Ok! Agora peguei..
Vou ver se acho os dois então e fazer como manda o figurino.
Gracias!:concordo::concordo::concordo:
Versão Imprimível
Ok! Agora peguei..
Vou ver se acho os dois então e fazer como manda o figurino.
Gracias!:concordo::concordo::concordo:
Jeff leve seu carro a autorizada e peça um laudo técnico do que está acontecendo com seu carro, não vai custar nada e talvez seja alguma besteira que passou despercebido...
Grande abraço,
Sérjão...
Grandes amigos.
Resolvi levar a viatura para a oficina 4x4 mais famosa daqui de Fortaleza. Contei o caso com o seu loooongo histórico e o mecânico (que já foi da TOYOTA) disse logo que era o cabeçote.......POREM... quando ele abriu a tampa do radiador(estava quente), observou muita espuma... colocou um funil feito de garrafa PET vedando a boca do radiador, completou a agua e colocou a mangueira de retorno do vaso de expansão dentro do funil(deu para entender?)...
O resultado é que começou a se formar uma quantidade enorme de espuma dentro do funil, muita espuma mesmo, como se tivesse sabão em pó....Ele disse que isso não era normal e que esta espuma seria uma reação do aditivo a algum componente do radiador e poderia sim, estar provocando a dilatação do liquido o que resultaria na expulsão do mesmo para o vaso de expansão e impediria que a valvula da tampa abrisse para o retorno pois o radiador estaria cheio de espuma ocupando o lugar da agua...
Então retiramos todo o líquido do sistema, inclusive dos dutos do ar condicionado, lavamos bem, varetamos o radiador( não tinha obstruções ou sujo porque já havia vaertado em julho quando iniciou o problema...) e colocamos SÓ AGUA.....
INCRIVELMENTE TODAS AS BOLHAS DESAPARECERAM!!!
Depois conto mais porque estou com pressa agora.....
TCHAU!
Pessoal,
A minha SW4 apresentava o mesmo problema do JEF, radiador com gas quando abria a tampa e jogando agua para o vaso de espansão, observei que a agua do radiador estava com espuma tambem.
Solução:
Lavei o radiador, troquei a tampa e a agua do radiador (primeiro rodei 200km para destar) depois coloquei o aditivo 40% + 60% de agua sem cloro.
O radiador pega 7 litros, estou usando o aditivo da Petrobras custa R$11,00 o litro.
voltou a funcionar sem fazer pressão, quando a tampa do radiador é aberta não joga mais agua para o vaso de espansão (ficou 100%).
Vou passar a lavar o radiador e trocar o liquido com frequencia
Como estava escrevendo... o mecânico acha que é a tal da espuma que atrapalha o funcionamento, pois ocupa o espaço e impede a agua de retornar... aí fico pensando: tecnicamente espuma é ar...
Só sei que das duas vezes em que isso aconteceu foi exatamente depois que eu troquei a agua pela mistura de fluido texaco+agua destilada...
Rodei quase um ano com a SW só com agua destilada, ela nunca esquentou e sequer chegava no meio o ponteiro da temperatura... sei que vários colegas vão dizer que isso nào é bom, que ela deve rodar no meio... só que até o momento que troquei o cabeçote da viatura, nào sabia que o dono anterior havia retirado a valvila termostatica... então eu achava que a temperatura de trabalho normal dela era em 1/4 do marcador de temperatura... porque era neste ponto que ela ficava quando rodava só com agua...
Então troquei a agua pelo fluido TEXACO + AD e ela imediatamente passou a rodar com uma temperatura mais elevada, próxima ao meio do marcador...só que o normal dela SEM A VALVULA TERMOSTÁTICA é proximo a 1/4...
Quando foi trocado o cabeçote, recebi o carro só com agua, SEM ADITIVO, ele estava normal, temperatira como de quando comprei(1/4 do marcador)...rodei assim por uns 3 ou 4 dias até ter tempo para colocar o tal fluido TEXACO + AD... foi colocar e a temperatura subir...
voltei ao mecânico e disse exatamente isso... ele achou que eu nào havia observado direito, e disse que a temperatura até o meio era normal...
Resumindo(finalmente); já estou ha dois dias sem aditivo no radiador e o ponteiro, mesmo em percursos na BR, náo passa nem perto do meio...
Será que o que eu pensava que era uma idiotice minha é a verdade?
O problema é do aditivo?
Programei para segunda-feira retornar a oficina para colocar AD + RADIEX.. mas confesso que estou MORRENDO DE MEDO!
Jeff,
Se voce tivesse feito este processo de retirar agua com espuma, antes de ter trocado o cabeçote, voce acha que teria resolvido o problema de agua gaseficada sem ter trocado o cabeçote?
O problema do cabeçote trincado pode ter várias causas.
Porém a agua com espuma pode ser o começo de uma delas, pressão no radiador, agua gaseficada, agua saindo para o vaso de espanção, o condutor não percebe e quando vé o veículo esquetou por falta de agua etc.
X2 !!
Mas não deixe de usar . Já vi amigos perderem motor Cummins série C , em 2 meses ,porque não usaram o aditivo próprio, que inclusive custa barato.
"Cascavilhando" no forum achei isso:
marcelo nunes http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...er_offline.gif
Expert
Expert
Data de Entrada: Jan 2004
Local: Santo André-SP
Além do mais, o óleo de corte (ou óleo refrigerante, como dizem alguns), não deve ter propriedades de viscosidade adequadas e troca de calor equivalente aos aditivos à base de etilenoglicol.
Acho melhor não arriscar.
Vai que esse fluido ataca borrachas ou forma espuma, criando bolsões de ar no sistema (daqueles que fazem você colocar água toda hora, sem achar vazamento em lugar nenhum), ou cavitando e detonando o rotor da bomba dágua.
Esta mensagem é de 14/3/2004......
Bem amigos estou de volta e a novela continua porque ja fiz alguns testes e nada conclusivo. Fiz o teste da tampa do radiador pela manhã e o resultado foi apenas um pouco de pressão mas sem derramar liquido,. Já rodei mais de 250 km na cidade, inclusive com transito pesado e subindo ladeiras com o pé atolado e o resultado foi nada, o ponteiro sequer passa do meio e a agua não abaixa um milimetro. Porem ao continuar a leitura do forum, e como relatei acima, o radiador foi revisado, que o liquido de arrefecimento tem variaveis, no meu caso foi colocado como aditivo Paraflu. Será este o bandido? A unica coisa boa deste defeito é ter assunto pra conversar. rsrsrs