Vou dar uma olhada no manual duma aqui e te falo, enquanto isso fala mais informações dela, tipo quilometragem e a região onde usa ela, se é muito frio ou não?
Versão Imprimível
Olá Edie, dei uma olhada no manual da Sw4 em inglês da 1997, e fala óleo mineral 5W30 pra locais frios ou 10W30 pra locais mais quentes e ou uso severo, categoria SH Pra cima, o 5W30 você somente encontra mineral da marca AC-Delco (embalagem branca) categoria SJ e o segundo somente semi-sintético de qualquer marca, converse com o antigo dono e veja se ela ja estava usando semi-sintético, se não, na minha opinião pessoal, e ela ja estiver bem rodada, tipo uns 150.000 pra cima, coloque o 15W40 mineral mesmo da penúltima especificação SM tipo o Lubrax Advento http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES e troque com 5.000 ou 6 meses junto com o filtro de óleo, a vantagem é que este óleo custa apenas 12 reais o litro ou 240 reais o galão de 20 litros, não se importe com o 15W na parte fria desse óleo se o seu motor for bem rodado, as folgas do motor vai permitir que ele suba rapidamente, e o 40 vai proteger melhor o motor quando quente do que um 30, agora se ela estava rodando com semi-sintético, ai não recomendo voltar pro mineral não, coloque um 10W40 SN de marca boa e rode 10.000 ou 6 meses, se a sua viatura for bem rodada, se não, ela tiver menos 50.000(o que é raro pra uma viatura desse ano) ou o motor foi retificado recentemente coloque um 5W30 SN mesmo e troque com 10.000 ou 6 meses, o que vencer primeiro.
No manual da hilux diesel, troca de oleo e filtro 10.000km ou 12 meses.
manual renault diesel ( van ) trocar oleo e filtro 15000km ou 12 meses,
pra quem roda pouco, há necessidade de trocar a cada 6 meses ? No meu caso hilux diesel 2011.
Abs,
Lark2,
O que acha do http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES? Vou usar na minha SW4 - 2006 motor D4D Diesel. Comprei um balde de 20 lts e dividi com um amigo aqui do forum, ele usou e percebeu uma melhora no consumo de combustivel...a dele é uma SW4 ano 99 motor 1kzt.
Abs
No seu caso, ótimo óleo, tente no próximo balde encontrar um semi-sintético com a especificação CJ-4, que é mais moderno e custa pouca coisa a mais, agora no caso do seu amigo com SW4 99, pergunte a ele se estava usando óleo mineral nela antes de colocar esse, pois se estava é melhor fazer essa primeira troca com menos quilometragem, pois o semi-sintético vai derreter todas as borras deixadas pelo mineral e se incorporar ao óleo, oxidando-o antes do tempo, e saturando o filtro de óleo, abraços.
No manual da SW4 indica o 75w90 sintético original toyota no câmbio, se você quizer fazer um upgrade nesse óleo, pode colocar o Dexron III no lugar e trocar a cada 40.000km ou melhor ainda o Dexron VI e trocar a cada 160.000km, e jamais coloque o 80w90 Mineral ou mesmo o 90 que muitos mecânicos colocam por ai, essa caixa é muito sensível e pode danificá-la, agora sobre o diferencial, primeiro você precisa saber se ele é do tipo LSD (Deslizamento limitado ou Brocante como muitos dizem) porque usam óleos diferentes, a maneira mais fácil de saber é anotando o numero que tem gravado nele e ligar em qualquer CSS Toyota que eles te falam.
http://www.zlub.com.br/teste-dexron-...dexron-vi.html
NÃO SABIA QUE A TOYOTA TÁ USANDO ESSE NOVO ÓLEO 5W40 100% SINTÉTICO, ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVE NUMA CSS TOYOTA AINDA ESTAVA COM O 10W40 SM/CF SEMI-SINT.
NO CASO DA MINHA É 2011/2011 , MODELO NOVO SÓ 2011/2012 EM DIANTE, MAS AINDA ASSIM ESTOU USANDO DIESEL S-10 E MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT. , TENHO MAIS ALGUNS LITROS DO MESMO, QUANDO ACABAR PENSO EM USAR LUBRAX AVANTE 10W40 SEMI-SINT. R$ 17 L. NA DISTRIBUIDORA.
INFORMEI EM UM POST ANTERIOR QUE A RENAULT DIESEL ( VAN ) RECOMENDA TROCA COM 15.000KM OU 12 MESES, COM NOVO MOTOR PASSOU PARA 20.000KM .NA MINHA OPINIÃO O CERTO DE QUEM DEVE DETERMINAR COM QUANTOS KMS TROCAR DEVERIA SER DO FABRICANTE DO LUBRIFICANTE, SE ESTIVER ERRADO POR FAVOR DESCOSIDEREM.ACHO QUE TROCA COM 6 MESES PARA QUEM RODA POUCO SÓ SE O VEÍCULO FOR SUBMETIDO A CONDIÇÕES EXTREMAS, OU ENTÃO USAR-SE UM LUBRIFICANTE MINERAL,CLASSIFICAÇÃO MUITO BAIXA.
ABS,
eder.
Na verdade esse negócio de troca por quilometragem é completamente errado, porque ela não conta os períodos parados em marcha lenta, o correto seria a troca por horas utilizadas igual é feito com máquinas agrículas, não existe óleo no mundo que aguenta mais de 200 horas trabalhadas, no seu caso que anda pouco, dificilmente vai funcionar o motor por mais de 200 horas em 12 meses, um dos maiores problemas da lubrificação em motores diesel, é o vapor de água que se forma nas partes altas do tanque de combustível e depois goteja sobre o combustível, essa reage com o enxofre do diesel formando ácidos fortes que corroem as camisas, pistões e outra partes metálicas, por isso um fator determinante no lubrificante é a TBN (Basicidade total) de forma a anular estes ácidos, e evitar a oxidação prematura do lubrificante, pra você que usa esse MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT que tem uma TBN alta e ainda por cima abastece com diesel S10 que tem bem menos enxofre, raramente vai acontecer isso nessas 200 horas ou 12 meses de vida do lubrificante.
Ps: Sobre a Toyota estar usando 5W40 100% Sintético eu ouvi de um mecânico da CSS Toyota, preciso confirmar essa informação.