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Resultados 373 a 384 de 534
  • #373
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Essa discussão me fez perceber uma coisa que pode ser um problema para quem turbina o 14B.
    A borboleta na admissão.
    Quando se estica uma marcha, ao tirar o pé do acelerador na hora da mudança, a borboleta fecha repentinamente, bem no momento em que a turbina está embalada e mandando pressão. Isso é facilmente visível quando o manômetro está instalado após a borboleta (ao meu ver é o lugar certo) o ponteiro dá uma paulada no início da escala.
    É fácil imaginar que nesse momento o rotor da turbina é freado violentamente pelo bloquio da pressão.
    Nos últimos dias fiz alguns testes, mudando de marcha sem fechar totalmente o acelerador e percebí que mesmo ficando o motor momentaneamente sem carga, a pressão se mantém durante a troca, melhorando inclusive o torque inicial na marcha seguinte.
    Nos motores a gasolina exista a vávula de prioridade, justamente para reduzir a sobrepressão quando fecha a borboleta do carburador ou TBI.
    Considerando que nos motores diesel mais antigos não existe essa borboleta, nunca ouví falar em vávula de prioridade em instalação de turbo no diesel. E nos mais novos desconheço se existe borboleta na admissão.
    O que acham?

  • #374
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    05/01/2004
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    Citação Postado originalmente por holetz Ver Post
    Dar 0,5kg parada na lenta? Oque muda tanto da minha turbina para esta que de tanta diferença assim? E não digo que não de 1kg na primeira, mas andando normal chega a 1kg na segunda.
    Na lenta é impossível, pode até marcar 0,5 sem carga no motor(acelerando com o carro parado). Outro detalhe, o pico máximo de pressão se dá em determinada faixa de rotação do motor, independente da marcha utilizada.

    []'s

  • #375
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    30/12/2007
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    Citação Postado originalmente por mecamaniaco Ver Post
    Outra coisa que eu vejo com muita frequencia é neguinho falando que 1KG de pressão de uma turbina pequena é menos q 1KG de pressão de uma turbina grande, MEU JESUS, 1Kg é 1Kg em qualquer mundo..... Oq muda de uma configuração para a outra é a temperatura dos gases, menor nas turbinas maiores, e a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor!!! O pior de tudo é que vai ter neguinho falando que o fluxo é maior, bobagem, a pressão da admissão é SEMPRE condicionada ao fluxo de ar que o motor "respira" em cada faixa de rotação, oq NÃO muda de uma turbina para a outra, senão pelos fatos já citados acima.....

    Não quero ser agressivo, muito menos com vc, só quero desabafar pois estou cansado de ler besteira neste fórum e ficar calado.....
    Bruno,

    Discordo de vc neste ponto ...

    O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...

    Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!

    Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...

    Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...

    O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.

    Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.


    4X4 Brasil
    Felippe (Bob Filho)

  • #376
    Usuário Avatar de João Eduardo
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Se ele instalar, nunca mais vai querer uma aspirada hehehe. A LDA para o 14b, segundo me informaram é da SW 3.0 com BI mecânica

    Walter
    Tive um 14b com essa turbina e agora tenho um com .50 na caixa fria.
    A turbina menor, funciona praticamente desde a marcha lenta. A viatura fica arisca no trânsito respondendo prontamente e sem lag, mas realmente segura em alta. Já a turbina maior, demora mais a entrar, mas quando entra, puxa com força. Vai do gosto e uso. Turbina pequena melhor para cidade e trilha. Maior, boa para estrada. Ideal seria uma TGV ou duas turbinas como a Amarok.
    Abs
    Caro Dimasi,

    Aproveitando que o tópico está "quente":

    Se não estou enganado, a sua Band tem uma turbina .50x.48 mono com eixo 53,5mm e rotor 52mm da Biagio, é isto mesmo? Ela tem válvula de alívio ou somente as caixas quente e fria.

    Você acha que a minha Band, com mesmo motor(14B), porém relação 12x35, pneu(barulhento) Savero Mud 31,5 x 10,5x15 terá a mesma performance?
    Hoje ela tem uma turbina da Biagio mas das pequenas, ainda não consegui identificar a especificação, no entanto não passa de 0,5Kg/cm2.

    Vi o vídeo do dono anterior de sua Band e achei interessante a configuração. Minha intensão é trilhas leves, passeios(acampamentos) e viagens, minha dificuldade é nas ultrapassagens. Estou querendo pressão acima de igual ou maior que 1Kg/cm2.

    A Itaturbos.com.br está vendendo esta turbina por R$ 899,00, achei o preço muito interessante.

    Minha única dúvida é se ela irá caber pois o espaço está apertado.
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #377
    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Bruno,

    Discordo de vc neste ponto ...

    O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...

    Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!

    Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...

    Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...

    O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.

    Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.



    Qual é essa turbina que vc ta usando que enxe rápido? usa os bicos injetores originais?
    []'s

  • #378
    Fe, mecamaniaco e demais colegas daria pra identificar qual turbina esta sendo usada nesse 14b?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01638.jpg   -dsc01639.jpg  

  • #379
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    A turbina não dá pra ver o modelo, mas tem waste-gate e parece ser pequena, tipo do MWM 2.8.
    Interessante a gambiarra no coletor de adm, que eliminou a borboleta.

  • #380
    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Bruno,

    Discordo de vc neste ponto ...

    O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...

    Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!

    Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...

    Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...

    O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.

    Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.



    Felippe,

    Todos falam que você é o "guru das turbinas", mas lamento, se vc não entende que a restrição final é o próprio motor, não tem como eu dar esse título a você.... O fato de vc ter uma mangueira de bombeiros ou uma mangueira de jardim não muda nada se a ponta de saída tiver a mesma bitola!!!!! Imagine, isso é mecânica de fluídos, coisa básica de qualquer engenharia!

    Mais uma vez eu afirmo, NÃO HÁ DIFERENÇA, 1KG É 1KG.... Só mudaria se o motor estivesse respirando mais, mas NÃO ESTÁ, a configuração dele é exatamente a mesma e raramente muda-se a configuração da "parte quente", ou seja, BALELA pra boi dormir! A CONFIGURAÇÃO DA TURBINA DEPENDE DOS FATORES CITADOS NO MEU POST ANTERIOR !!!!

    Outra coisa que o pessoal não está entendendo.... Motor diesel precisa de DIESEL para andar!!!! Parece ser simples né, mas a maioria não entende isso, incrível... Turbinas menores e com menor inércia tendem a dar pressão com mais facilidade, mas isso NÃO TRADUZ POTÊNCIA!!!! Lembrem-se do ditado, cavalo anda, cavalo bebe!

    Enfim, o negócio não é tão simples, mas fazendo direito fica fácil entender o funcionamento.....

  • #381
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    Citação Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Caro Dimasi,

    Aproveitando que o tópico está "quente":

    Se não estou enganado, a sua Band tem uma turbina .50x.48 mono com eixo 53,5mm e rotor 52mm da Biagio, é isto mesmo? Ela tem válvula de alívio ou somente as caixas quente e fria.

    Você acha que a minha Band, com mesmo motor(14B), porém relação 12x35, pneu(barulhento) Savero Mud 31,5 x 10,5x15 terá a mesma performance?
    Hoje ela tem uma turbina da Biagio mas das pequenas, ainda não consegui identificar a especificação, no entanto não passa de 0,5Kg/cm2.

    Vi o vídeo do dono anterior de sua Band e achei interessante a configuração. Minha intensão é trilhas leves, passeios(acampamentos) e viagens, minha dificuldade é nas ultrapassagens. Estou querendo pressão acima de igual ou maior que 1Kg/cm2.

    A Itaturbos.com.br está vendendo esta turbina por R$ 899,00, achei o preço muito interessante.

    Minha única dúvida é se ela irá caber pois o espaço está apertado.
    Fala João !
    O tópico tá quente mesmo hehehe. Eu não sou especialista, muito pelo contrário.
    Acho que a turbina é essa mesmo, o mecamaniaco pode confirmar. Ela está com vávula de prioridade instalada, mas nunca houvi atuar. Nesse motor tem quem tire a borboleta, outros deixam ela, mesmo sem válvula. Sua relação final está bem mais longa que a minha. Acredito que deve ficar boa. É só questão de cambiar certo. Vc só vai usar a 5a depois de 100. Alem da turbina tem outros ajustes. A minha tá com a admissão da turbina em 3", descarga e, 2,5" e escape em 2,5" direto e um grau na bomba, chega a 1,5kg fácil. Minha anterior com turbina pequena tb dava 1,5kg, só que ela chegava antes e amarrava o motor após as 3000 rpm. Uma comparação, por ex com a turbina pequena andando em 5a mantendo 100 km/h com a turbina pequena, a pressão ficava em 0,8 bar, com a maior 0,3 bar. A vantagem da menor é que fica muito arisca, mas em compemnsação o motor trabalha com pressões maiores quando não é necessário. O espaço realmente fica pequeno, tem que calcular muito bem. Na minha a travessa do capô foi cortada para poder passar a tubulação de saída da turbina.
    Abs
    Fabiano
    SW4 95 caveirão

  • #382
    Usuário Avatar de João Eduardo
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Fala João !
    O tópico tá quente mesmo hehehe. Eu não sou especialista, muito pelo contrário.
    Acho que a turbina é essa mesmo, o mecamaniaco pode confirmar. Ela está com vávula de prioridade instalada, mas nunca houvi atuar. Nesse motor tem quem tire a borboleta, outros deixam ela, mesmo sem válvula. Sua relação final está bem mais longa que a minha. Acredito que deve ficar boa. É só questão de cambiar certo. Vc só vai usar a 5a depois de 100. Alem da turbina tem outros ajustes. A minha tá com a admissão da turbina em 3", descarga e, 2,5" e escape em 2,5" direto e um grau na bomba, chega a 1,5kg fácil. Minha anterior com turbina pequena tb dava 1,5kg, só que ela chegava antes e amarrava o motor após as 3000 rpm. Uma comparação, por ex com a turbina pequena andando em 5a mantendo 100 km/h com a turbina pequena, a pressão ficava em 0,8 bar, com a maior 0,3 bar. A vantagem da menor é que fica muito arisca, mas em compemnsação o motor trabalha com pressões maiores quando não é necessário. O espaço realmente fica pequeno, tem que calcular muito bem. Na minha a travessa do capô foi cortada para poder passar a tubulação de saída da turbina.
    Abs
    Fabiano
    Valeu Dimasi!
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #383
    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Fala João !
    O tópico tá quente mesmo hehehe. Eu não sou especialista, muito pelo contrário.
    Acho que a turbina é essa mesmo, o mecamaniaco pode confirmar. Ela está com vávula de prioridade instalada, mas nunca houvi atuar. Nesse motor tem quem tire a borboleta, outros deixam ela, mesmo sem válvula. Sua relação final está bem mais longa que a minha. Acredito que deve ficar boa. É só questão de cambiar certo. Vc só vai usar a 5a depois de 100. Alem da turbina tem outros ajustes. A minha tá com a admissão da turbina em 3", descarga e, 2,5" e escape em 2,5" direto e um grau na bomba, chega a 1,5kg fácil. Minha anterior com turbina pequena tb dava 1,5kg, só que ela chegava antes e amarrava o motor após as 3000 rpm. Uma comparação, por ex com a turbina pequena andando em 5a mantendo 100 km/h com a turbina pequena, a pressão ficava em 0,8 bar, com a maior 0,3 bar. A vantagem da menor é que fica muito arisca, mas em compemnsação o motor trabalha com pressões maiores quando não é necessário. O espaço realmente fica pequeno, tem que calcular muito bem. Na minha a travessa do capô foi cortada para poder passar a tubulação de saída da turbina.
    Abs
    Fabiano
    Fabiano, ela náo esta "espirrando" prq foi tirada uma das molas de retorno do acelerador, para aliviar o peso do pedal... Se VC quiser ver ela espirrar é só VC acelerar com a mao e voltar o acelerador com a mao bem rapido... Se VC fizer andando é só soltar o pé de uma vez só....

    A ideia dessa válvula é evitar q a turbina perca velocidade, mas essa em especial só espirra quando precisa mesmo, do contrario a segunda mola deixa ela fechada p evitar entrada de agua e poeira, diferente das usadas normalmente!!!
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #384
    Mecamaniaco, na sua opinião pra quem quer um bom rendimento principalmente turbina enxendo desde cedo mas que nao limite muito a rotação do motor o que vc recomenda? apl240 é a basicona, acima dela tem a k16... tem outra que ficaria melhor ainda?
    E sobre o intercooler, eu usava o da s10 2.8, tem gente que diz que é pequeno (na minha band funcionava muito bem) e restringe a entrada de ar, tem gente que diz que um grande tipo o do VW 8-150 é grande demais e da lag
    Turbinar e ter uma boa performance com o 14b é um problema, tem muitas opções e opiniões diferentes
    []'s

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