Polêmica e custos...
Versão Imprimível
Vou dar uma de vidente aqui também e dizer exatamente o que vai acontecer.
A nossa imprensa acomodada e bem "favorecida" há tempos tem vindo com um discurso de que o acréscimo de biodiesel no S10 vai acabar com os motores. Ou seja, o pessoal já vem sofrendo uma lavagem cerebral sistemática e antecipada, pra que sejam conformados com o problema.
As concessionárias estão empurrando o problema para o combustível adulterado, porém, isso é outra grande mentira. Existe combustível adulterado sim, mas não nessa proporção que estão sugerindo, hoje a fiscalização é muito maior, os postos que adulteravam fecharam aos montes, e combustível adulterado hoje é bem mais raro, até porque o consumidor está mais esperto com isso hoje.
No final vão culpar o combustível, vão dizer que isso é falta de manutenção correta, vão fazer o pessoal encher o tanque de aditivos (que nesse caso parece que nem isso está resolvendo), vão criar um novo plano de revisão para fazer o coitado trocar esse filtro a cada 10.000km, e vão deixar rolar, como já fizeram tantas outras vezes, o exemplo citado da instabilidade do modelo é um exemplo disso.
Vai demorar e vão criar uma solução, ou talvez nem isso porque vai ter muita gente defendendo que o fabricante está certo, que o modelo é "líder de vendas", é "indestrutível", não dá problemas, o melhor do mundo, os fanboys vão encher o youtube de vídeos de propaganda, elogiar nos fóruns cheios de propaganda, e com comentários sempre otimistas em outros sites, e ao final o consumidor será mais uma vez o trouxa que vai pagar a conta.
Na verdade não estou prevendo nada, vai que isso não aconteça e me chamem de mentiroso, se bem que chamam mesmo sendo verdade :mrgreen:
Esse comentário que fiz na realidade eu li de um cara na internet e achei bem oportuno, não são palavras minhas, mas achei bem interessante o que ele disse.
Eu conversei outro dia com um mecânico e perguntei se não dava para fazer só uma inspeção ou limpeza. Ele me disse que o problema não é o filtro em si, mas o acesso a ele. Porém eu sei que o preço desse filtro subiu muito, e também da bomba de alta que estava em falta no mercado.
O pior é que ninguém se pronuncia, mas o problema ganhou uma dimensão gigante. Estão aparecendo casos novos todos os dias.
Isso é muita falta de respeito do fabricante. Deveria no mínimo fazer um chamado de inspeção e análise, e se necessário de troca do filtro antes que mais um sofra com isso.
Trocar é dureza. Tinha que haver um jeito fácil de apenas inspecionar ou limpar.
Como diz uma amigo meu "que silêncio ensurdecedor" :lol:
Eu perdi um pouco o respeito pela Toyota por coisas como essa, o mercado todo ciente dos problemas, os proprietários tomando na cabeça, as concessionárias sem saber o que fazer, e segue o silêncio da marca. Impressionante isso.
O que demonstra que essa historinha de falta de manutenção ou de combustível ruim começa a perder força. Porque as outras não apresentam o mesmo problema? E você sabe que esse é o diesel que nós temos, se o seu produto não funciona bem com ele, não deve vender, pelo menos eu penso assim.
A S10 também tem um motor antigo, e não está sofrendo com essa quebradeira de motor. Tem que ter uma solução, não pode ficar do jeito que está.
Bem observado :concordo:
E a Toyota continua se fingindo de morta. As reclamações só aumentam.
No passado ignorar os problemas funcionou, mas nesse caso eu acho que ela vai perder com essa aposta.
E nem vai se pronunciar. Vai fazer como sempre, bota um remendo e ignora os comentários.
Vende bem, sabe que vai continuar vendendo assim, pra que se preocupar?