Postado originalmente por
RONIE_VALIM
Apenas para constatação, já estou usando o óleo para motor Mobil Delvac CJ-4 MS ESP... Eu mesmo troquei, junto com todos os filtros.
Primeiras impressões com aproximadamente 700km rodados (rodei um pouco mais esses dias pois fiz uma pequena viagem para participar da Copa Troller. Já fiz também uma trilha "pesada" que exigiu horas do carro em regime de baixa velocidade ou quase nenhuma velocidade.
=> O castanhar dos tuchos descarregados a primeiro momento ocorreu imediatamente como se não tivesse trocado o óleo, mas creio que seja algo referente a troca muito prematura pois depois de rodar mais um pouco não ouvi mais o barulho, por enquanto!
=> Estou conferindo constantemente se o nível sobe conforme informado devido a uma possível limpeza e até agora nada, o nível se mantem inalterado e a cor do óleo está bem limpa ainda, não "pretejou"...
Aproveitei e pedi junto um balde de óleo de diferencial e também já troquei, mas este não requer nenhum cuidado extra com mudança do que pede no manual, apenas troca constante devido a contaminação nas trilhas, fotos do traseiro impecável e do dianteiro com oxidação que retirei toda, óleo trocado na hora certa ou talvez até com um pouco de atraso no caso do dianteiro... Comprei também uma bomba de óleo para começar a fazer em casa pois a troca é bem constante devido a contaminação nas trilhas, creio que em 2 ou 3 meses o investimento já se paga pois o custo agora deste serviço será 25% em comparação do que gastaria na casa de óleo... O óleo velho do motor e do diferencial descarto no posto e eles recebem sorrindo pois é vendido...
Já chegou os produtos Motul para o radiador, comprei também uma bomba d´água para trocar e estou avaliando mais algum outro componente como válvula termostática para baixar a temperatura de trabalho e ficar garantido que está tudo em ordem...
Neste tempo já reprogramei a injeção do carro, agora ele tem 250cv e 58kg de torque contra 160cv e 38kg de torque original...
Mudou da água p/ vinho o carro! Como uso pneus grandes (37"), era difícil manter 120km/h numa viagem, agora praticamente "do jeito que sobe, desce e vice-versa" em qualquer situação na estrada, nem preciso mais baixar marcha quase... Com certeza o carro anda e se mantém a muito mais de 120km/h, mas não sou insano em tentar mais que isso nesse carro, pra mim está ótimo!
E pra fechar, fotos dos últimos eventos... Uma trilha e copa Troller...
Vou procurar deixar mais impressões sobre a troca do óleo, ver algum sintoma e deixar opinião sobre o barulho de tucho que não apareceu mais...
Observação: Apesar do tópico ser Toyota, foi de grande valor para algumas decisões pois a leitura das páginas e a ajuda do amigo Lark me fez somar bastante coisa sobre as classificações dos óleos, o que não achei no tópico do Troller!