O mecãnico me recomendou o óleo motul 10w40 (base sintética). Disse que meu motor tá novo e esse óleo é o melhor pra ele. Vou colocar!
Versão Imprimível
O mecãnico me recomendou o óleo motul 10w40 (base sintética). Disse que meu motor tá novo e esse óleo é o melhor pra ele. Vou colocar!
Eu uso a marca Motul no diferencial traseiro da viatura(autoblocante), é um excelente óleo e atende estritamente o especificado no manual da minha viatura. Trata-se do MOTUL 90PA (SAE90 - API GL5)
Um abraço, Delfim
Só para conhecimento que aparentemente é erro comum aqui neste forum a respeito de óleo lubrificante:
óleos multiviscosos como por exemplo SAE 10W40 significa:
10W: em testes de bombeamento do óleo lubrificante na partida do motor entre 4ºC à -30ºC as peças serão lubrificadas e o óleo se comportará como um SAE40.
O que define a viscosidade (ou se o óleo é fino ou não) é o número que vem depois do W. (maior + viscoso), lembrando que a temperatura faz com que o óleo se afine, e para uma boa partida a frio o fator determinante são os aditivos e não a viscosidade.
Outra coisa ultilizar visocisdade fora do recomendado pelo fabricante pode acarretar vários problemas, o principal deles é que cada motor tem sua folga especifica no cilindro, ultilizar uma viscosidade inapropriada para essa folga, pode causar uma lubrificação deficiente e também acabar levando uma quantidade excessiva de óleo até a camara de combustão.
Definição de viscosidade: É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.
Amigo, pela Classificação SAE A norma SAE J 300 define o chamado grau de viscosidade para cada lubrificante. A medida a frio é sempre seguida da letra W que significa Winter (= inverno). Quanto menor esse numero (0W ou 5W), menos viscoso e mais fluido é o lubrificante subindo assim mais rápido pro motor) porque como vc mesmo disse viscosidade varia com a temperatura e para medida a quente, o numero após o W quanto mais elevado o número, mais viscoso será. (Permitindo que o óleo escoe ou desça menos a quente protegendo assim os componentes do motor)
Veja nessa apostila na página 03 http://xa.yimg.com/kq/groups/2175499.../name/Apostila
Então além dos aditivos, viscosidade sim tem a ver com uma boa partida a frio (que é responsável por 75% do desgaste do motor)
Essa coisa toda acaba parecendo um paradoxo... frio, numero menor = menos viscoso... quente, numero maior = mais viscoso.
Só que na prática vemos o contrario, quanto mais frio mais viscoso e quanto mais quente menos viscoso, dependendo da temperatura vira uma água!
A nomenclatura deveria ser ao contrario...40W10.
Uso MOBIL 1 5w40 CJ-4 na minha Hilux , quando dou a primeira partida do dia fico observando quanto tempo a luz do óleo se apagará , quem de vcs tem Hilux 163 cv com baixa km para me responder ao dar a primeira partida do dia quantos segundos a luz do óleo se apaga ?
Quando o motor está quente, a luz apaga antes mesmo do motor funcionar, só com a rotação da partida a luz já se apaga, o mesmo não acontece com o motor frio.
Quem pode me esclarecer ?
Quando fui trocar o óleo da Hilux na concessionária para manter a garantia, foi cobrado R$ 90,00 só mão-de-obra, falei com o atendente da recepção da oficina que eu iria usar o meu óleo(MOBIL 1 5W40 CJ-4) , na ocasião eu tinha 12 L. do mesmo, acompanhei de perto o mecânico, quando mostrei o óleo pra ele(mecânico), percebi que o mesmo não conhecia, somente olhou a viscosidade 5w40, e fez ´cara´ de desaprovação por não ser 10w40, e parece que não gostou!!
O óleo que coloquei agora foi o Motul 10W40 4100 Turbolight. Usam esse óleo pra competição mundo afora.
Aplicação: Lubrificantes para motor Tipo de Motor: 4 Tempos Qualidade: Technosynthese Relação de Produtos: Gama Auto Viscosidade: 10W40
ACEA Padrões: ACEA A3/B4 API Padrões: API SL/CF Aprovações OEM : VW 501 01 / 505 00 ; MB-Approval 229.1
APLICAÇÕES
Óleo lubrificante de Technosynthese para motores de 4 tempos diesel super-alimentados com
injecção directa ou sistema clássico de injecção,gasolina, com sistema catalítico de eliminação
de contaminantes.
Especialmente recomendado para motores novos e semi-novos. Todo tipo de percursos:
urbano, estrada, auto-estrada.
PRESTAÇÕES
NORMAS:
ACEA A3 / B3 / B4, API Ltda./CF
HOMOLOGAÇÕES:
VW 500.00 (qt) / 505.00
,
Mercedes Benz 229.1
* O nível de serviço B4 introduz um melhoramento na gestão dos resíduos formados pelo
sistema de injecção directa diesel mantendo o motor mais limpo e livre de resíduos sólidos.
* A norma API Ltda. é mais exigente que a API SJ, na sua resistência à oxidação (aumento dos
intervalos de mudança), permite além disso uma maior estabilidade da viscosidade durante o
serviço, deslocando além disso, a formação de depósitos e lodos em todas as zonas do motor.
Elevada proteção lubrificante das bases de Technosynthese reduzindo o desgaste abrasivo.
Redução do coeficiente de fricção pela sua baixa viscosidade.
Viscosidade extremamente estável para trabalhos em temperaturas extremas e longos
períodos de manutenção.
Protecção antiferrugem, antiespuma, antioxidante e anticorrosivo.
CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Mudança de óleo: aplicar escrupulosamente as
instruções de manutenção do fabricante do
veículo, e adaptá-las à severidade de uso do mesmo.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Grau de Viscosidade SAE J 300
10W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.865
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14.5 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 97 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 154
Ponto de congelamento ASTM D97 -30°C / -22°F
Ponto de inflamação ASTM D92 228°C / 442°F
TBN ASTM D 2896 9.5 mg KOH/g