Para Motor LUBRAX TOP TURBO
Para direção hidraulica LUBRAX OH 50
Para freio e embreagem uso DOT 3, comendado pela Toyota, as mais novas não sei, mas basta olhar na tampa do reservatorio de óleo de freio/embreagem que tem a indicação.
Versão Imprimível
Guilherme,
Recentemente entrei em contato com o SAC da Toyota, justamente para saber o que eles recomendam de lubrificante, para o motor da minha Hilux, olhe o que responderam!
"Prezado Senhor Jorge Fernando,
Sua manifestação gerou o atendimento de nº499697.
Agradecemos o contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.
Esclarecemos que a Toyota não faz restrição referente ao tipo de óleo utilizado: mineral, sintético ou semi sintético, e quanto ao fabricante, desde que siga as especificações do óleo contidas nos manual do proprietário.
Adicionalmente informamos que a Toyota dispõe uma nova e completa linha de Lubrificantes Genuínos Toyota, formulados especialmente para atender às necessidades técnicas do seu veículo.
Os lubrificantes genuínos são encontrados exclusivamente em nossos distribuidores."
Concluo que, se utilizamos um óleo melhor e/ou mais "moderno", estamos sim mais protegidos e melhor servidos. Concordo contigo, que devemos seguir o recomendado pelo manual, mas não devemos ser radicais em só utilizar o que está escrito ali! Se não, estaríamos utilizando óleo CD ou CE, sendo que a maioria aqui anda com CF-4 ou CI-4.
Abs
Os manuais da maioria das viaturas aqui participantes possuem de 10 a 20 anos de idade.
Logicamente que as recomendações eram coerentes para aquela época.
Negar a evolução dos lubrificantes e a grande disponibilidade posta hoje no mercado, não faz nenhum sentido, data venia.:concordo:
Vou contar aqui o caso da Hilux 2007 (Modelo Novo) do meu velho, na primeira e segunda revisão sempre trocou o óleo nas revisões na CSS, colocando 10W40 Genuíno Toyota, quando foi trocar a primeira vez fora da CSS, ligamos lá e pedimos qual óleo usar que não fosse o Genuíno Toyota e recomendaram o Shell Helix HX7 API 10W40 semi sintético, efetuando mais 03 trocas com esse óleo a cada 10.000Km, agora na ultima troca o mecânico disse que poderia usar o 15W40 tranquilo e me mostrou até uma tabela de lubrificação da Mobil de 2012 indicando esse óleo pra Hilux, consultando o manual da Hilux não fala nada do API, apenas que use classificação CF pra cima, como ele roda muito pouco, média de 10.000 por ano, acabava trocando de óleo de ano em ano, e segundo o mecânico era muito tempo pra um óleo pra motor a gasolina mesmo sendo semi-sintético rodar num motor diesel (citou aquele negócio da baixa TBN desse óleo Shell), então decidimos colocar o Lubrax Advento 15W40 CJ-4 que é bem mais barato e vai trocar com 10.000 ou 6 meses o que vencer primeiro rigorosamente, até agora com 02 meses, o óleo está incrivelmente claro ainda e nem sinal de borra no motor, e a camionete parou de fazer aquele clak, clak de manhã característico da Hilux, o que vcs acham?
Lark,
Eu levo a picape na oficina Multipeças aqui em Porto Alegre e eles são experts nas toyotas (band + Hilux). Nas ultimas duas trocas de óleo, eles colocaram o MOBIL SUPER FLEX 10W-40 API-SM para troca a cada 10.000km. Achei estranho da 1a vez pq sempre usei óleo para caminhão mesmo, usava o BRUTUS AP, mas na época me falaram que as concessionárias já vinham usando os óleo API nas hiluxs.
Então, eu que estou usando a mais tempo, não tenho nada contra, até porque o oleo que estou usando é categoria SM. Quanto ao barulho, nao notei nada de diferente.
abraço
andre
Qdo tive BAND cheguei a usar o SHELL HELIX foi o pior óleo que usei até hoje , depois migrei pro TEXACO super TDX e atualmente a +- 10 anos só uso o TOP TURBO da PETROBRAS , sei que existe o avanço tecnológico nos motores e ÓLEOS LUBIRFICANTES mas o que quis me referir é que TEM RECOMENDAÇÕES DE FABRICANTES PARA USAREM DETERMINADO TIPO DE ÓLEO E SOU A FAVOR DE SEGUIR ESTA RECOMENDAÇÃO como e o caso dos ÓLEOS DE FREIO NAS TOYOTAS ATUAIS NO QUAL ELES RECOMENDAM DOT 3 e se usar DOT 5 levará problema no sistema de freio , não me referí a óleo de motor .
É sabido por todos que a recomendação dos fabricantes é para USAREM ÓLEO TAL OU SUPERIOR , não sou contra isto e nem contra o avanço tecnológico como ficou parecendo ser da minha opinião com meu relato anterior .
E o SHELL HELIX é uma bosta . Que me desculpem os fâs da SHELL .
Mobil 1 CJ-4 / 5W40 100% sintético, quem usa ou já usou ?
Minha hilux completou 1 ano com 2300kms. Diz o manual para cobertura da garantia: troca de óleo 10.000 kms ou 1 ano.
Troquei o óleo e filtro por ter completado 1 ano , usei este mobil aí 5w40 cj-4 100% sintético, ( o preço não é barato +ou- R$ 45 )
Esse óleo é TOP de linha da Mobil para diesel http://mobil.cosan.com.br/sites/defa...k_5W-40_v1.pdf
Ótimo TBN 10.7 pra aguentar nosso diesel com alto teor de enxofre, e viscosidade a frio 97,9 (um pouquinho pior que o Shell HX7 93,8) pra subir rápido pro motor, é que você está amaciando a camionete agora, mas no futuro acredito que pode trocar este óleo com 15.000 ou 01 ano o que vencer primeiro, pra ele se tornar economicamente viável, a propósito, depois que colocou esse óleo, a sua Hilux melhorou aquele barulho característico que toda Hilux tem, de manhã na primeira partida?
Galera,
Vou de LUBRAX AVANTE desenvolvido para a Formula Truck, custoXbeneficio ótimo...R$19,00 o litro.
Abraços
E eu vou junto com o Jorge... LUBRAX AVANTE !!!
Um abraço, Delfim
Guilherme desculpe está te sugando cara, mas... sou totalmente noob em diesel, e vc cara é um altentico guru, kkk e tá pertim de mim, daí não tem como vou te perguntar mais, rsrsrs
Me dá umas dicas de onde vc compra este óleo aqui em Campos, o que vc me aconselha trocar/revisar na viatura q tô comprando (hilux SR 3.0 2004 aspirada), todos os óleos (difenrencial...) e fluidos?