Delfim, ele falou sobre o Advento, que é mineral...
Será que vale a pena sair de um semi sintético e ir pra um mineral?
Versão Imprimível
Olá dpab, quando disse que o Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4 é melhor que o Lubrax Avante 10W40 CI-4, estava falando apenas na classificação API por o Shell ter uma classificação a mais; CJ-4, e ter um preço mais em conta que o Avante, agora no caso da sua camionete o problema tá sendo o custo muito alto por km rodado, na minha opinião, usar Semi-Sintético e pagar R$ 22,00 reais o litro pra trocar com 5000km é muito caro, (jamais deveria ter saido do R3X), vc poderia sim voltar pro mineral mais barato, e continuar trocando com 5000km, mas teria que pelo menos retirar a tampa de vávulas e o carter fora e dar uma boa lavada com querosene pra depois montar tudo e colocar o mineral, fazendo a primeira troca com menos quilometragem, mas somente seria válido se onde usa a camionete for bem calor, porque o Shell é um pouco mais grosso, agora voltar pro R3X eu não faria, vai trocar CI-4 por CI-4 e vai pagar no R3X uma média de 12 reais o litro, sendo que o RT4L custa 15 reais.
PS: No caso da Hilux do meu velho, ela está na terceira troca com mineral, ele usava o Semi-Sintético Shell Helix HX7 10W40 antes, não desmontou nada quando mudou, mas a Hilux dele estava com apenas 50.000km e fez a primeira troca com apenas 3000km.
Lark, está na escuta meu amigo?!?!?!
Estou desenterrando o tópico e gostaria de uma opinião sua!!!
Em tempo, li todas as 25 páginas e digo que o tópico é digno de parabéns!!! :palmas:
Estou pesquisando óleo para substituir o Ipiranga Brutus que é utilizado no meu Troller NGD 3.0 (Recomendado 15w40 API CH-4 ou superior).
Visto que tenho grande confiança na marca Toyota e que eles utilizam Mobil nas revisões, e também por ter um distribuidor MOBIL perto de minha casa (www.sakamotolub.com.br/), decidi usar MOBIL.
Estou na dúvida entre os óleos:
Mobil Delvac MX 15w40 (API CI-4) - Supera + 1 classificação pedida no manual do meu Troller.
Mobil Delvac MS ESP 15w40 (API CJ-4) - Supera + 2 classificações pedida no manual do meu Troller, porém este é para os novos motores euro 5 mas nas especificações diz que atende perfeitamente os motores anteriores.
A utilização que faço no meu Troller é mais Trilha, uso pneus pesados e o carro sempre sofre com barro no radiador (temperatura). E ainda pretendo reprogramar a injeção eletrônica, fazendo sofrer mais ainda com temperatura.
No ultimo ano (exatamente) rodei apenas 5500 ~ 6000km porque realmente uso mais em trilha, procuro fazer troca de óleo sempre por tempo (no máximo 6 meses) levando em consideração ao uso que faço no carro no período, se forcei demais o carro troco antes, se o uso foi tranquilo vou nos 6 meses...
Os preços não é o meu foco, pois considero bem aceitável, estou preocupado certamente com a aplicação correta.
=> MX = R$9,85 o litro (Galão de 20L)
=> MX ESP = R$13,80 o litro (Galão de 20L)
Outra característica bem importante (se não for a mais importante para mim), é tentar diminuir um pouco o característico barulho de tucho descarregado que todos os NGD´s 3.0 possuem (Troller e Ranger). Em relatos, o mais convincente é de que os tuchos e acionamentos da corrente de comando são hidráulicos e quando quente, o óleo diminui a viscosidade causando o famoso "castanhar" em marcha lenta que é resolvido simplesmente acelerando um pouco o carro. De fato com óleo novo recém trocado o barulho diminui e até cessa por alguns meses, voltando a aparecer com o passar dos meses...
Não sei se consegui ser claro, mas minha dúvida real está na melhor aplicação para meu motor...
Estou aberto a ouvir opiniões diferentes das minhas ideias ok!!!
Obrigado antecipadamente pela ajuda!
Olá amigo, o Mobil 15W40 MX ESP (CJ-4) é mais recomendado pro uso que faz da sua viatura pois sua proteção do motor na fase quente cSt a 100°C é 15,0 enquanto o Mobil 15W40 MX (CI-4) é de apenas 14,4 além disso a TBN (aditivação Básica) do MX ESP é de 10,4 enquanto a TBN do MX é apenas 10,0 permitindo usar diesel comum (S500) com intervalos de troca maiores por anular o excesso de acidez no óleo por mais tempo, até a fase fria do MX ESP cSt a 40°C = 108 é melhor que do MX cSt a 40°C = 114 diminuindo o castanhado quando o motor está frio por subir mais rápido, minha única recomendação é que se estava usando óleo CH-4 nessa viatura, após colocar o MX ESP fazer a primeira troca com menos tempo, tipo depois de 02 trilhas leves ou 01 pesada, pois o poder detergente do CJ-4 é maior e vai desencrostar muita sujeira do seu motor e contaminar o óleo, sobre o castanhado em marcha lenta quando quente é muito difícil dizer que o MX ESP vai resolver, se for problema de diminuição de viscosidade vc pode tentar colocar o Shell Rimula RT4L (CJ-4) que havia citado anteriormente pois sua viscosidade a quente é um pouco melhor que o MX ESP, cSt a 100°C = 15,5 ante cSt a 100°C = 15 do MX ESP mas tbm não posso lhe dizer com certeza se vai resolver, além disso o Shell tem um TBN baixo pra realidade brasileira, apenas 10,0, quer dizer; se for usar o Shell é melhor abastecer apenas com Diesel S10.
Sobre o problema da temperatura, vc pode fazer uma mistura rica no fluido do radiador, normalmente os fabricantes pedem 50% de aditivo e 50% de água, pode utilizar 75% de aditivo e 25% de água, sempre lembrando que o fluido orgânico (aquele vermelho) é sempre melhor que o sintético (Aquele Verde) por deteriorar menos ao longo do tempo, e cuidado pois existe muito fluido marca porcaria no mercado que já vem diluído, utilize sempre o Bardahl e água destilada ao invés da torneira, encontrada facilmente em empresas que vendem produtos médicos hospitalares.
Lark,
Estou pendendo em utilizar o Mobil MX ESP então... Com a leitura do tópico inteiro eu consegui entender estas orientações que você fez agora. Minha preocupação era realmente na utilização de um óleo para motor "novo" no meu motor "velho"...
Sobre o radiador eu tenho uma receita Motul, veja abaixo e deixe sua opinião:
Utilizar 1 frasco de Motul Mocool (promete reduzir a temperatura de funcionamento)
https://www.motul.com/br/pt-BR/produ...%5Brange%5D=25
E completar o que precisar com este fluido pronto para uso que tem alto grau de ebulição:
https://www.motul.com/br/pt-BR/produ...%5Brange%5D=25
Obrigado pela atenção...
Olá amigo, Motul apesar do preço é uma excelente marca, acredito eu que vá resolver com essa dupla, atente ao fato que o Mocool é pra ser diluído em água destilada na proporção de 1 pra 20 (5% apenas), e mais o Inugel que já vem diluído pode ficar meio forte a mistura e se tornar corrosiva, se eu fosse vc colocava apenas 250ml do Mocool, e o resto na sua Hilux, se não resolver, ai vai uma dica até boba; aqui na S10 que trabalho dá firma com MWM 4.07 Eletronic, que se for ver é uma versão um pouco mais antiga do seu 3.0 international, quando ela começa esquentar muito, eu ligo o ar condicionado no mínimo, ai ela liga as duas ventoinhas adicionais que tem na frente, que sopram o ar bem encima do intercooler e do radiador, fora a do motor que fica ligada direto, a temperatura cai muito mesmo, apesar do barulho maior, não sei se o 3.0 international do Troller tem essas 02 ventoinhas, mas vale tentar, não esqueça de postar aqui no tópico se cessou o castanhado quando quente, pra gente poder formar uma opinião sobre o Mobil MX ESP, uma coisa é na teoria, e outra na pratica né, ok, abraços.
Lark,
O Mocool é indicado também para diluir em fluídos a base de monoetlenoglicol e aditivos orgânicos, além da água destilada.
Então no mínimo eles (Motul), desenvolveram os dois produtos da mesma categoria (arrefecimento) 100% compatíveis entre si... Será?!?!?!
De qualquer forma eu enviei um email para o SAC deles e vou esperar uma resposta.
Sobre o óleo, vou testar o MS ESP mesmo, estou a procura de algum fornecedor que possa vender a granel, se não achar vou de balde de 20L mesmo, até porque a distancia entre a primeira e segunda troca será rápida, ai já vou ter o óleo para a segunda...
Vou mantendo o tópico informado... E novamente obrigado pelas sugestões! Se tiver algo a acrescentar fique a vontade!!!
Penso eu que o Mocool é diluído sim no Inugel, mas se o spec pede pra diluir em água e o Inugel não é somente água destilada pois já tem uma boa parte de Monoetilenoglicol, vai ficar bem forte a mistura, não esqueça de postar por aqui a resposta do SAC amigo.
Uma dica, que talvez já até tenha no Troller, o uso de Snorkel diminui bem a temperatura do motor por pegar o ar por cima e não do cofre do motor.
PS: Tá muito barato o galão de 20 litros do Mobil MX ESP por ai à R$ 276,00, por aqui já tá 300 e poucos reais, pra vc ter uma idéia o Lubrax Advento por aqui já tá R$ 240,00, to quase pedindo pra comprar um galão pra mim, rsss.
Apenas para constatação, já estou usando o óleo para motor Mobil Delvac CJ-4 MS ESP... Eu mesmo troquei, junto com todos os filtros.
Primeiras impressões com aproximadamente 700km rodados (rodei um pouco mais esses dias pois fiz uma pequena viagem para participar da Copa Troller. Já fiz também uma trilha "pesada" que exigiu horas do carro em regime de baixa velocidade ou quase nenhuma velocidade.
=> O castanhar dos tuchos descarregados a primeiro momento ocorreu imediatamente como se não tivesse trocado o óleo, mas creio que seja algo referente a troca muito prematura pois depois de rodar mais um pouco não ouvi mais o barulho, por enquanto!
=> Estou conferindo constantemente se o nível sobe conforme informado devido a uma possível limpeza e até agora nada, o nível se mantem inalterado e a cor do óleo está bem limpa ainda, não "pretejou"...
Aproveitei e pedi junto um balde de óleo de diferencial e também já troquei, mas este não requer nenhum cuidado extra com mudança do que pede no manual, apenas troca constante devido a contaminação nas trilhas, fotos do traseiro impecável e do dianteiro com oxidação que retirei toda, óleo trocado na hora certa ou talvez até com um pouco de atraso no caso do dianteiro... Comprei também uma bomba de óleo para começar a fazer em casa pois a troca é bem constante devido a contaminação nas trilhas, creio que em 2 ou 3 meses o investimento já se paga pois o custo agora deste serviço será 25% em comparação do que gastaria na casa de óleo... O óleo velho do motor e do diferencial descarto no posto e eles recebem sorrindo pois é vendido...
Anexo 498824 Anexo 498825 Anexo 498826 Anexo 498827 Anexo 498828 Anexo 498829
Já chegou os produtos Motul para o radiador, comprei também uma bomba d´água para trocar e estou avaliando mais algum outro componente como válvula termostática para baixar a temperatura de trabalho e ficar garantido que está tudo em ordem...
Anexo 498830
Neste tempo já reprogramei a injeção do carro, agora ele tem 250cv e 58kg de torque contra 160cv e 38kg de torque original...
Anexo 498831 Anexo 498832
Mudou da água p/ vinho o carro! Como uso pneus grandes (37"), era difícil manter 120km/h numa viagem, agora praticamente "do jeito que sobe, desce e vice-versa" em qualquer situação na estrada, nem preciso mais baixar marcha quase... Com certeza o carro anda e se mantém a muito mais de 120km/h, mas não sou insano em tentar mais que isso nesse carro, pra mim está ótimo!
E pra fechar, fotos dos últimos eventos... Uma trilha e copa Troller...
Anexo 498833 Anexo 498834 Anexo 498835
Vou procurar deixar mais impressões sobre a troca do óleo, ver algum sintoma e deixar opinião sobre o barulho de tucho que não apareceu mais...
Observação: Apesar do tópico ser Toyota, foi de grande valor para algumas decisões pois a leitura das páginas e a ajuda do amigo Lark me fez somar bastante coisa sobre as classificações dos óleos, o que não achei no tópico do Troller!
Olá Ronie, obrigado por compartilhar com o pessoal aqui do tópico tanta informação boa, a propósito já recebeu a informação do SAC da Motul sobre o Inugel e o Mocool porque tbm fiquei curioso, outra coisa que tbm tem de ficar de olho é nos lubrificantes (Fluídos) do câmbio e da caixa de transferência 4x4, no Troller eu não sei, mas na S10 4X4 se troca os dois com 30.000Km e 40.000Km respectivamente com uso normal, aqui na minha antiga S10 fiz um upgrade no fluído do câmbio de Dexron III pra Dexron VI, o engate das marchas virou outro, bem mais macio e preciso, além de aumentar o intervalo de troca pra 160.000Km e diminuir o desgaste do Platô e disco de embreagem, outra coisa é que na S10 o diferencial dianteiro não usava o 85W140, dá uma nova conferida no manual do Troller se tá certo assim como fez, abraços.