
Postado originalmente por
Aurélio
Paulo e amigos,
Tenho uma SW4/93 e coincidência das coincidências, ontem passei por uma situação que por pouco, muito pouco, pouco mesmo

, o motor não vai pro beleléu por conta do superaquecimento. Foi a segunda vez que aqueceu e, claro, já havia levado ao mecânico que não constatou nenhum problema na ocasião.
Ontem aconteceu de novo e não estava fazendo calor e nem forcei nada, pois havia andado menos de três quilômetros ainda que a houvesse deixado ligado em ponto morto por uns quinze minutos pela manhã antes de sair. Parei o carro, desliguei imediatamente (água saindo em profusão pelo ladrão do vaso expansor), chamei o meca (domingão, uma e meia da tarde

) e constatamos que o problema é na válvula termostática que provavelmente travou além do viscoso do hélice do ventilador do radiador que vimos hoje cedo após rodar uns mil e quinhetos metros, ponteiro do marcador de temperatura no meio, estava simplesmente livre de tudo quando na verdade, deveria apresentar resistência ao girar.
O que mais me chamou a atenção foi "descobrir" que o sensor de temperatura do motor não é no bloco e sim junto à válvula termostárica ! Ou seja, se o ponteiro quase chegou no vermelho, imagina a temperatura que estava no motor. Felizmente, testamos hoje cedo e constatamos que os anéis não colaram (se isso acontecesse, haveria compressão no cárter e consequentemente, "sopraria" ao abrir a tampa do óleo).
Enfim, fica o alerta para que observem sempre o comportamento da viatura e não dêem bobeira no quesito temperatura.
Abs,
Aurélio
Lembrei de um amigo de Sampa que teve que fazer o motor, por conta do superaquecimento não observado, ou melhor, detectado erroneamente por conta dessa configuração de na retífica mesmo instalou um sensor de mercúrio no bloco do motor 5L. Pode ser uma boa idéia.