Postado originalmente por
hercilio.neto
O Toyota Bandeirante foi fabricado/montado no Brasil por 44 anos com pouquíssimas alterações estéticas e quando teve a sua produção encerrada em 2001 já contava com quase o máximo de atualizações possíveis sem desconfigurar o projeto original. Por isso, tem um ditado entre os toyoteiros que diz: "Bandeirante não tem adaptação, tem atualização". Isso porque quem tem um Bandeirante mais antigo, pode atualizá-lo utilizando peças originais do Bandeirante mais moderno.
Mesmo assim, por não aceitar essa discrepância, muitos adaptam direção hidráulica, discos de freio, bomba de vácuo, coluna, etc. de outros veículos
E há outros como eu, que preferem não adaptar peças de outros veículos. Algumas exceções para bancos, rodas, amortecedores, turbina, alternador, mais um outro componente que pode melhorar o desempenho sem comprometer o conceito de "Robustez, Simplicidade e Estilo" que é a essência do Bandeirante.
Nessa busca pela atualização, algumas peças tornaram-se realmente raras e custam caro. Você verá que o cambio de 5 marchas ou a direção hidráulica, por exemplo, custam muito mais do os de outros veículos, aí adaptar vira uma tentação.
No caso da barra estabilizadora, suporte da bateria no cofre do motor e do suporte do ar-condicionado original são moscas brancas. Acho que depois que o Elmer vender essas barras aí, não vai ter mais. Passará um bom tempo sem ninguém anunciar... Nem sei como ele tem tantas.
Mas é legítima a sua indignação, os preços são proibitivos.
Vi voce que optou por adaptar a direção hidráulica e certamente ao colocar ar-condicionado terá que adaptar o suporte (eu provavelmente também farei isso) porque nunca vi desses suportes do compressor a venda.
Quanto a adaptação da barra estabilizadora, só vi na traseira, no eixo dianteiro quem fez, fez com a original, a barra segue rente o eixo e exige medidas bem específicas. Lembrando que há um kit com as presilhas que vão no eixo e o suporte da bieleta que é preso no chassi.
Se encontrar uma solução utilizando peças de outros veículos, compartilhe aqui no forum. Será de grande utilidade.
Um abraço.