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  • #241
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    Shell Rotella T6 5W40 C J-4 Sintético. Galão 3,78 L U$ 21,36 + 7% (taxa) - faça as contas e veja o custo por litro em R$ ...

  • #242
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    02/03/2013
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    ... parece que não tem interessados em discutir sobre esse assunto. Quem conhece ou já usou o Shell RIMULA R5 LE 10W40 CJ-4 ? O Litro sai por R$ 22,50. Minha dúvida é: Na embalagem mostra ilustração de uma carreta , caminhão e ônibus e fala que as principais aplicações são para motores Europeus em uso severo. Pode ser usado na frontier , Nova Hilux , Amarok , Nova Ranger ?

  • #243
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    24/01/2012
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    Edervando, Pelo que já andei estudando do assunto...esses novos óleos CJ-4 somente devem ser usados em carros que usam o diesel S-10 exclusivamente...não usando nenhum outro tipo.
    Dentre vários detalhes, um deles é a falta de reserva alcalina nesses óleos.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #244
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    CARO EDERVANDO

    Não fique triste aqui pelas pessoas que não responderam , como eu , não manjo nada deste óleo e acredito que ninguem daqui do forum deve ter usado dele , apenas agora o SANDRO_VENTANIA esta comentando e pelo que vejo , parece que o SANDRO é do ramo .

    Abraço e bom fim de semana .

    Mas vai aí minha opinião : Seu carro é novo e vai fazer a sua segunda troca de óleo ,VAI PELO O QUE O MANUAL MANDA E SEJA FELIZ , NÃO TENTE INVENTAR A RODA .

    Cito como exemplo o óleo de freio : a TOYOTA recomenda colocar o ÓLEO DOT4 , se colocar o DOT5 achando que ele é melhor , VAI DAR DEFEITO NO SEU FREIO PQ O DOT5 VAI DERRETER AS CONEXÕES DE BORRACHA DO FREIO E VAI TE DEIXAR NA MÃO . Nem sempre o que é mais evoluído é melhor para seu carro .

  • #245
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Eu do ramo, Guilheme??? KKKKK...nem de longe...bombeiro só entende de água kkkk!
    A gente lê algo aqui, uma matéria ali, um estudo acolá...e quando um colega pergunta a gente tem um pitaco pra dar...he he he!

    O óleo CJ-4 foi desenvolvido por causa das novas normais, viram que não adiantava diminuir o enxofre do diesel a quase zero se o motor sempre queima algum oleo do motor...os fabricantes se viam doidos pois não conseguiam cumprir as novas regras, os dois sistemas, egr e outro que esqueci, não davam conta ou logo estragavam...daí pediram para os fabricantes desenvolverem esse novo óleo.
    Ele é muito bom, mas como foi feito para motores novos, visando os novos combustiveis com baixos teores de enxofre, eles diminuiram ou mudaram alguns aditivos que acharam desnecessários...um deles é a reserva alcalina...sem ela e usando o diesel comum o óleo se deteriora antes do previsto.
    4X4 Brasil
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  • #246
    Usuário Avatar de F. Oliveira
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu do ramo, Guilheme??? KKKKK...nem de longe...bombeiro só entende de água kkkk!
    A gente lê algo aqui, uma matéria ali, um estudo acolá...e quando um colega pergunta a gente tem um pitaco pra dar...he he he!

    O óleo CJ-4 foi desenvolvido por causa das novas normais, viram que não adiantava diminuir o enxofre do diesel a quase zero se o motor sempre queima algum oleo do motor...os fabricantes se viam doidos pois não conseguiam cumprir as novas regras, os dois sistemas, egr e outro que esqueci, não davam conta ou logo estragavam...daí pediram para os fabricantes desenvolverem esse novo óleo.
    Ele é muito bom, mas como foi feito para motores novos, visando os novos combustiveis com baixos teores de enxofre, eles diminuiram ou mudaram alguns aditivos que acharam desnecessários...um deles é a reserva alcalina...sem ela e usando o diesel comum o óleo se deteriora antes do previsto.

    Porra! Q aula mermão! HehehehehehHeheheheheh

  • #247
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    A norma para as pick ups e Vans euro 5 com DPF (filtro de particulas diesel) q está em uso hj, adotada pela maioria das montadoras (2013 em diante)é a européia ACEA C ( C2, C3 ou C4)
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #248
    Usuário Avatar de Freitag
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    É isso aí, por isso que amo o meu bom e velho motor 2.8 .......
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

  • #249
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    Olá amigos, tava meio ausente, pode-se usar CJ-4 em motores antigos tranquilamente, a reserva alcalina diminuiu sim, mas pouco, comparando o TOP Turbo 15W40 que tem basicidade de 11, esse Shell Rotella T6 5W40 tem basicidade de 10.6 e o Shell Rimula R5 10W40 tem basicidade de 10.1, o unico cuidado é que motores EURO 5 costumam ajuntar muita fuligem (leia-se enxofre) por ter os anéis mais próximos a cabeça do pistão, então óleos CJ-4 tem muito mais detergente na sua formulação de modo a retirar essa fuligem e impregná-la ao óleo, então se for usar esses óleos em motores antigos devem fazer a primeira troca com menos tempo porque ele vai promover uma limpeza profunda no motor.

    PS: O Lubrax Advento 15W40 CJ-4 existe desde 2011 e desde então usei na minha antiga S10 MWM 2.8, e tbm num trator MF 235 1978, e numa Hilux 2007, rodei na S10 mais de 50.000 kilometros sem problema algum, me lembro que na primeiro troca o óleo ficou completamente preto com apenas uma volta no quarteirão e aumentou até o nível sozinho, então troquei com 5000km apenas, depois nas próximas trocas demorava dias pra pretejar o óleo.

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
    http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1112090837.pdf

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Edervando, Pelo que já andei estudando do assunto...esses novos óleos CJ-4 somente devem ser usados em carros que usam o diesel S-10 exclusivamente...não usando nenhum outro tipo.
    Dentre vários detalhes, um deles é a falta de reserva alcalina nesses óleos.
    4X4 Brasil
    S10 COLINA CS 4X2 2.8 MWM 09/10 140CV




  • #250
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    É tem razão.
    SW4 3.0 TD 2001 - EX - SW4 2.8 93 JAPONESA ORIGINAL - EX - TOYOTA HILUX CD SRV 3.0 TD 2002 - 1KZT-E

  • #251
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Olá amigos, tava meio ausente, pode-se usar CJ-4 em motores antigos tranquilamente, a reserva alcalina diminuiu sim, mas pouco, comparando o TOP Turbo 15W40 que tem basicidade de 11, esse Shell Rotella T6 5W40 tem basicidade de 10.6 e o Shell Rimula R5 10W40 tem basicidade de 10.1, o unico cuidado é que motores EURO 5 costumam ajuntar muita fuligem (leia-se enxofre) por ter os anéis mais próximos a cabeça do pistão, então óleos CJ-4 tem muito mais detergente na sua formulação de modo a retirar essa fuligem e impregná-la ao óleo, então se for usar esses óleos em motores antigos devem fazer a primeira troca com menos tempo porque ele vai promover uma limpeza profunda no motor.

    PS: O Lubrax Advento 15W40 CJ-4 existe desde 2011 e desde então usei na minha antiga S10 MWM 2.8, e tbm num trator MF 235 1978, e numa Hilux 2007, rodei na S10 mais de 50.000 kilometros sem problema algum, me lembro que na primeiro troca o óleo ficou completamente preto com apenas uma volta no quarteirão e aumentou até o nível sozinho, então troquei com 5000km apenas, depois nas próximas trocas demorava dias pra pretejar o óleo.

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
    http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1112090837.pdf


    Obrigado Lark2 por complementar.

    Então pra mim ele é muito bom para fazer um flushing e depois voltar para o bom e tradicional Top turbo.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #252
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    Ótimo pra fazer isso, mas se for voltar pro TOP Turbo, procure um CJ-4 de base mineral, tipo o Lubrax Advento CJ-4 15w40 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W-40 CJ-4, e coloque pelo menos 1 litro a menos porque ele vai aumentar o nível dependendo da sujeira no seu motor.

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Obrigado Lark2 por complementar.

    Então pra mim ele é muito bom para fazer um flushing e depois voltar para o bom e tradicional Top turbo.
    S10 COLINA CS 4X2 2.8 MWM 09/10 140CV




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