pergunta num tópico que tem da SW4 2.7 e depois vou para de procurar pelo em ovo certo? Kim muito obrigado pela força. Precisando estamos aí. Obrigado.
  • 18/06/2011, 21:36
    Kim
    Obrigado pelo feedback!!!

Isso é importante para todos que acompanham!

Abraços.

Kim.
  • 03/08/2011, 11:22
    wagnerSHS
    Salve Kim!!

Meu cadastro é novo e, não tive a oportunidade de ver afundo o site, mas pelo que vi acredito que é de grande valia para todos.

tenho duas perguntas ou problemas... rsrsrs TENHO UMA LAND ROVER DEFENDER 110.

1- De manha com o motor frio, quando abro a tampa do radiador é lançado agua para fora, TEM MUITA PRESSÃO, qual a causa disso?
    2- Está saindo muito óleo e fumaça pelo suspiro, isso é um problema também?
  • 03/08/2011, 20:47
    Kim
    Opa caro wagnerSHS!

Vamos lá às suas perguntas!

1 - Se estava desligada, pode haver um problema na tampa; Se ligou o motor, e após abriu a tampa, pode ser um problema de trinca ou junta do cabeçote, onde a compressão esta vazando para o sistema de arrefecimento.

2 - Sobre o respiro, pode ser:
    a) - vedador de válvulas;
    b) - anéis virado;
    c) - anéis fraco;
    d) - junta do cabeçote.

Abraços.

Kim.
  • 05/08/2011, 11:41
    Álvaro M.
    Grande Kim, depois de muitos mecanicos quererem fazer o motor e eu resisindo, troquei a maldita tampa ching ling por uma nacional por R$ 16,50 e tudo está em ordem. Pressão na boa, pela manhã as mangueiras estão sem pressão e a aguá vai e vem pelo reservatório. Esse seu tópico foi de grande importância para um leigo como eu. Valeu!!!
  • 16/11/2011, 21:09
    Kim
    Cebolão do radiador e válvula termostática.
    Caros, achei muito interessante essa matéria.

Os carros à alcool devem trabalhar em temperatura superior aos movidos à gasolina, pois o projeto é assim elaborado para melhorar o rendimento do processo de combustão quando se usa o combustível vegetal ( alcool).

ENTRETANTO, ( sim, sempre tem um "entretanto" ) considerando que vivemos num país tropicalíssimo, ( eu estava em PALMAS , na semana passada, e a temperatura MEDIA DIÁRIA era de 35 graus ( o dia começa em 25 graus e chega aos 37 graus às 4 da tarde !! ) a melhor opção que voce faz é colocar um termostato no radiador para 87-92 graus ( a faixa de disparo vem impressa na lateral do "cebolão" ( se voce optar pela faixa mais alta : 92-97 graus, a água vai estar sempre muito próxima dos 100 graus e isso é muito crítico , fazendo com que qualquer coisa que aconteça vai fazer o carro ferver !!);

Mas o MAIS IMPORTANTE DE TUDO , é que a válvula termostática ( aquela que fica acoplada á bomba dágua , - aquela que os taxistas portugueses cismam de tirar fora - ) tem que ser escolhida de acordo com a faixa de temperatura do "cebolão" , pois para o perfeito funcionamento do motor tem que haver um escalonamento adequado entre estes dois elementos ( o cebolão do radiador e a válvula termostática do motor !) .

Se voce escolher o cebolão com a faixa operacional de 87~92 graus, a válvula termostática tem que abrir ANTES de 87 graus ( escolha uma que abra à 82~85 graus , OK?? )

Isso tem que ser assim, porque quando o motor vai aquecendo e atinge a temperatura de 82 graus , a válvula termostática começa a abrir e deixa a água passar pelo radiador ; quando ela atinge 87 gruas , então a ventoinha é acionada e resfria de 87 para cerca de 80 graus, e o ciclo se repete constantemente ( se tudo estiver em ordem - radiador, bomba dágua, mangueiras, motor, etc, e o sistema abastecido com água + aditivo ( sim, tem que usar o aditivo RADIEX AZUL , SO SERVE ESTE !!!! ) seu carro trabalhará perfeitamente, e voce não terá mais problemas.

So para ilustrar , veja o que pode acontecer se voce fizer a escolha errada do cebolão e da válvula termostática: exemplo>> cebolão para 78 graus e válvula para 92 graus: a válvula so vai abrir quando a água estiver acima de 92 graus e ao entrar no radiador a ventoinha será disparada imediatamente.....e ficará funcionando por muito tempo, tentando fazer a temperatura da água chegar aos 78 graus..... com isso o motor estará trabalhando mais frio do que seria ideal, seu consumo vai aumentar, e a ventoinha vai ficar funcionando o tempo todo....

Entendeu porque tem que fazer a seleção correta??

Ajudei??
    Fonte(s):
    30 anos de engenharia !!

Autor da resposta:
    Luiz Guilherme's Atividades - Yahoo! Respostas
  • 26/11/2011, 14:00
    Kim
    5 Anexo(s)
    Caros!

Não aguentei, e desmontei uma tampa de radiador, para saber como é o funcionamento dela.
    1 - tampa desmontada, vista interna, notem, que há quatro cavidades. Essas cavidades servem para que quando a pressão suba em demasia, a válvula de pressão abra, e expurgue a pressão, portanto, fale para o FDP do frentista, que não precisa apertar a tampa do reservatório do radiador até deformar tudo, quando necessário, ela abrirá. Se está abrindo com constância, ou há problema na tampa, ou no motor;
    2 - vista externa;
    3 - mecanismo, parte que fica em contato com a água;
    4 - mecanismo, parte interna da tampa e
    5 - anel de vedação entre a tampa e reservatório do radiador.
  • 26/11/2011, 14:07
    Kim
    3 Anexo(s)
    1 - nesta foto, pode-se ver o sistema de retorno, notem que a borracha de vedação está suja, ocorrendo assim, a perda de pressão por não vedação.
    A função desse sistema, é proporcionar a entrada de ar no sistema de arrefecimento, quando o motor esfria, ou ainda, permitir que a água vaze em algum vazamento, pois se isso não ocorresse, só saberíamos do vazamento com o sistema sob pressão, o que poderia ser um grande transtorno.

2 - a borracha já limpa.

3 - esse sistema, é o de grande importância, pois ele é quem libera a água do sistema de arrefecimento, quendo ocorre o superaquecimento; a mola que tem, tem determinada pressão para cada sistema; A tempos atrás, a pressão vinha timbrada na tampa, que por sua vez, era metálica, hodiernamente, são as cores que determinam sua pressão.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:41.