Valeu Elmer, era justamente o que estava procurando, pois estou pensando em instalar uma na minha!!!
Versão Imprimível
Ola pessoal a minha veio sem a barra estabilizadora dianteira e sem amortecedor de direção, a colocação da barra dianteira e do amortecedor de direção foram os meus primeiros projetos, achei que a viatura ficou bem mais confiável + estável na pista, então qual seria o beneficio da barra traseira.
Abçs.
O Elmer sempre contribuindo. Sorte nossa que agora ele é toyoteiro.
Tenho aprendido muito com o conteúdo aqui da sessão Band. Sempre fui Toyoteiro também porque meu primeiro Jeep foi montado com mecânica 14B, na família já tivemos uma picape band 1996 comprada zero km, meu pai tem uma F75 com mecânica 14B que é seu carro do dia a dia desde 2003, atualmente estamos trabalhando na Tiazinha que é outra F75 com mecânica 14B exclusiva pra trilhas e agora adquirimos uma band cabine dupla que em breve(depois de alguns upgrades) será meu carro oficial.
[]'s
Se estiver errado me corrijam aí pessoal, mas pelo que entendi, a barra estabilizadora traseira ajudará a segurar o pêndulo da parte traseira da band. A da frente contribui para a redução das galhadas que ela dá e a da traseira trará a viatura mais para o chão, reduzindo aquela inclinação que ela tem nas curvas.
Em síntese, a barra contribuirá para uma melhor estabilidade do conjunto e, pelo custo (R$ 200,00), vale muito o investimento.
Se melhorar o conjunto e o custo for +- 200,00 vale a pena mais onde encontrar estas peças e uma adaptação de qual veiculo são estas peças, já no meu caso acho pouco provável que poça instalar pois eu tenho um tanque de 80lts da CLA instalado e pela posição que e instalada a barra o tanque estala, corrija-me se estiver errado.
Abç.
Demelo,
E realmente as fotos são + ilustrativas obrigado pela dica.
Realmente estas postagens e desenhos da BE traseira são ótimas e eu já copiei. Obrigado.
O objetivo principal da barra estabilizadora é evitar a inclinação excessivo de carroceria e por isto é chamada em Inglês da "anti roll bar". A barra estabilizadora (BE) nada mais é que uma barra de torção (mola) que interliga as molas do mesmo eixo e geralmente é feita de aço trefilado. Assim quando o carro pega uma ondulação longitudinal (lombada, por exemplo) ambas as rodas oscilam juntas, a barra estabilizadora apenas acompanha o movimento delas sem ter nenhuma atuação. Quando o carro faz uma curva, principalmente se for de raio fechado e velocidade razoável a roda do lado externo à curva afunda na chão e a roda do lado interno da curva tende a se levantar e perder a aderência.
Se o carro não tiver BE a inclinação será notável. Com a BE conforme uma roda afunda e a outra levanta, pois ela se torce e transfere força de uma mola para outra. Desta forma a roda externa afunda menos e a roda interna levanta menos. A aderência dos pneus é mais garantida, a inclinação diminui e a estabilidade do carro melhora. Mas tudo isto ocorre dentro de limites, pois muitos fatores entram em jogo, principalmente o raio da curva, velocidade do veículo, largura e desenho dos pneus, peso do carro, altura do centro de gravidade, etc.
Anexo 455762 Anexo 455763 Anexo 455766 Anexo 455767
Outra função um tanto esquecida, mas também importante da BE é a sua atuação nas irregularidades da pista e buracos.
Quando a roda do cai e depois sai de num buraco há uma oscilação no sentido longitudinal que inclina o carro (eixo de "roll") e que é dissipada pelos amortecedores. Com a BE roda entra e sai do buraco e esta peça força a roda do lado oposto a fazer um movimento contrário, ou seja, subir e depois a abaixar. Isto cria uma segunda oscilação no sentido transversal do carro (eixo de "pitch").
A oscilação em rolling é quando o carro está oscilando entre a direita e a esquerda.
A oscilação em pitch é quando o carro está oscilando entre a frente e a traseira.
Num carro sem a barra estabilizadora, quando uma das rodas de um dos lados entra e sai de um buraco, a tendência do carro é ficar balançando de lado até os amortecedores dissiparem essa energia. Com a barra estabilizadora, quando uma roda entra no buraco a BE força a outra roda no mesmo eixo a se erguer, e quando a primeira sai do buraco a BE puxa a outra roda para baixo. Assim, parte da energia de oscilação que manteria o carro balançando de um lado para outro vai para manter o carro balançando para frente e para trás. O resultado final é uma repartição das oscilações fazendo com que as inclinações laterais e da frente para trás sejam menores e auxiliando a manter a estabilidade.
Anexo 455768