Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Dorderf...de fato, mesmo trocando com 5 mil km, o extra sai bem escuro qdo retirado...vou alterar o óleo a ser usado
Versão Imprimível
Caríssimo Dr., ele é mineral. Segue o link do folheto: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Agora, a parte que tô cabreiro é essa: "para uso em motores a
diesel turbinados de baixas emissões". Embora que depois vem o seguinte detalhe: "Pode ser usado em substituição aos óleos com nível API
CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4"
É galera, o Top Turbo foi ultrapassado! Acho que agora vou passar a usar o Advento...
De qualquer forma, questionei a Petrobras. Vamos ver a resposta.
Meu carro há rodou, depois que troquei o óleo aos 1000 km (motor feito) mais 1000 km. Ele está clarinho, mas tb pq o radiador de óleo está limpíssimo. Mas tá bem menos claro que quando foi colocado, ou seja, com o tempo ele vai escurecer.
Isto é normal , a medida que vc vai usando ele vai sujando pq ele vai limpando os resíduos da queima do combustível nos cilindros , esta é outra função do óleo que não é só de evitar o contato das partes metálicas que estão em movimento . E com isto no final dos 5.000km ele tem que estar preto mesmo , por isto tem o nome de ÓLEO QUEIMADO .
Agora que eu ia partir para o top turbo!! Estou usando o mobil delvac 15w40 mas esta muito caro r$ 17,50 o litro :shock:!!! Será que posso utilizar o top turbo sem problemas?
Estou com uma SW4/01, há pouco tempo, revisão completa feita: correias, amortecedores, pivos, freio, ar cond, óleo motor, filtros, alinhamento, cambagem, balançeamento, enfim quase tudo agora vou trocar os óleos das caixas e diferenciais e depois revisão completa no arrefecimento agora aqui no RJ 40º, e gostaria de saber dos craques aí de cima quais as recomendações para os óleos e aditivos de arrefecimento e proporção considerando uma viatura com 11 anos. Abraços a todos Inner
EU CONTINUAREI USANDO O TOPT TURBO , já uso a mais de 5 anos e time que esta ganhando não se mexe , este ADVENTO deve ser superior sim MAS DEVE SER BEM MAIS CARO TB , e como o TOP TURBO atende as especificações do fabricante do meu motor NÃO VOU INVENTAR A RODA .
INNER eu uso o aditivo no radiador da MWM , um que não tem anti-congelante , pois estamos num País Tropical que no verão da 40ºC mole mole . E só seguir a recomendação que esta escrito no rótulo .
Eu uso tb o MOLIKOTE A2 a mais de 10 anos nos meus motores e comprei uma bisnaguinha MOLIKOTE tb para o cambio mas sumiu aqui em casa uma BISNAGUINHA tem que sumir mesmo , aqui em casa qdo compro alguma coisa , SE EU RETIRAR DO CARRO BABAU JÁ ERA SOME TUDO , logo meu carro é como minha casa tem tudo o que compro , mas se tirar do carro NUNCA MAIS ACHO , sempre compro de novo para usar na hora , SENÃO SOME DE NOVO .
Só atenção no óleo de freio COMPRE O DOT 4 que é o recomendado pela TOYOTA , comentei aqui esta semana que um cara usou o DOT 5 numa picape 2009 e 3 meses depois deu problema no freio por causa do óleo errado colocado , inchou as borrachas e travou os freios .
Se o Advento for muito mais caro que o Top Turbo, também vou ficar no Top Turbo...
Inner,
Eu costumo fazer essas trocas a cada 40.000 km, conforme recomenda o manual das nossas viaturas.
Costumo fazer o serviço na BOX 1000, que fica na Av. Nilo Peçanha, em Nova Iguaçú-RJ.
Só lá consigo o excelente MOTUL 90PA, para o diferencial traseiro, de deslizamento limitado (LSD) e que atende rigorosamente o especificado no manual, ou seja, SAE 90 API GL-5.
No diferencial dianteiro, caixa de marchas e caixa de transferência, uso o TUTELA "ZC75 SINTH" 75W90 API GL-5, mas há outras marcas no mercado, também boas e que atendem a essas especificações.
Quanto ao sistema de arrefecimento, uso o aditivo concentrado azul GLACELF, da marca ELF, na proporção de 40% (4 litros) de aditivo + 60% (6 litros) de água destilada.
Tenho mantido assim, desde que comprei viatura, em março de 2008, sem problema nenhum, e como bem lembrou o meu amigo Guilherme, em time que está ganhando não se deve mexer, hehehehe....
Um abraço, Delfim.