Olha, vocês sabem que eu trabalho aqui no meio de um monte de concessionárias, e conheço todo mundo até porque no final todos almoçam no único lugar decente que tem pra comer aqui perto. Eu conversei com um vendedor da marca, e ele me disse que a coisa é feia, que realmente a quantidade de unidades apresentando problemas é bem grande, e várias com motores danificados, e quebra mesmo, não é pouca coisa que estraga. Ele disse que ainda não há um pronunciamento definitivo da marca que está estudando o caso, e disse que a coisa não é assim recente, que há pelo menos mais de um ano já se tinha conhecimento disso.
Vou aguardar o que o Edumar apurou, sei que certamente será algo mais verdadeiro, mas o problema não é pontual e nem depende de falha de manutenção preventiva.
Acho que a recomendação é inspecionar esse filtro a cada pelo menos 20.000km, isso ainda usando combustível com qualidade. Se for usado regularmente combustível duvidoso, como é a maioria em lugares afastados, acho que pode reduzir isso para 10.000km.
A garantia não tem coberto esse tipo de problema na maioria dos casos, alegando como causa combustível ruim. Mas, quem tiver o problema, deve ir ao Procon, porque ele disse que eles fazem o reparo gratuito.