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  • #445
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    05/09/2007
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    Luciano




    Sou novo no forum, mas como estou tendo problemas de aquecimento na minha Hilux, vou passar algumas informações que alguns mecanicos me passaram,e que acho corretas. O veiculo sem a valvula termostatica tem tendencia a trabalhar abaixo das temperaturas ideiais do veiculo, principalmente em trajetos curtos, o que faz o motor trabalhar um pouco travado, aumentando o consumo. Além disso, os cilindros posteriores trabalham em temperatura diferente aos anteriores gerando um desgaste maior naqueles, tanto que as vezes um super aquecimento pode ser provocado pela ausencia da valvula.

  • #446
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    29/10/2006
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    FORTALEZA/CE
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    Alguem Sabe Dizer Algo A Respeito Do Direcionamento Do Fluxo De Agua Com E Sem A Valvula?

    Pergunto Isso Porque Em Alguns Motores A Retirada Da Valvula Diminui O Fluxo De Agua Para O Radiador Porque Ela Tende A Retornar Também Para O Bloco...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #447
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    23/05/2006
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    Paracatu/MG
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    Sw4

    Pessoal,

    O radiador da minha SW4 97/98 furou, fiz o reparo mais estou pensando em trocar o radiador, o radiador é de 7 litros aproximadamente.

    Alguem sabe informar se é melhor colocar um radiador maior, ou se tem um modelo mais indicado como o das 99/00 por exemplo.

    Obrigado,

    Luciano

  • #448
    Caro Luciano,

    a Viscondi fabrica radiadores para a Hilux 2.8, inclusive é pouco maior a capacidade, agora não sei te informar se ela faz para a SW4, então entre em contato com algum distribuidor em sua cidade. O ideal é colocar sim um radiador maior, se tiver de algum modelo que exija pouca adaptação coloque, seu motor em período de calor e em velocidade e principalmente seu cabeçote irão agradecer os litros a mais.

    Sérgio Holanda

    Citação Postado originalmente por Luciano Almeida Silva Ver Post
    Pessoal,

    O radiador da minha SW4 97/98 furou, fiz o reparo mais estou pensando em trocar o radiador, o radiador é de 7 litros aproximadamente.

    Alguem sabe informar se é melhor colocar um radiador maior, ou se tem um modelo mais indicado como o das 99/00 por exemplo.

    Obrigado,

    Luciano

  • #449
    Usuário
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    05/09/2007
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    Amigos

    Bem amigos, pelo menos por enquanto a coisa ta começando a tomar rumo. Depois de trocar de mecanico por um bem, mas bem melhor, que aplicou um teste infalivel para detectar trincas no cabeçote: Simplesmente aplicou ar comprimido no radiador e com o motor ligado observou um manometro, que começou a aumentar a pressão, sinal incontestavel que havia fuga de compressão do motor para o sistema de agua. Abrimos então o motor e o cabeçote tinha mais trincas que lago seco. E o pior, o dono anterior que colocava agua todos os dias(!!!!!!!!!), e só andava na cidade, fez isto por muito tempo o que ocasionou corrosão da cabeça dos pistões e borda das camisas. Conclusão: 12 k de retifica geral. Agradeço a opinião dos amigos, mas deixo uma perguntinha no ar: na oficina que estou fazendo o serviço tem 3 Toyo e 4 Mit, todas com cabeçote trincado. Todos este proprietarios foram negligentes? e todas abaixo de 150.000 km. Ou seja tem motor de passat que dura mais.

  • #450
    Usuário Avatar de GH
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    Citação Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Bem amigos, pelo menos por enquanto a coisa ta começando a tomar rumo. Depois de trocar de mecanico por um bem, mas bem melhor, que aplicou um teste infalivel para detectar trincas no cabeçote: Simplesmente aplicou ar comprimido no radiador e com o motor ligado observou um manometro, que começou a aumentar a pressão, sinal incontestavel que havia fuga de compressão do motor para o sistema de agua. Abrimos então o motor e o cabeçote tinha mais trincas que lago seco. E o pior, o dono anterior que colocava agua todos os dias(!!!!!!!!!), e só andava na cidade, fez isto por muito tempo o que ocasionou corrosão da cabeça dos pistões e borda das camisas. Conclusão: 12 k de retifica geral. Agradeço a opinião dos amigos, mas deixo uma perguntinha no ar: na oficina que estou fazendo o serviço tem 3 Toyo e 4 Mit, todas com cabeçote trincado. Todos este proprietarios foram negligentes? e todas abaixo de 150.000 km. Ou seja tem motor de passat que dura mais.

    Aí que está, Paulo:

    Na sua oficina tem justamente os dois motores que incomodam cedo demais: o 1kzte da Toyota 3.0 e o Mitsubishi da L200 moderna.
    Não é só motor de Passat que dura mais que 150.000 km: a maioria dos motores passa disto, até os de Fiat 147.
    Às vezes traço um comparativo desse motor 1kzte com o antigo 2.8, das SW anteriores a 97: é como a estória da lebre e a tartaruga...a 2.8 demora um pouco mais, mas não pára nunca!

    ps.: se sua SW fôsse minha, antes de gastar 12k no 3.0, adaptava logo um MWM 2.8 nela. Mais desempenho e muito menos oficina.
    O Rodrigo Ciboto aqui do fórum tem o flange p/adaptação.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #451
    Usuário Avatar de Amadeus123
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    17/02/2007
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    Paulo, quando passei pelo problema do cabeçote, também fiquei bastante decepcionado e cheguei a questionar a fama de durabilidade das Toyotas, especificamente no que se refere a motor. Posso imaginar a tua situação, já que tive um gasto bem menor e já estrilei muito. Mas a coisa passada a gente começa a ser mais racional. Cheguei a conclusão que meu motor( de 10 anos de idade e 230 mil Km) tinha um limite e eu abusei deste limite, passada a coisa, lembro agora, que tinha em mente que um motor diesel não quebra é só fazer manutenção certa e socar o pé. Mas vejo que eu estava enganado e muita gente deve estar também.

    Creio que essas novas gerações de motores, com cabeçote de alumínio, baixo ruído, altas capacidades de torque e potência saem um pouco daquele paradigma que foram forjados nos antigos motores mercedes, perkins e mwm, ruidosos monstros que não tinham fim, mas que transformavam as viaturas em pequenas usinas de força bruta, dotadas de rodas e com muita vibração e ruído.

    A indústria evoluiu deu ao motorista quase tudo que ele queria, um motor menor, mais leve, silencioso, econômico, potente e não teve como não deixar um preço por tudo isso, FRAGILIDADE, isso mesmo, para termos esses benefícios, temos que ter bem mais cuidado e repetindo aquela máxima aqui do fórum: "não tem almoço de graça".

    E que venham as novas gerações de motores, onde possamos ter tudo isso e talvez com mais resistência, pois certamente a indústria vai trabalhar sempre em direção aos nossos anseios.
    4X4 Brasil

  • #452
    Usuário
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    05/09/2007
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    GH

    Sinto muito meu amigo, mas a minha Hilux é 2.8 e na oficina tem outra. E o que mais impressionante é que ao comentar esta historia, e mais o que aprendi aqui no forum, com amigos que tem Hilux e Mit, eu percebi a cara de desespero de 2 dois deles, que confessaram que as respectivas estão abaixando o nivel de agua em viagens longas, e que agora vão passar pela mesma via crucis que eu e outros no forum passaram. Então o defeito é quase que congenito e a Toyota deveria se pronunciar. Embora neste pais os nossos direitos são minimos quando comparados às grandes corporaçoes. Vide o exemplo da Volks que admite o problema de decepar dedos,em um dos seus carros, mas se recusa a fazer um recall.

  • #453
    Não sinta por isso Paulo...

    na verdade tudo é uma questão de cuidado e de como se usa.

    Nosso amigo Amadeus descreveu muito bem como as coisas são: km alto e um motor que não sabemos como foi cuidado são bons exemplos. Eu duvido você pegar um veículo a gasolina com 200mil km e enfiar o pé nele e ele rodar tranquilo. É ilusão, o que acontece é justamente essa coisa de motor diesel durar muito, e dura sim, sabendo usar. Por mais moderno que seja o motor a diesel não é feito pra andar em cima de 4.000RPM, é muita temperatura, pressão de turbina e taxa de compressão altissíma, ele vai sofrer.

    No seu caso um 2.8 com cabeçote de ferro, com certeza foi muito mal-tratado. Semana passada fui revisar minha SR5, que está com 260mil km rodada e é turbinada, ou seja. praticamente o dobro da potência original e faço trilhas pesadas, além de andar nas dunas e tal com o único incoveniente de esquentar vez outra nos areiões devido a potência extra e o motor está perfeito. Mas ia dizer o seguinte, tem uma SR5 98 fazendo motor, agora a história é a seguinte: KM 600.000, perguntei ao dono como erão as revisões e ele disse que só fazia trocar óleo de 10 em 10mil e o resto era andar e só foi abrir porque o motor não tava mais pegando, claro a compressão foi embora...você dizer que este motor tem problema!!! Na verdade o problema são os donos.

    Agora, os motores 1KZT e os Mit por terem cabeçotes de alumínio são mais senciveis, digamos assim, então qualquer abuso forte que gere um aquecimento o cabeçote trinca mais fácil. Eu tive duas SW4, uma 98 (198.000km em minhas mão) e uma EFI 2001 (300mil km em minhas mãos e muita duna, já fiz com ela Chuí - Parnaíba pela praia, dunas, erosões e tudo de ruim), vendi estes dois carros primeira, sem nenhum problema, já meu pai com uma SW4 2001 ano passado teve o cabeçote trincado porque o radiador estorou a chaleira por consequência do plastico estava fragilizado e isso gerou a trinca, pois o motor quando foi aberto o indice de carbonização era praticamente zero!!! Então posso afirmar que uso indevido, manutenções erradas e falhas geram mais esses problemas do que os motores em si...se não a Mit e a Toyota teriam aprovados os motores MWM no teste de bancada que fizeram quando começaram a vender seus veículos importados no Brasil e os MWMs foram reprovados em comparação aos Toyota e Mit...Lembrando que ambas trabalham com diferencial bastante reduzido, fazendo com que os veículos andem em giro alto, principalmente os donos que gostam de andar em cima de 150km/h...

    Tenho uma Carreta Volvo NL10 95 que está com 1.300.000km e motor stander, irei faze-lo esse ano...agora meu motorista sempre andou no limite de rotação benefico pro motor...

    Posso dizer que a via crucis que você e seus colegas irão passar é simples, peças se tem no mercado, R$ 9.000.000,00 deixa o motor zeradinho, agora só use peças boas e juntas originais, ai na sua mão, sendo revisado e andando nos limites corretos veja quantos km irás rodar...

    grande abraço,

    Sérgio Holanda


    Citação Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Sinto muito meu amigo, mas a minha Hilux é 2.8 e na oficina tem outra. E o que mais impressionante é que ao comentar esta historia, e mais o que aprendi aqui no forum, com amigos que tem Hilux e Mit, eu percebi a cara de desespero de 2 dois deles, que confessaram que as respectivas estão abaixando o nivel de agua em viagens longas, e que agora vão passar pela mesma via crucis que eu e outros no forum passaram. Então o defeito é quase que congenito e a Toyota deveria se pronunciar. Embora neste pais os nossos direitos são minimos quando comparados às grandes corporaçoes. Vide o exemplo da Volks que admite o problema de decepar dedos,em um dos seus carros, mas se recusa a fazer um recall.

  • #454
    Usuário Avatar de BLANCO
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    19/03/2006
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    Falou tudo , nada mais que a pura verdade todo motor sendo diesel , alcool ou gasolina tem seu limite de uso ou seja regime de trabalho ! ! ! !
    4X4 Brasil
    BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO )
    S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador )
    SEMPRE DENTRO DE UM 4X4

  • #455
    Usuário Avatar de GH
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    Citação Postado originalmente por PauloMarx Ver Post
    Sinto muito meu amigo, mas a minha Hilux é 2.8 e na oficina tem outra. E o que mais impressionante é que ao comentar esta historia, e mais o que aprendi aqui no forum, com amigos que tem Hilux e Mit, eu percebi a cara de desespero de 2 dois deles, que confessaram que as respectivas estão abaixando o nivel de agua em viagens longas, e que agora vão passar pela mesma via crucis que eu e outros no forum passaram. Então o defeito é quase que congenito e a Toyota deveria se pronunciar. Embora neste pais os nossos direitos são minimos quando comparados às grandes corporaçoes. Vide o exemplo da Volks que admite o problema de decepar dedos,em um dos seus carros, mas se recusa a fazer um recall.

    Paulo,

    Felizmente do 2.8 eu nunca ouvi falar mal, que não dura, que quebra, etc. É só elogio, mesmo.
    Um cliente da oficina que frequento tem uma 2.8 com 500.000 km e tá rodando normalmente.
    Eu considero bem razoável essa quilometragem.
    Outra: metade do ano passado resolvi turbinar minha 2.8, com 160.000 km.
    Precavido que sou, resolvi levá-la aos 3 maiores especialistas de motores a diesel aqui do sul afim de saber se o motor ainda tinha saúde suficiente para receber tal upgrade de potência e torque, com o cuidado de não levar a alguém que fizesse instalação de kit turbo, com receio de ouvir opiniões tendenciosas.

    Pois bem, os 3 experts deram o mesmo palpite:
    -Pode turbinar sem receio.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #456
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    Citação Postado originalmente por SÉRGIO HOLANDA Ver Post
    Não sinta por isso Paulo...

    na verdade tudo é uma questão de cuidado e de como se usa.

    Nosso amigo Amadeus descreveu muito bem como as coisas são: km alto e um motor que não sabemos como foi cuidado são bons exemplos. Eu duvido você pegar um veículo a gasolina com 200mil km e enfiar o pé nele e ele rodar tranquilo. É ilusão, o que acontece é justamente essa coisa de motor diesel durar muito, e dura sim, sabendo usar. Por mais moderno que seja o motor a diesel não é feito pra andar em cima de 4.000RPM, é muita temperatura, pressão de turbina e taxa de compressão altissíma, ele vai sofrer.

    No seu caso um 2.8 com cabeçote de ferro, com certeza foi muito mal-tratado. Semana passada fui revisar minha SR5, que está com 260mil km rodada e é turbinada, ou seja. praticamente o dobro da potência original e faço trilhas pesadas, além de andar nas dunas e tal com o único incoveniente de esquentar vez outra nos areiões devido a potência extra e o motor está perfeito. Mas ia dizer o seguinte, tem uma SR5 98 fazendo motor, agora a história é a seguinte: KM 600.000, perguntei ao dono como erão as revisões e ele disse que só fazia trocar óleo de 10 em 10mil e o resto era andar e só foi abrir porque o motor não tava mais pegando, claro a compressão foi embora...você dizer que este motor tem problema!!! Na verdade o problema são os donos.

    Agora, os motores 1KZT e os Mit por terem cabeçotes de alumínio são mais senciveis, digamos assim, então qualquer abuso forte que gere um aquecimento o cabeçote trinca mais fácil. Eu tive duas SW4, uma 98 (198.000km em minhas mão) e uma EFI 2001 (300mil km em minhas mãos e muita duna, já fiz com ela Chuí - Parnaíba pela praia, dunas, erosões e tudo de ruim), vendi estes dois carros primeira, sem nenhum problema, já meu pai com uma SW4 2001 ano passado teve o cabeçote trincado porque o radiador estorou a chaleira por consequência do plastico estava fragilizado e isso gerou a trinca, pois o motor quando foi aberto o indice de carbonização era praticamente zero!!! Então posso afirmar que uso indevido, manutenções erradas e falhas geram mais esses problemas do que os motores em si...se não a Mit e a Toyota teriam aprovados os motores MWM no teste de bancada que fizeram quando começaram a vender seus veículos importados no Brasil e os MWMs foram reprovados em comparação aos Toyota e Mit...Lembrando que ambas trabalham com diferencial bastante reduzido, fazendo com que os veículos andem em giro alto, principalmente os donos que gostam de andar em cima de 150km/h...

    Tenho uma Carreta Volvo NL10 95 que está com 1.300.000km e motor stander, irei faze-lo esse ano...agora meu motorista sempre andou no limite de rotação benefico pro motor...

    Posso dizer que a via crucis que você e seus colegas irão passar é simples, peças se tem no mercado, R$ 9.000.000,00 deixa o motor zeradinho, agora só use peças boas e juntas originais, ai na sua mão, sendo revisado e andando nos limites corretos veja quantos km irás rodar...

    grande abraço,

    Sérgio Holanda


    Sérgio,

    Acho q o Paulo tem razão qdo. ele representa os proprietários comuns de toyota, q não têm os conhecimentos q vc tem, q ñ têm a retaguarda de profissionais q vc tem e por aí vai. No manual do proprietário desses veículos em questão, q é o que orienta o proprietário comum do veículo, ñ diz para se evitar altas velocidades porque o motor pode abrir o bico, ele se refere apenas ao ítem estabilidade dada as características do veículo. Então, porque a fábrica permite q esse veículo desenvolva velocidades elevadas se o motor ñ aguenta? Na minha opinião esses motores hilux ñ são resistentes e duráveis como se apregoa por aí. Essa fama da toy aqui no Brasil foi adquirida durante a fabricação das toyotas bandeirante com motorização mercedes. Essas sim, ficou mais do que provado q são realmente resistentes e duráveis. Possuo uma sw4 2001, conservadíssima, atualmente com cem mil km rodados, tratada a pão de ló. No começo deste ano, voltando de Natal,onde passei a entrada de ano, chegando a Fortaleza ela abriu o bico. Agora faço parte da tropa do cabeçote quente. Frustrado e puto com um carro q sempre dei valor. Ainda ñ fiz nada nela porque ainda ñ sei o q vou fazer. Estou avaliando o custo benefício das várias medidas (modificações) q deverão ser tomadas e q no final ñ resolvendo definitivamente o problema já q acho q isso é um problema crônico, infelizmente. Vc. menciona q a mit e toy fizeram teste de bancada com o motor mwm e ñ aprovaram mas a nissan, gm e a troller aprovaram. Se a mit e toy tivessem aprovado também talvez estivessem melhor servidas pois ñ se houve falar em problema de superaquecimento desses motores. Enquanto isso, ficamos contabilizando prejuízos financeiros e ficando paranóicos com essa história de motor sobreaquecidos. A confiança nesse motor foi pro beleléu porque se antes de mexer nele(montado na fábrica) ñ aguentou,imagine qdo for mexido por esses mexânicos q temos por aqui. Que o diga o nosso colega forista Jef Catunda, de Fortaleza, q até há pouco tempo ñ tinha acertado a dele. Desculpe o desabafo.[]'s

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