Postado originalmente por
FJV
sobre as marchas:
O Prado e tracao permananente, AWD (All Wheel Drive), tem 3 diferenciais, um em cada eixe e uma central. O diferencial traseira e LSD, Limited Slip Diferencial, o que faz que em caso de um pneu levantado, o carro ainda passa forca para outro lado. Em caso de asfalto muito molhado, nao temos necessidade de ligar o tracao, pois ja temos nos quatro rodas. O HL usamos na situacao que o eixe dianteiro e traseiro podem ter muito diferenca de aderencia, como barro, pedras soltas e outros. Neste caso, bloqueamos o diferencial central e o carro fica como qualquer jipe. O velocidade do eixe dianteiro e traseiro estao sempre igual, isso faz o carro "freiar" nas curvas. O LL usamos nos mesmos lugares, so com velocidades menores. No LL temos muito mais torque do motor nas rodas, isso da nos tambem mais freio motor, numa descida ingreme, podemos ainda reduzir marcha manualmente, colocando a seletor de marchas ate em posicao 1, assim descendo sem usar o pedal de freio. O 2nd start e para usar para comecar andar em terrenos muito liso, como gelo ou neve, para nao sair patinando nos 4 pneus.
Att. FJV