O motor do meu jipe me parece estar excelente, mas já é um motor rodado. O que eu percebo nele é que ele faz mais barulho que outros jipes menos rodados que conheço. Então, como faço para ter uma visão real do estado do motor?
O motor do meu jipe baixa mais ou menos 1 l a cada 5mil Km, por isso eu nunca completo o óleo, quando chega perto dos 5 mil eu troco. Sempre troco o filtro de óleo, e o filtro de combustível à cada duas trocas de óleo.
Eu sempre uso óleo Rimula para motores turbo. O motor mal altera a temperatura dele, apenas quando em subidas fortes e muito longas, mas nunca chegou na metade do marcador( que infelizmente não fala quantos graus o motor está).
Uma vez o mecânico trocou o óleo e colocou Lubrax, notei claramente que o motor começou a trabalhar mais quente, andei apenas um dia e troquei o óleo pelo Rimula.
Minha cidade é muito fria, agora mesmo deve estar uns 12 °C. De manhã, quando vou dar a partida, está perto dos 3°C, e o motor faz bastante fumaça. Isso é normal?
Vc acha que vale á pena fazer alguma troca preventiva de peças no motor, tipo bronzinas do comando de válvulas ou coisa assim?