para hilux diesel qual vcs recomendam? Shell Rimula R5 LE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 19,00/L ou Lubraxx Avante 10w40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 18,00/L ?
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para hilux diesel qual vcs recomendam? Shell Rimula R5 LE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 19,00/L ou Lubraxx Avante 10w40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 18,00/L ?
Depende da sua Hilux, se ela for de 163cv anterior a 2011 ou do modelo mais antigo 3.0 ou 2.8 anterior a 2005 nenhum dos dois, porque vc pode usar um lubrificante mineral 15W40 mais barato tipo o Lubrax Advento CJ-4 que custa R$ 12,00 o litro ou o Mobil Delvac MX ESP CJ-4 15W40 que também custa R$ 12,00 o litro.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf
Agora se ela for 2011 pra frente de 171cv prefira usar o Shell Rimula R5 LE 10W40 porque ele ja é CJ-4 e com baixo teor SAPs (fósforo, enxofre e cinzas sulfatadas), elementos que em alta concentrações são prejudiciais ao sistema de exaustão dos novos motores Euro 5. E o Lubrax Avante 10w40 CI-4 não é Low SAPS além de ser de especificação antiga.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1207030336.pdf
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
lark2, no folheto técnico do Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 , tem ilustração de ônibus,caminhão e bitrem , tem alguma desvantagem em usá-lo numa nova hilux ?
Lark2, vc poderia também me dar sugestão de óleo para o motor Toyota 1HD-T ano 1994 prestes a virar 450mil km, sendo que no manual consta apenas oleo CD.
Li os posts anteriores sobre as SW rodadas e queria um veredicto seu.
Abs!
Claro que não tem, desde que se respeite a especificação do manual, 10W40 é justamente ó óleo que as CSS estão colocando na Hilux, e sendo ultima especificação API CJ-4 não tem como errar porque no manual da Hilux pede uma API mais antiga ainda.
PS: Basicamente a diferença entre lubrificantes para Caminhões e Diesel leve é a TBN, a aditivação básica que o óleo possue para anular a acidez provocada pela mistura de água com enxofre no tanque, esse aditivação em lubrificantes de caminhões quase sempre é melhor por conta do diesel sujo e com alto teor de enxofre que se encontra pelo interiorzão do Brasil, esse lubrificante numa camionete é até benéfico principalmente se utiliza diesel S500 pra cima.
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Normalmente em veículos tão rodados se sobe um grau ou dois na especificação, de modo que o filme de lubrificação seja mais espesso, protegendo o motor mesmo quando há grandes folgas, particularmente eu só recomendo essa alteração se ela estiver baixando óleo excessivamente, tipo 1 litro a cada 1000km, posta aqui se esse é o seu caso ou não, que lhe darei uma recomendação.
desconsidere
É vantagem usar óleos 0w30,0w40 ? A Mobil 1 0w40 diz ser o melhor óleo do mundo, dê uma olhada no site MOBIL COSAN onde a mesma indica o lubrificante ideal para seu carro. Por exemplo: para DODGE RAM, NOVA S-10 DIESEL, F-250, L200, RANGER 3.0 , a primeira escolha é o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5w40. Para Hilux 2012 Diesel, GM Camaro, Marcas Tops diversas a primeira escolha é o Mobil 1 0w40 SN/CF , para motor a gasolina tudo bem, mas p Diesel ?!
A maior vantagem em usar lubrificante 0W e ou 5W na parte fria é a velocidade com que é bombeado pra cima nos primeiros segundos de funcionamento do veículo, eu não sei a porcentagem correta, mas digo que mais de 50% do desgaste de um motor se dá nesses primeiros segundos, trocando em miúdos, isso somente seria vantagem quando se tem a expectativa de rodar mais de 500 mil km sem fazer a retífica, a maioria das pessoas não roda tudo isso nem em 10 anos, e tbm a grande maioria troca de carro antes disso, quer dizer, são óleos a mais das vezes caríssimos, que quem vai se beneficiar disso vai ser o próximo dono do seu veículo, quando penso em óleo, acredito numa melhor especificação que consta no manual com o melhor custo benefício.
PS: Um antigo professor dizia que apenas uma letra a mais no API de um óleo aumentava em 10% a durabilidade desse motor, no caso da Hilux 163cv que pede CF no manual, se colocar CJ está colocando 4 letras a mais, quer dizer 40% a mais, isso com óleo mineral que quase todo mundo fala mal por desconhecimento de causa, esses sintéticos SN/CJ-4 não estão nenhuma especificação a mais, apenas possuem aditivação sintética colocada num óleo mineral para serem mais fluídos em baixa temperatura.
Venho acompanhando suas postagens amigo forista lark2, me tire uma dúvida sempre em trocas de óleo do motor independente do óleo ou especificação do mesmo, eu alterno uma troca sim e outra não com o aprimorador de óleo Bardahl B12, o que você acha?
Opa! Ainda bem que ela não o está consumindo oleo. O que baixou foi em razão de uma mangueira que estava cortada (a do retorno da turbina pro carter) e ainda assim o oleo se manteve no nível, mesmo após eu rodar mais de 3000 mil km desde a aquisição. Abracao!
Amigo, em 1994 quando foi fabricada sua bruta, nem óleo sintético existia rsrsrsrs, pode colocar tranquilamente o Lubrax Advento 15W40 API CJ-4 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W40 CJ-4 que custa a média de 12 reais o litro no galão de 20 litros, se o local onde usa ela for mais friozinho, dê preferência ao Lubrax por ele ser menos viscoso quando frio subindo mais rapidamente, agora se for fazer trilha, sempre com giros altos e alta temperatura, prefira o Mobil pois ele é mais viscoso a 100ºC protegendo melhor o motor, tente na segunda troca usando esses óleos trocar com um pouco menos quilometragem, pois uma mudança brusca no API, eventualmente de CD pra CJ-4 pode derreter borras que por ventura estejam incrustadas no motor e contaminar o óleo.
PS: Agora se ja estava usando semi-sintético ou 100% sintético, esqueça estas duas recomendações, me dá um toque aqui que vou lhe fazer uma nova recomendação ok.