
Postado originalmente por
Fe_jipeiro
Bruno,
Discordo de vc neste ponto ...
O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...
Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!
Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...
Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...
O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.
Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor
, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.
