Shell Rotella T6 5W40 C J-4 Sintético. Galão 3,78 L U$ 21,36 + 7% (taxa) - faça as contas e veja o custo por litro em R$ ...
Versão Imprimível
Shell Rotella T6 5W40 C J-4 Sintético. Galão 3,78 L U$ 21,36 + 7% (taxa) - faça as contas e veja o custo por litro em R$ ...
... parece que não tem interessados em discutir sobre esse assunto. Quem conhece ou já usou o Shell RIMULA R5 LE 10W40 CJ-4 ? O Litro sai por R$ 22,50. Minha dúvida é: Na embalagem mostra ilustração de uma carreta , caminhão e ônibus e fala que as principais aplicações são para motores Europeus em uso severo. Pode ser usado na frontier , Nova Hilux , Amarok , Nova Ranger ?
Edervando, Pelo que já andei estudando do assunto...esses novos óleos CJ-4 somente devem ser usados em carros que usam o diesel S-10 exclusivamente...não usando nenhum outro tipo.
Dentre vários detalhes, um deles é a falta de reserva alcalina nesses óleos.
CARO EDERVANDO
Não fique triste aqui pelas pessoas que não responderam , como eu , não manjo nada deste óleo e acredito que ninguem daqui do forum deve ter usado dele , apenas agora o SANDRO_VENTANIA esta comentando e pelo que vejo , parece que o SANDRO é do ramo .
Abraço e bom fim de semana .
Mas vai aí minha opinião : Seu carro é novo e vai fazer a sua segunda troca de óleo ,VAI PELO O QUE O MANUAL MANDA E SEJA FELIZ , NÃO TENTE INVENTAR A RODA .
Cito como exemplo o óleo de freio : a TOYOTA recomenda colocar o ÓLEO DOT4 , se colocar o DOT5 achando que ele é melhor , VAI DAR DEFEITO NO SEU FREIO PQ O DOT5 VAI DERRETER AS CONEXÕES DE BORRACHA DO FREIO E VAI TE DEIXAR NA MÃO . Nem sempre o que é mais evoluído é melhor para seu carro .
Eu do ramo, Guilheme??? KKKKK...nem de longe...bombeiro só entende de água kkkk!
A gente lê algo aqui, uma matéria ali, um estudo acolá...e quando um colega pergunta a gente tem um pitaco pra dar...he he he!
O óleo CJ-4 foi desenvolvido por causa das novas normais, viram que não adiantava diminuir o enxofre do diesel a quase zero se o motor sempre queima algum oleo do motor...os fabricantes se viam doidos pois não conseguiam cumprir as novas regras, os dois sistemas, egr e outro que esqueci, não davam conta ou logo estragavam...daí pediram para os fabricantes desenvolverem esse novo óleo.
Ele é muito bom, mas como foi feito para motores novos, visando os novos combustiveis com baixos teores de enxofre, eles diminuiram ou mudaram alguns aditivos que acharam desnecessários...um deles é a reserva alcalina...sem ela e usando o diesel comum o óleo se deteriora antes do previsto.
A norma para as pick ups e Vans euro 5 com DPF (filtro de particulas diesel) q está em uso hj, adotada pela maioria das montadoras (2013 em diante)é a européia ACEA C ( C2, C3 ou C4)
É isso aí, por isso que amo o meu bom e velho motor 2.8 .......
Olá amigos, tava meio ausente, pode-se usar CJ-4 em motores antigos tranquilamente, a reserva alcalina diminuiu sim, mas pouco, comparando o TOP Turbo 15W40 que tem basicidade de 11, esse Shell Rotella T6 5W40 tem basicidade de 10.6 e o Shell Rimula R5 10W40 tem basicidade de 10.1, o unico cuidado é que motores EURO 5 costumam ajuntar muita fuligem (leia-se enxofre) por ter os anéis mais próximos a cabeça do pistão, então óleos CJ-4 tem muito mais detergente na sua formulação de modo a retirar essa fuligem e impregná-la ao óleo, então se for usar esses óleos em motores antigos devem fazer a primeira troca com menos tempo porque ele vai promover uma limpeza profunda no motor.
PS: O Lubrax Advento 15W40 CJ-4 existe desde 2011 e desde então usei na minha antiga S10 MWM 2.8, e tbm num trator MF 235 1978, e numa Hilux 2007, rodei na S10 mais de 50.000 kilometros sem problema algum, me lembro que na primeiro troca o óleo ficou completamente preto com apenas uma volta no quarteirão e aumentou até o nível sozinho, então troquei com 5000km apenas, depois nas próximas trocas demorava dias pra pretejar o óleo.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1112090837.pdf
É tem razão.
Ótimo pra fazer isso, mas se for voltar pro TOP Turbo, procure um CJ-4 de base mineral, tipo o Lubrax Advento CJ-4 15w40 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W-40 CJ-4, e coloque pelo menos 1 litro a menos porque ele vai aumentar o nível dependendo da sujeira no seu motor.