O mercado está perdido. Certamente a Toyota tem alguma credibilidade e confiança no Brasil, mas picape elétrica eu acho que não vai emplacar aqui. Mesmo a BYD com toda a força que tem aqui hoje, não conseguiu ter sucesso com a sua híbrida Shark.
Versão Imprimível
O mercado está perdido. Certamente a Toyota tem alguma credibilidade e confiança no Brasil, mas picape elétrica eu acho que não vai emplacar aqui. Mesmo a BYD com toda a força que tem aqui hoje, não conseguiu ter sucesso com a sua híbrida Shark.
Acho que ainda existe muita desconfiança com o elétrico. Está vendendo bem, mas quem não compra demonstra um certo receio ainda. E todas estas tecnologias misturadas, elétrico puro, híbrido, combustão, confunde um pouco mesmo.
No Brasil o mercado de picapes é ainda mais conservador, acho que vai demorar para um modelo com esse conquistar o público.
Os caras não admitem nem uma suspensão multilink, e falo de Toyota mesmo, já que a Tundra oferece essa tecnologia, quanto mais aceitar eletrificação. Isso não é conservadorismo, é parar no tempo mesmo. Mas, como diz o Edumar, esta é uma tecnologia que ainda tem muito o que evoluir.
Colocar a culpa no combustível, no mau uso por parte do dono e outras causas para isentar a responsabilidade do fabricante virou regra para algumas marcas. Não adianta dar 30 anos de garantia se quando você precisa o fabricante escorrega de sua responsabilidade. Nesse caso é evidente que dormiram no ponto, que há um erro de projeto que precisa ser corrigido para readequação de uso. E não me parece algo difícil de solucionar.
Mas no Brasil isso é um exagero. Quando olhamos para outros mercados, sentimos que há uma movimentação entre modelos, aqui me faz lembrar o Gol, que se sustentou como líder de vendas apenas pelo nome e pela baixa desvalorização, pois como produto já estava pra lá de defasado. É como já foi dito, brasileiro compra carro visando o próximo dono, não a ele mesmo.
Eu sou um pouco cético com eletrificação, mais nessa questão de ser uma tecnologia que ainda está em evolução, mas pode ser uma opção bem interessante.
A Toyota tem que se pronunciar em relação à isso, ou com um recall ou com um boletim técnico às concessionárias orientando a mudar o procedimento de revisão ou a modificar algo. Aqui já tem casos e somente um foi tratado como garantia, talvez pelo dono ser um juiz.
Também não acho que é algo difícil de resolver, mas tem que ser rápido, pois o tempo vai passando e novos casos vão aparecendo, e a imagem fica arranhada com isso.
Conversei com o Edu esta semana, e ele disse que em breve contribuirá com informações completas e precisas acerca desse tema.
Por enquanto não há qualquer novidade por parte do fabricante, mas eles já sabem do problema há bastante tempo.
Depois o Edu conta tudo melhor.
Em relação a algumas qualidades da Hilux, vejam este vídeo. Tudo bem que a Hilux aqui foi bem modificada, mas olha como ela se saiu muito bem em comparação com a Raptor, tranquila e com direito a uma reduzida no final da subida sem perder a tração.
https://www.youtube.com/watch?v=R9C54fFmDEQ