Pois eh foda mesmo, já querem trocar de carro... carrinho por sinal! Amanhã vou ter mais novidades com o mecânico e mandar a viatura para a TOYOMOTORS! Aguem aqui de Belo Horizonte conhece, ou tem referência dessa mecanica!?
Versão Imprimível
Pois eh foda mesmo, já querem trocar de carro... carrinho por sinal! Amanhã vou ter mais novidades com o mecânico e mandar a viatura para a TOYOMOTORS! Aguem aqui de Belo Horizonte conhece, ou tem referência dessa mecanica!?
Olá pessoal. Queria se possível uma ajudinha da galera mais experiente que eu. Estou querendo fazer uma pesquisa aqui sobre na internet sobre o preço do radiador, pois o meu está trincado. Como minha viatura está na oficina não tem como eu pegar as medidas agora. Alguém sabe? Motor 1kzte, turbo diesel, 3.0 4x4 CD mecânica.
O vendedor la na Ferraço disse que tem dois tipos de tamanhos e com entradas de lados diferentes e não soube me dizer qual é o certo para esse carro!
Segue algumas coisas que voce irá precisar:
Junta Motor Completa Hilux 3.0 Td (.../04) (1kzt/ 1kzte) - R$ 471,39 no MercadoLivre
Radiador Toyota Hilux Srv Ano 2002 À 2004 3.0 Diesel Cambio - R$ 1.049,00 no MercadoLivre
Cabeçote Toyota Hilux Sw4 3.0 1kzte Até 2004 - R$ 1.899,99 no MercadoLivre
Válvula Termostática Hilux 3.0 Td (1kzt/1kzte) (.../04) - R$ 92,72 no MercadoLivre
Amigo, desaconselho comprar qualquer peça pro motor que não seja original, com exceção do cabeçote (caro pra cecete!).
Achei esse radiador aqui: Radiador Toyota Hilux Srv 2002,2003,2004 E 2005 - R$ 629,00 no MercadoLivre Esse valor até que tá bom. Frete ta em 80 dilmas
Galera, troquei o Radiador! Aparentemente ta funcionando bem, não tive problemas com a bomba d'agua, e o marcador da temperatura esta no meio como de costume. Amanhã vou levar na Toyomotors pra fazerem uma avaliação da viatura.
A verdade é que meu radiador estava rachado na parte de cima da colmeia e alguém já tinha feito um serviço porco no passado antes de eu comprá-la. O mecânico disse que minha sorte maior foi ter chamado o guincho logo ao perceber a elevação do ponteiro.
Mas confesso que não estou tranquilo ainda. Queria saber de vocês mais experientes se com esse funcionamento normal (aparentemente), apenas a troca da válvula e do radiador pode ter sanado meu problema?
Uma vez o grande Serjão comentou sobre um teste pra ver se o cabeçote estava trincado ou não. Segundo ele, que é mestre em Toyota, toca 150km/h por uns 10 minutos, se não me engano, sempre de olho na temperatura. Se não passar do meio é porque o cabeçote tá bom.
Que eu me lembre é isso. Se alguém mais lembrar e eu tiver errado, por favor comente.
Se não danificou o cabeçote provavelmente vc está com o problema resolvido. Fica de olho na temperatura e também na água (pra ver se continua a baixar ou se aparecem resíduos de óleo na água) e no óleo pra ver se um não vai aparecer contaminação com água. Qualquer uma destas 'contaminações' que aparecerem (óleo na água ou água no óleo) indicam dano no cabeçote ou junta.
tomara que tenha sido só o susto, aí vc tirou sorte grande (sorte não né, vc viu logo e chamou o guincho, isso pode ter te salvado dum preju maior.)
abraço!
DADO
É mais ou menos o que o CLANDIO falou , só que na minha opinião , não precisa de andar a 150km/h por 10 minutos , mas se vc andar a 140km/h por pelo menos uns 5 minutos já da com certeza pra saber se foi só um susto , TOMARA QUE SIM .
Vc levar o carro numa oficina ou CCS eles vão querer tirar o seu couro$$$$$$$$$ , vão inventar que tem que fazer isto e aquilo , abrir o motor pra ver se estragou alguma coisa e nunca mais ele ficará o mesmo , não faça isto , faz este teste de velocidade ou subir um a serra e se tiver tudo bem a temperatura não subir , esquece e seja feliz pq não terá nada de errado .
Se isto acontecer , vc teve muita sorte .
Abraço , não procure chifre em cabeça de cavalo , vai pelo mais simples que é vc mesmo fazer o teste de esforço no seu motor .
E instale o TERMÔMETRO extra o RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO ou outro qualquer mas que tenha SINAL DE ALERTA SONORO e pronto .
Agora é ficar de olho, mas não deixe de levar pelo menos uma ou duas garrafas PET de agua pra emergencia e não precisar chamar o guincho denovo.
Blz, vou fazer o teste aqui na linha verde BH a Confins. Eu já fiz teste no trânsito infernal aqui no Centro de BH (1h de congestionamento) e até agora está se portando bem. O ponteiro está como de costume sempre no meio... mas me veio uma pergunta: o mecânico - muito honesto por sinal - não colocou ainda a valvula termostática alegando que seria melhor ver como o carro se porta nessa primeira semana, pois o problema desse esquentamento pode ter sido do radiador ter estragado e danificado a valvula, ou a valvula ter travado e danificado o radiador. Mas, andar se a valvula mesmo que por uma semana tem algum problema???
Na minha opinião, por uma semana ou um pouco mais não terá maiores problemas. O motor vai trabalhar fora da temperatura de projeto (provavelmente mais baixa), terá maior consumo, etc.
Não recomento ficar com o carro assim. De qualquer forma para fazer o teste de esforço em alta velocidade, acho que a VTR tem que ter a válvula instalada. Essa é a condição normal do veículo.
Atentar para alguns detalhes: usar fluido de arrefecimento, válvula original e tampa original (ver a pressão indicada pro teu motor). Ver também as mangueiras e braçadeiras. Não deixe nada ruim ou velho que possa dar vazamento.
O sistema de arrefecimento com funcionamento perfeito É FUNDAMENTAL para essas VTR's
Como disse o Dr Guilherme, instala um sensor adicional de controle de temperatura.
Abraços.
Clandio