SW4-99-1Kzt-Radiador 10L - Substituição Cabeçote
Prezados, bom dia.
Sou mais um proprietário com o problema no cabeçote. "SW4-99-1Kzt". Já coloquei anteriormente em outro tópico, detalhes do inicio do problema, mas agora realmente estamos na fase de partir para a troca dos componentes envolvidos.
Resumindo o histórico do carro: Comprado com 183K km, de único dono e com todas as revisões feitas em concessionária até os 160K km. Revisada por mim na compra na Sollo4wd, inclusive com a varetagem do radiador.
Rodou por estradas quentes cerca de 5k Kmcom mais de 1k Km por dia sem problemas. No trânsito em SP, 190K km, teve um primeiro esquente, que me deixou desesperado. Mas após dúvidas, esclarecimentos aqui do fórum e visita ao mecânico, decidiu-se pela substituição da tampa do radiador e a instrução ao novato aqui sobre como preencher o reservatório.
Realmente o carro passou a se comportar como novo no trânsito urbano. Nada baixava mais. Tenho isto tudo planilhado. Mas após 3hs e 217km na Dutra, a 110-120-130 km/h, o problema voltou a se manifestar, de forma mais forte inclusive. :putz:
Etapa atual: Foi levado o cabeçote para avaliação: Trinca. Vou substituir.
O motivo de retomar o tópico aqui são as dúvidas que surgiram para esta etapa:- Li no tópico que podemos colocar o cabeçote do "1kzt-E" no motor "1Kzt". É realmente póssível?
- Se sim: Alguma recomendação técnica especial para esta alteração?
- Li no tópico que até o torque dos parafusos tem que ser específico. Alguém possui esta medida? Fico com receio de gastar nas peças e pecar na montagem.
- Lista de substituição. Apesar de muito itens não apresentarem problemas aparentes, como vou zerar o cabeçote, os que se relacionam com o mesmo, pretendo também trocar. Segue a lista e se alguém puder contribuir com algo, fico agradecido:
- Codigo QTDE - Descrição dos produtos
16100-69356 1 -Bomba dagua
90916-03118T 1 - Valvula term
13711-54020 4 - Valvula admissão
13715-67020 4 - Valvula escape
90504-49001T 8 - Mola valvula
90913-03014T 8 - Trava valvula
04111-67025 1 - kit juntas, retentores
11101-69126 1 - Cabeçote
90910-02112T 18 - Parafuso cabeçote
Além dos itens acima, apesar do mecânico informar que o mesmo não apresentar problemas, vou substituir o radiador, por um visconde - nao sei ainda o modelo- E vou acrescentar tb o termômetro de mercúrio. Gato escaldado, já viram...
Desculpem o email longo. Mas ficarei agradecido se os mais experientes puderem me ajudar nesta etapa.
Muito obrigado,
JL
estou com o mesmo problema
:? esse problema de aquecimeto não é endêmico?
Citação:
Postado originalmente por
marcelo de lima oliveira
Hoje sai com minha Hilux 99 turbo diesel de Sao Paulo para Campinas. Estava muito calor e andando de 110 a 120km/h o carro aqueceu um pouco mais do que devia (o ponteiro da temperatura chegou a 3/5) com rotacao de quase 3 mil giros. Aliviei o pe e no restante da viagem nao houve problemas! Retornei no mesmo ritmo para Sao Paulo a noite e nao houve aumento significativo da temperatura (as vezes o ponteiro ficava levemente acima do meio).
O nivel da agua nao baixou, o reservatorio estava um pouco mais cheio do que deixei (um dedo acima).
Recentemente troquei o liquido de arrefecimento colocando o original da Toyota! Sera que e cabecote? Sera que se trata so de problemas no arrefecimento como uma valvula termostatica desgastada?