Isso é verdade mesmo, e se uma Toyota não está conseguindo acertar, que tem um grande volume de vendas e dinheiro, imagine como a coisa está feia. Acho que no final vão todas fazer parcerias com chineses, como aliás já estão fazendo.
Versão Imprimível
Ontem o video abaixo do youtube me foi recomendado, lembrei da discussao deste tópico sobre o filtro pressurizado. Apesar que alguns detalhes técnicos me pareceram pouco precisos, achei muito bom para entender o funcionamento desse motor e ter uma idéia melhor do problema.
https://youtu.be/FNxdJPmZ_i4
O Edu separou estes e outros vídeos no site dele, e mais muitas coisas interessantes sobre o tema. Ele ia escrever um artigo lá, não queria publicar aqui, mas decidiu publicar aqui e depois a gente transpõe pra lá. Estou tentando ajudar ele a atualizar o site.
Mas ele foi fundo nisso.
Aos poucos a verdade vai aparecendo, e por coincidência, é o que falamos. Mas não me parece algo difícil de resolver, o que tem que ter é boa vontade e parar de empurrar com a barriga.
Esse negócio tem que resolver logo, está aumentando muito o número de casos, e o mais impressionante com muitas com menos de 30 mil km. Vi uma com 18 mil km. Nem a concessionária está conseguindo evitar isso na revisão, então a fábrica tem que agir.
Tá vendendo bem, quem se preocupa?
O que impressiona é o silêncio do fabricante. Um chamado para uma inspeção ao menos faria muito bem e evitaria tantos aborrecimentos que muita gente tem passado. E não adianta dizer que os donos do modelo deveria ficar alertas e verificar o filtro, porque uma que nem a concessionária faz isso nas revisões, outra que muita gente nem sabe o que está acontecendo.
Meu querido Mauro, a sua colocação foi perfeita.
Mais um papel importante desse fórum, informar e conscientizar. O que os fabricantes menos querem é polêmica.
Durante anos a marca ignorou os problemas de falta de estabilidade do modelo, apesar de inúmeros acidentes fatais que ocorreram. Há pouco tempo reconheceu que "poderia melhorar", ou seja, assumiu meio que disfarçadamente, mas ainda assim as poucas mudanças não surtiram tanto efeito, e também ficaram restritas às versões mais caras.
Eu acho que neste caso ela também não vai se pronunciar.
E os casos só vem aumentando.
Olha como o fórum é importante, estão recomendando a leitura aqui para evitar que os proprietários sejam enganados com a conclusão de que é mau uso de combustível adulterado.
Agora todo mundo que achava que deu azar, está relatando casos iguais, e o problema agora se tornou público. Não tem mais como negar ou ignorar isso.
Sou leigo em mecânica, mas sinceramente não me parece que esse problema seja simples de resolver, é um erro grave de projeto (veículos vendidos aqui precisam considerar combustível ruim). Tanto que a Toyota, que se preocupa muito em manter a imagem de inquebrável, não está conseguindo contornar o problema. A única alternativa parece ser trocar esse tal de filtro de alta com maior frequencia, mas é uma peça relativamente cara e fica em um lugar de dificil acesso. Se eu tivesse uma Hilux, não pensaria duas vezes, assumiria o preju e trocaria a peça pelo menos a cada 30.000km e dependendo do estado que ela estivesse, pensaria em aumentar a frequencia.
Então, é um erro de projeto que se agravou. Não tem solução ainda, e o pior é fingir que nada está acontecendo.
O filtro fica em local difícil, tem que tirar roda e outras partes, a peça subiu muito de preço, a mão de obra é cara, mas o problema maior é quando ele entope, o estrago que isso causa.
Trocar a cada 30.000 km já é arriscado. Tem gente com motor arrebentando aos 28.000km. Trocar a cada 10.000km talvez? Seria essa a solução? O fabricante tem que se pronunciar, já não basta o silêncio do problema de estabilidade e falta de controle que empurrou tantos anos com a barriga. Assim vai ganhar outro apelido.