Postado originalmente por
holetz
Peguei ontem minha Band em Curitiba, com uma nova turbina menor e com Intercooler. Devido ao alto custo, e o baixo retorno, não instalei uma LDA.
A diferença em relação a APL antiga (.48) foi realmente a velocidade que ela enche, alcançando tranquilo 1kg já na segunda marcha, algo que a APL só fazia na quarta marcha.
Quanto ao torque, não digo que foi da água pro vinho, até porque ainda não peguei um morro ingrime o suficiente para testar ela na lenta, já que no plano até o motor aspirado tem força sobrando. Mas, a waste-gate já fez toda a diferença no carro, pois agora não preciso controlar tanto o pé para não encher de mais a turbina, ficando a Band facilmente na 5a marcha independente das subidas. E não, não senti o motor amarrado, na realidade parece até estar mais macio (provavelmente por causa da regulagem da bomba que estava adiantada).
A ultima, porém a mais notável, é o som que a nova turbina faz... assovia muito, principalmente parada >.<
Resultado... A minha intenção na troca da turbina, era dar mais força na lenta para compensar o meu diferencial 11x37 e minhas rodas 33", entretanto, mesmo notando uma melhora, a troca da 3a marcha para a 4a marcha continua complicada, o motor ainda se treme todo até chegar a pelo menos 80km/h, sendo que passo para a 4a apenas a 70km/h.
Com isso, acredito que para as Band 14b, a relação adequada seria 10x37 com pneus 33", ou 11x37 com pneus 31". E sim, turbina pequena!