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  • #1



    Felix, pode ter acontecido uma infinidade de coisas, oq não ficou claro para mim foi quanto a qual mangueira estourou.... Isso prq a mangueira de pressão de óleo, que leva óleo para a turbina, não deve em hipótese alguma ser presa com abraçadeiras!

    Funcionar o motor sem óleo causa inúmeros prejuízos ao motor, todos irreversíveis e acumulativos... Não quero ser trágico ou desanimador, mas na melhor das hipóteses vc terá q trocar as bronzinas, anéis e brunir!!! Qualquer coisa diferente, em minha opinião, é fazer serviço pela metade!
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  • #2
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Felix,

    ja aconteceu isso comigo,mas devido mangueira cortada.

    Rodei bastante com meu 364 e nada aconteceu, gracas a deus. Nao tinha meio litro no mptor, mas essa qtde foi suficiente para ficar com um pouco de pressao, por isso q nao percebi na hora.

    abs e tomara q nao seja nada grave.
    Felippe (Bob Filho)

  • #3
    mecamaniaco,
    a mangueira que escapou/soltou a abraçadeira é aquela que liga a turbina ao carter,pelo que entendi a mesma funciona como um retorno do oleo,mas como folgou a abraçadeira,jogou todo o oleo para baixo da viatura,parece que foi lavada com oleo de motor,ta tudo melado por baixo,tem oleo ate por cima do tanque de combustivel.
    a mangueira que liga a turbina a bomba de oleo esta em ordem,
    acabei de chegar da oficina,vao mecher depois do almoço.
    ainda nao tenho ideia das avarias,ligaram e foi a mesma coisa,em marcha lenta,nada de barulho,mas o motor esta falhando/trepidando parece um MB fora de ponto,depois quando acelera um pouco da uns estouros,??????
    grato pela atenção,
    se alguem tiver mais alguma sugestao manda ai,
    ate mais

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Felix, acho melhor verificar se não aconteceu algum outro problema além de escapar a mangueira do retorno, pois há algumas coisas estranhas em seu relato.
    A pressão não é tão grande nessa mangueira, por isso o óleo não deveria vazar tão rápido e nem fazer barulho de estouro (coisa que normalmente acontece quando escapa a mangueira de ar da admissão).
    Também não deveria haver queda imediata na pressão do óleo, já que se trata de retorno para o carter e a pressão da bomba fica retida antes do mancal da turbina.
    Considerando que os kits turbo do 14B ligam o retorno a um selo em parte relativamente alta do bloco, não era para vazar rapidamente o óleo do carter, a menos que o instalador tenha ligado o retorno soldando um caninho na parte baixa do carter, como se fazia antigamente para turbinar caminhonetes antigas.
    Para haver danos no motor por falta de óleo, é possível que o óleo já tenha vazado bem antes do tal estouro.
    Faça uma boa investigação antes de aceitar o diagnóstico do mecânico.

  • #5
    Felix, é exatamente isso que o Walter falou, essa mangueira não deveria ter pressão nenhuma, só conduzir o óleo que passou pela turbina de volta ao cárter!

    É provável que você tenha rodado sem óleo por algum tempo, um jeito fácil de saber é olhar o eixo traseiro em busca de óleo espirrado, se você parou a viatura pouco depois de ouvir o "estouro da mangueira" o eixo deverá estar seco, se estiver cheio de óleo é prq vc andou com ela jorrando óleo até ficar sem!

    O barulho de pipoca estourando pode ser o da biela quebrada se debatendo pelo bloco do motor, oq pode ter ocorrido por N motivos, entre eles excesso de pressão, falta de óleo, fadiga do material e qualidade do material caso o motor já tenha sido mexido antes! Se foi mesmo a biela, oq é bastante provável pelo barulho, dificilmente seu cárter estará íntegro, é bastante provável que o óleo escorrido tenha saído por uma trinca ou até mesmo uma quebra do bloco!

    Enfim, nenhuma das opções citadas é boa, mas poderão te ajudar na hora de arrumar a viatura!
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  • #6
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Walter / Bruno,

    O Retorno da turbina, tb tem pressão ... Como disse, já passei por isso, porém 2 vezes ... as duas vezes, mangueira cortada, agora dei a solução para o meu caso.

    A primeira vez, só percebi qdo parei o carro, conforme relatei. Já na segunda, estava andando com o braço meio pra fora e respingou, oleo na minha camisa ... em primeiro momento, meio q xinguei, mas ai na hora ja encostei e lembrei da primeira vez q estourou a mangueira... batata ... o oleo era do retorno da turbina... rsrs

    Como a sorte de nao acontecer nada nao bate 3 vezes na msm porta.. ahuhauha... resolvi o problema, colocando uma mangueira mega ultra mais reforçada... q já dura mais de 2 anos, sem problemas.

    O correto, é instalar uma cebolinha de óleo, pode ser da f1000 ... assim vai avisar qdo houver falta de óleo, pois nesse caso de mangueira rompida, o oleo vai embora muito rapido e so acusa no manometro, qdo nao há mais uma gota de óleo... rsrs... pois enquanto tiver, a bomba vai gerar pressão nessa gota, marcando no relógio.

    Ahh e detalhe ... o corte da mangueira era mais para furo .. rsrsrs .. e vazou muito rápido ... para comprovar, como há pressão.

    Abs
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    Felippe (Bob Filho)

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Fê_jipeiro, não querendo discordar, permita-me dar uma filosofada sobre a questão da pressão na mangueira de retorno:

    O lado que vem da turbina recebe o fluxo de óleo que passou pelo mancal, mas o outro lado comunica-se livremente com o carter, que está (ou deveria estar) sob pressão atmosférica, já que tem um respiro que ou está ligado no filtro de ar, ou no snorkel, ou desconectado.

    No meu entender, para haver pressão deve haver algum tipo de restrição na extremidade da mangueira. Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.
    Se o óleo não retornar pro carter vai derramar tudo pois a conexão de lubrificação da turbina vem direto do duto central onde temos a pressão máxima do sistema.

    O barulho e os "estouros" são consequência da falta de lubrificação, é uma sequencia: motor quente, componentes dilatados, atrito e desgaste prematuro de componentes.

    Espero que não seja grande o prejuízo mas infelizmente pelo relato só nos leva a crer que danificou bastante coisa.

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Walter,

    O Elmer escreveu o que eu quis dizer ... O cartér está sem pressão, porém logo após o mancal da turbina, ainda temos pressão e esta, suficiente para vazar óleo quando a mangueira está rompida.

    Detalhe, a mangueira não estourou devido pressão, sisplemente cortou/furou !A

    Na torcida para não ter sido grande o preju do nosso amigo.

    Abs
    Felippe (Bob Filho)

  • #10
    elmer/valter,como o fe jipeiro falou é iso mesmo que aconteceu,a mangueira de retorno pro carter,
    o funcionario que instalou a turbina nao apertou suficientemente a abraçadeira e com a trepidação da estrada foi soltando aos poucos,e justamente no momento de uma ultrapassagem quando estava na casa de uns 110km,ocorreu o incidente.
    o serviço de instalação da turbina foi realizado numa autorizada bosh/turbo garret/turbo biaggio,
    eles so trabalham com turbina/bomba instalação/manutenção.
    voltei de la a pouco o que foi feito ate agora:
    abriram a tampa de valvula,na esperança de ter alguma vareta quebrada ou mola,enfim alguma avaria mais simples.
    nada foi constatado.
    o veiculo esta sendo levado agora para uma oficina mecanica,para abrir o carter e o motor.
    final do dia talvez tenho informação precisa do que aconteceu.
    um comentario infeliz do tecnico da turbo garret que estava acompanhando a avaliação:
    se fosse problemas de falta de oleo o primeiro componente que ia estourar seria a turbina,pois a mesma nao pode trabalhar sem lubrificação,logo se a turbina nao estourou o problema nao foi a falta de oleo causada pela mangueira que soltou,ou seja,o motor ja devia ter algum problema.???????:
    sugeri esgotar o oleo do carro dele e dar uma volta a 100km/por hora,adivinha se ele aceitou,saiu andando.
    mas fiquei preocupado com este comentario,totalmente desnecessario,
    sera que a autorizada vai tentar me repassar o prejuizo.???
    final do dia volto com mais novidades.
    se tiverem mais sugestoes por favor fiquem a vontade.
    grato pela atenção de todos.

  • #11
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Felix, blza?

    Cara, fica esperto, pois esses caras são pilantras ... e com certeza, vão tentar empurrar o preju para vc.

    A turbina só danificaria, se rodasse muito sem óleo e em alto giro, pois em baixo giro, o mancal estaria melecado de óleo e não ia prejudicar tanto assim.

    Abs,
    Felippe (Bob Filho)

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Cara, mês passado concluí meu curso técnico em manutenção automotiva e me formo esse ano, estou decepcionado com os comentários desse "técnico", pqp. Veja bem, a turbina recebia óleo e jogava pra fora, então a lubrificação dos mancais estava ok apenas era interrompida APÓS a turbina(não retornando pro carter) portanto o turbo era a última peça do sistema que recebia óleo com pressão e jamais seria a primeira a sofrer desgaste pois todo óleo do motor iria passar por ela até se esgotar.

    []'s

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