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  • #373
    Usuário Avatar de Aurélio
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    01/04/2003
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    Citação Postado originalmente por pfbsouza
    Fiz agora no período de festas uma viagem de 3800km, e passei por problemas de superaquecimento, o ponteiro chegou ao vermelho. Cheguei até um posto, recolocamos água e aparentemente normalizou. No último trecho da viagem percebi tendências de aquecer, com o ponteiro de temperatura passando do meio na subida de serras e solicitações maiores.
    Paulo e amigos,

    Tenho uma SW4/93 e coincidência das coincidências, ontem passei por uma situação que por pouco, muito pouco, pouco mesmo , o motor não vai pro beleléu por conta do superaquecimento. Foi a segunda vez que aqueceu e, claro, já havia levado ao mecânico que não constatou nenhum problema na ocasião.
    Ontem aconteceu de novo e não estava fazendo calor e nem forcei nada, pois havia andado menos de três quilômetros ainda que a houvesse deixado ligado em ponto morto por uns quinze minutos pela manhã antes de sair. Parei o carro, desliguei imediatamente (água saindo em profusão pelo ladrão do vaso expansor), chamei o meca (domingão, uma e meia da tarde ) e constatamos que o problema é na válvula termostática que provavelmente travou além do viscoso do hélice do ventilador do radiador que vimos hoje cedo após rodar uns mil e quinhetos metros, ponteiro do marcador de temperatura no meio, estava simplesmente livre de tudo quando na verdade, deveria apresentar resistência ao girar.
    O que mais me chamou a atenção foi "descobrir" que o sensor de temperatura do motor não é no bloco e sim junto à válvula termostárica ! Ou seja, se o ponteiro quase chegou no vermelho, imagina a temperatura que estava no motor. Felizmente, testamos hoje cedo e constatamos que os anéis não colaram (se isso acontecesse, haveria compressão no cárter e consequentemente, "sopraria" ao abrir a tampa do óleo).
    Enfim, fica o alerta para que observem sempre o comportamento da viatura e não dêem bobeira no quesito temperatura.

    Abs,

    Aurélio
    Lembrei de um amigo de Sampa que teve que fazer o motor, por conta do superaquecimento não observado, ou melhor, detectado erroneamente por conta dessa configuração de na retífica mesmo instalou um sensor de mercúrio no bloco do motor 5L. Pode ser uma boa idéia.

  • #374
    Aurélio,

    ainda bem que não foi nada de mais, também esse motor é monstro de forte...não tem igual!!!

    a minha SR5, por estar muito mexida, mais de 120CV, instalei um sistema de leitura da temperatura no bloco, pois quando ele me avisa eu fico de olho no marcador, isso quando estou nos areiões e dunas pesadas, pois no uso normal, como intercoolei, coloquei ventoinha elétrica e radiador de óleo a coisa ficou tranquila, mas no meu caso é muita potência pra pouco radiador...

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Paulo e amigos,

    Tenho uma SW4/93 e coincidência das coincidências, ontem passei por uma situação que por pouco, muito pouco, pouco mesmo , o motor não vai pro beleléu por conta do superaquecimento. Foi a segunda vez que aqueceu e, claro, já havia levado ao mecânico que não constatou nenhum problema na ocasião.
    Ontem aconteceu de novo e não estava fazendo calor e nem forcei nada, pois havia andado menos de três quilômetros ainda que a houvesse deixado ligado em ponto morto por uns quinze minutos pela manhã antes de sair. Parei o carro, desliguei imediatamente (água saindo em profusão pelo ladrão do vaso expansor), chamei o meca (domingão, uma e meia da tarde ) e constatamos que o problema é na válvula termostática que provavelmente travou além do viscoso do hélice do ventilador do radiador que vimos hoje cedo após rodar uns mil e quinhetos metros, ponteiro do marcador de temperatura no meio, estava simplesmente livre de tudo quando na verdade, deveria apresentar resistência ao girar.
    O que mais me chamou a atenção foi "descobrir" que o sensor de temperatura do motor não é no bloco e sim junto à válvula termostárica ! Ou seja, se o ponteiro quase chegou no vermelho, imagina a temperatura que estava no motor. Felizmente, testamos hoje cedo e constatamos que os anéis não colaram (se isso acontecesse, haveria compressão no cárter e consequentemente, "sopraria" ao abrir a tampa do óleo).
    Enfim, fica o alerta para que observem sempre o comportamento da viatura e não dêem bobeira no quesito temperatura.

    Abs,

    Aurélio
    Lembrei de um amigo de Sampa que teve que fazer o motor, por conta do superaquecimento não observado, ou melhor, detectado erroneamente por conta dessa configuração de na retífica mesmo instalou um sensor de mercúrio no bloco do motor 5L. Pode ser uma boa idéia.

  • #375
    Usuário Avatar de Aurélio
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    01/04/2003
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    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA;
    Aurélio, ainda bem que não foi nada de mais, também esse motor é monstro de forte...não tem igual!!!
    Serjão, concordo em gênero, número e grau.

    a minha SR5, por estar muito mexida, mais de 120CV, instalei um sistema de leitura da temperatura no bloco, pois quando ele me avisa eu fico de olho no marcador, isso quando estou nos areiões e dunas pesadas, pois no uso normal, como intercoolei, coloquei ventoinha elétrica e radiador de óleo a coisa ficou tranquila, mas no meu caso é muita potência pra pouco radiador...
    Opa,
    Como é esse sistema? Explica ai, pois tenho que fazer tbm, já que a minha está com turbo e intercoller e com a potência pra lá de 120cv.

    Abs,

    Aurélio

  • #376
    Aurélio,

    a tua é a SW4 correto?

    sendo assim você tem mais espaço no cofre do motor que a SR5, então faz o seguinte para melhorar tua temperatura e não esquentar mais:

    - coloca uma ventoinha elétrica na frente do radiador, teu ar vai melhorar;
    - coloca um radiador de óleo na saída da turbina para o oléo voltar mais frio pro motor;
    - como você tem mais espaço, aumenta teu radiador, compra um bem maior ou adapta o teu e vais ganhar mais água circulando;
    - retira a valvula termostática;
    - aumenta a quantidade de etileno-glicool no radiador;

    com isso teu motor vai trabalhar mais frio...

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Serjão, concordo em gênero, número e grau.


    Opa,
    Como é esse sistema? Explica ai, pois tenho que fazer tbm, já que a minha está com turbo e intercoller e com a potência pra lá de 120cv.

    Abs,

    Aurélio

  • #377
    Usuário Avatar de Aurélio
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    01/04/2003
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    Serjão,

    Valeram as dicas. Só acho que o espaço no cofre do motor não é maior que o da SRV.

    Abraços,

    Aurélio

  • #378


    Deve der porque comparei com a SW4 2001 do meu pai, que o cofre é bem grande...

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Serjão,

    Valeram as dicas. Só acho que o espaço no cofre do motor não é maior que o da SRV.

    Abraços,

    Aurélio

  • #379
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    10/12/2007
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    Acabo de chegar da oficina do meu amigo, especialista em radiadores, que disse que o sistema está normal, com boa vazão entre os tanques superior e inferior do radiador e portanto não compensa desmontar para limpar/varetar. Apenas colocou uma solução para limpeza química, que eu devo rodar por uns três dias e depois trocar todo o fluido do sistema.

    O problema de sumir água aparentemente era só a tampa do radiador, que estava com os dois anéis de vedação trincados e ressecados. O anel maior faltava inclusive um pedaço. Por esse motivo não havia troca de fluido entre o radiador e a caixa de expansão.

    Vamos ver, se nesses três dias não baixar água é sinal que resolveu... conto aqui o desfecho.

    A propósito, R$95,00 uma tampa nova na concessionária.... sorte que meu amigo tinha uma original e em bom estado...


    []'s,


    Paulo

  • #380
    Paulo,

    que seja só isso mesmo e aproveitar a máquina...

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por pfbsouza Ver Post
    Acabo de chegar da oficina do meu amigo, especialista em radiadores, que disse que o sistema está normal, com boa vazão entre os tanques superior e inferior do radiador e portanto não compensa desmontar para limpar/varetar. Apenas colocou uma solução para limpeza química, que eu devo rodar por uns três dias e depois trocar todo o fluido do sistema.

    O problema de sumir água aparentemente era só a tampa do radiador, que estava com os dois anéis de vedação trincados e ressecados. O anel maior faltava inclusive um pedaço. Por esse motivo não havia troca de fluido entre o radiador e a caixa de expansão.

    Vamos ver, se nesses três dias não baixar água é sinal que resolveu... conto aqui o desfecho.

    A propósito, R$95,00 uma tampa nova na concessionária.... sorte que meu amigo tinha uma original e em bom estado...


    []'s,


    Paulo

  • #381
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    03/02/2007
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    cotia/SP
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    Magnânimo Serjão
    Só não ficou bem explicado pro nosso Paulo , por ele ser novato em 4x4, o uso do 4x4L com as RL desligadas , ou seja, reduzido e tracionado só no eixo traseiro, já que o torque que está indo para a dianteira não está sendo usado.
    Paulo,também utilizo muito este recurso, teoricamente não recomendado, mas ,nunca nas seguintes situações:
    I-Quando tracionando muito peso(forçaria muito o diferencial traseiro e as P. Eixo)
    II-Em pisos escorregadios (por segurança)
    III-Em aclives ou declives acentuados(onde a perda de tração pode comprometer a segurança)

    Serjão, no caso da tua SR5 fuçada, já pensou em adaptar um pulverizador de agua na frente da colmeia do radiador, com uma bombinha de esguichador. Se a temperatura sobe apenas em pequenos trechos de maior stress, isto ajudaria.

  • #382


    João,

    rapaz, foi "transmisão de pensassão", na terça-feira passado fui comprar um turbina de SW4 pro nosso amigo Engels em um ferro velho e pensei justamente nisso, comprei uma garrafa e dois esguichos, só falta instalar, vou usar a base e ferro fundido do turbo, que está sem uso, para prender os esguichos...como não tenho nehuma programação de areiões ou dunas não estou com pressa de colocar, como na estrada não esquenta mais e nas trilhas de erosões e lama nunca esquentou vou deixar pra montar antes de ir pra transamazônica, pois até lá nada de trilhas pesadas e é só revisão na Hilux pra enfrentar o desafio...

    grande abraço amigo...

    Sérjão

    PS. tô te devendo as fotos dos cabos do guincho com as mangueiras de proteção aeroquipe, surrupiadas de meu pai...amanhâ eu tiro as fotos.


    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Magnânimo Serjão
    Só não ficou bem explicado pro nosso Paulo , por ele ser novato em 4x4, o uso do 4x4L com as RL desligadas , ou seja, reduzido e tracionado só no eixo traseiro, já que o torque que está indo para a dianteira não está sendo usado.
    Paulo,também utilizo muito este recurso, teoricamente não recomendado, mas ,nunca nas seguintes situações:
    I-Quando tracionando muito peso(forçaria muito o diferencial traseiro e as P. Eixo)
    II-Em pisos escorregadios (por segurança)
    III-Em aclives ou declives acentuados(onde a perda de tração pode comprometer a segurança)

    Serjão, no caso da tua SR5 fuçada, já pensou em adaptar um pulverizador de agua na frente da colmeia do radiador, com uma bombinha de esguichador. Se a temperatura sobe apenas em pequenos trechos de maior stress, isto ajudaria.

  • #383
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    29/10/2006
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    DE VOLTA AO VELHO PROBLEMA!!!!!

    Colegas.
    Venho enfrentando um problema com minha SW4 97 TD já há uns meses. Ela apareceu com uma pressão no radiador de agua...ar no radiador. O diagnostico dos 3 mecânicos que levei foi de trinca no cabeçote... retirei o cabeçote e mandei para o teste de trinca que deu positivo, uma microtrinca nos dutos de arrefecimento.
    Troquei o cabeçote por um conjunto completo(usado mas com teste de trinca negativo), segundo o mecânico é melhor assim porque como o conjunte é todo original deste cabeçote não seria necessário dar passes...O resultado é que continuou a fazer microblhas, e isso faz com que em velocidades muito altas o liquido seja cuspido para o reservatorio de expansão...
    O mesmo problema que tinha antes da troca... mesmo assim ela nunca esquenta mais que o normal, ou seja, o ponteiro da temperatura não passa do meio.
    Voltei no mecânico, ele desmontou o conjunto novamente, revisou valvulas e a mesma passou a funcionar "normal", isso é, com o liquido indo e voltando do reservatório de expansão (antes ele só ia e não voltava)... observei que para isso ele deixou o motor um pouco atrasado, o que diminuiu a velocidade final e retardou a entrada da turbina, o que faz ela ficar mais lenta até em baixas rotações...
    Pensei que tinha reslolvido, pois quando abria antes a tampa do radiador frio e pela manhã, ainda tinha pressão dentro e agora não tem mais... O problema é que quando peguie uma estrada no final de semana, percurso pequeno de 20km na BR e estiquei ela derramou agua pelo reservatório...O mesmo problema antigo!
    Observei que ela não tem mais pressão de ar no radiador pela manhã por que as bolhas (que continuam se formando dentro do radiador) estão saindo para o reservatório, mesmo fria elas se formam e ficam borbulhando lentamente dentro do vaso de expansão... Isso é certo?
    Quando pego mais pesado isso provoca uma fuga de agua acima do normal e o radiador não consegue compensar, provavekmenbte não esquente porque eu não forço a máquina.
    Tenho que reabrir mas não sei se vale a pena fazer com o mesmo mecânicoTalcez precise refazer este teste de trinca do cabeçote tambem...
    Pergunto aos colegas:
    O PROBLEMA PODE ESTAR EM UM OUTRO LOCAL?
    Alguns colegas citaram que microbolhas pode ser problema de ar condicionado...só que ninguem sabe realmente como é isso...PROCEDE?
    Aguardo o auxílio dos colegas com maior experiência.
    Muito grato.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #384
    Usuário Avatar de LuizCarlos
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    08/03/2004
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    Sampa/SP
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    Tenho uma amigo que alguns conhece aqui!! Ele tem um SW4 3.0 TD 97!
    Meteu o pé no acelerador na estrada esse final de semana!!
    Aconteceu isso que o amigo acaba de relatar, a tampa do reservatorio até abriu de tanta pressão que voltou!! Temperatura subio e tudo mais!!
    Depois de completado o reservatorio do radiador e manerar no pé direito, voltou ao normal!! E nada mais aconteceu!

    Será doença de JPX?? rsrs

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