Powered by vBulletin

Instalaçao de guincho mecanico na Band

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/04/2012, 23:24
    Guiga Tostes
    Citação:

Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    é verdade que precisa retirar a ct e abrir o cambio todo pra instalar a tomada de força???

Dudu,

Desmontar e abrir a CT e cambio não precisa.

No caso da PTO Ekron que tem o acoplamento na parte traseira da CT( as PTO Biselli e Ensimec acoplam na lateral da CT e usam a engrenagem) não precisa(ao menos na Band 4M).

Não sei precisar no caso das Band 5M pois a travessa do cambio pode atrapalhar/dificultar a instalação.

Na pagina 2 deste tópicos tem fotos do local onde se acopla a PTO Ekron e outra com uma seta vermelha indicando onde se acoplam as PTO Ensimec e Biselli...estas sim precisam baixar a CT para montar.

Rafa, Dudu e Sérgio,

depois postem fotos das maquinas com o guincho!!!

Abs
  • 23/04/2012, 13:52
    rbata
    Passando só pra avisar que coloquei as fotos do guincho no tópico das atualizações da band.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ml#post1675566

Aparentemente parece muito bem construído e robusto.
    Ficou com o visual bem discreto pois ele fica bem embutido, afundado atrás do parachoque.

Fiz uns testes aqui na garagem para treinar a operação.
    O ideal é que seja feito sempre com 2 pessoas mas numa emergência é possível operar sozinho.
    Para operar sozinho tem que colocar a alavanca no modo embreagem, soltar a trava do tambor, desenrolar o cabo, fixar o gancho.
    Aí coloca o guincho no modo tração. Tudo isso feito do lado de fora do carro.
    Na sequência entra dentro do carro, coloca o câmbio de marcha em neutro e a alavanca da tração em neutro tb ou em 4x4 reduzida, caso queira tracionar com os pneus tb. Aí aciona a alavanca da tomada de força. E por último pisa no pedal da embreagem e engata primeira marcha. Aí quando soltar o pedal da embreagem o guincho começa a enrolar. Qualquer merda, se precisar parar de rebocar tem que pisar na embreagem, e se precisar desenrolar o cabo tem que engatar a ré.

Lendo parece complicado mas na prática é muito mais simples....rs
  • 23/04/2012, 17:04
    Carlo Pecca
    Rbata
    Lendo o relato acima de como acionar o guincho, já to cansado. Imagina na trilha, com as quatro atoladas, chovendo pra kct e sem nenhuma arvore nas proximidades. He,he,he!
    Abração e bom divertimento com o brinqueto novo.
  • 23/04/2012, 18:09
    rbata
    Carlo, na trilha pode estar atolado até o capô e chovendo pra kct..... só não pode esquecer do zequinha que é quem vai ter que sair do carro para fazer o serviço sujo.....rs
  • 23/04/2012, 18:55
    sergioband83
    4 Anexo(s)
    Pessoal,
    segue algumas fotos,
    Já testei em uma trilha "Perdidos na Mata", puxou tranquilo, outra Band de um buraco. Só achei um pouco lento o recolhimento.
    abs,
  • 23/04/2012, 19:57
    Carlo Pecca
    Cara tá de mais. Blz a frente e alavanca de acionamento é bem curtinha, hem?
    Parabéns por todo o conjunto.
    abs.
  • 23/04/2012, 21:04
    Sergioporto
    Citação:

Postado originalmente por sergioband83 Ver Post
    Pessoal,
    segue algumas fotos,
    Já testei em uma trilha "Perdidos na Mata", puxou tranquilo, outra Band de um buraco. Só achei um pouco lento o recolhimento.
    abs,

E lento dependendo de marcha que e engrenada!experimenta colocar em quarta marcha.Esta e a vantagem do mecânico,voce escolhe a marcha de recolhimento!
  • 24/04/2012, 08:43
    rbata
    Se não me engano, no manual, eles recomendam no máximo a terceira marcha.... aí vc pode dar uma pisadinha no pedal do acelerador tb pra ajudar um pouco mais.

Mas não sei se a segunda e terceira marcha são válidas apenas para enrolar o cabo, sem carga. Ou se pode usar elas mesmo com carga.
  • 24/04/2012, 11:19
    Guiga Tostes
    Citação:

Postado originalmente por rbata Ver Post
    Se não me engano, no manual, eles recomendam no máximo a terceira marcha.... aí vc pode dar uma pisadinha no pedal do acelerador tb pra ajudar um pouco mais.

Mas não sei se a segunda e terceira marcha são válidas apenas para enrolar o cabo, sem carga. Ou se pode usar elas mesmo com carga.

Rafa, vc tem razão.
    Os confiáveis, robustos e "indestrutíveis" guinchos mecânicos, tem uma operação em ciclo mais lento que os velozes elétricos.

Conforme vc citou, para o uso em situações de esforço médio alto a alto as marchas recomendadas são a 1a e 2a, sendo a 1a marcha sempre a mais confiável em termos de controle mais preciso do carretel e tb garantindo a maior vida útil do conjunto evitando desgastes prematuros. Já para o recolhimento do cabo sem carga ou para esticar/ajustar o cabo antes de começar a guinchar pra valer as marchas mais altas são recomendadas para agilizar a operação.

Guinchos mecânicos tb seguem a máxima: "devagar e sempre", desta forma terás este belo equipamento por longos anos.

Ps: É valido praticar a operação para um melhor domínio do equipamento, antes o uso efetivo em resgates mais extremos.
    Abrs
    .
  • 24/04/2012, 13:23
    sergioband83
    Rafa,
    apesar de sua tampa do cambio ser diferente da minha, imagino que a alavanca ficou perto do trilho como a minha da foto acima, ela nao chega a atrapalhar em nada, mas devido a trepidacao em marcha lenta, raspa na lateral fazendo um barulhinho chato, por acaso a sua tb ?
    Abs
    sergio
  • 24/04/2012, 15:44
    rbata
    Sim, a minha está numa posição bem parecida com a sua.... pra frente aciona a PTO.... quando puxada pra trás ela desativa a PTO.... ela fica bem na vertical quando desativada... está pertinho do console central e do banco do motorista. O meca disse que teve que trocar a alavanca por uma mais longa pois ficava muito curtinha.... acho que até mais curta que a sua alavanca pois o piso da minha band acho que é um pouco mais alto.

Ele precisou mudar também a posição da trava Multilock... ficou muito ruim de colocar e tirar a chave mas é questão de pegar o jeito.

A alavanca está fazendo um barulhinho sim, principalmente na estrada em rotações mais altas (por volta dos 2500rpm)... enquanto estou andando se eu seguro ela puxada pra trás o barulho cessa. É uma pequena folga... acho que se desmontar o acabamento da alavanca é possível colocar algo ali. Ou então até instalar uma trava de segurança que segure a alavanca puxada pra trás para não correr o risco de alguém mexer a alavanca sem querer... poderia ser um simples elástico, pelo menos temporariamente.
  • 24/04/2012, 20:06
    sergioband83
    Um simples elástico resolve com certeza, pelo menos temporariamente, rsrsrsrs

A alavanca está fazendo um barulhinho sim, principalmente na estrada em rotações mais altas (por volta dos 2500rpm)... enquanto estou andando se eu seguro ela puxada pra trás o barulho cessa. É uma pequena folga... acho que se desmontar o acabamento da alavanca é possível colocar algo ali. Ou então até instalar uma trava de segurança que segure a alavanca puxada pra trás para não correr o risco de alguém mexer a alavanca sem querer... poderia ser um simples elástico, pelo menos temporariamente.[/QUOTE]
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:51.