É interessante saber se o nosso veículo é sobre-esterçante (oversteer), isto é: tem tendência numa curva de sair de traseira e rodar ou se é sub-esterçante (understeer), isto é: sair de frente, não fazer a curva e ir para o acostamento ou pista oposta. Mas isto é muito claro em alguns carros e um tanto difícil de se definir em outros carros, pois muitos fatores estão em jogo. Muitos carros exibem os dois comportamentos e são conhecidos como NEUTRAL STEER. Por vezes estes comportamentos são quase iguais e por vezes um nitidamente preponderante sobre o outro. Quem dirigiu Opala e Fusca sabe que ambos são oversteer, pois adoram sair de ré e rodar. Quem já dirigiu um carrão americano antigo (Cadillac, Chevrolet, Ford, Mercury, Dodge, etc.) sabe bem que eles adoram sair de frente. Penso que os Jipes Toyotas Band têm mais tendência em sair de frente, mas em certas condições poderão também sair de traseira, rodar, derrapar...
Há uma regra (sujeita a muitas exceções) dizendo que o veículo é Understeer (sai de frente), deve-se inicialmente colocar uma barra estabilizadora no outro eixo (traseiro), de forma que o eixo traseiro "escorregue mais" e com isso, você tenha um comportamento mais NEUTRO. E se o carro é Oversteer (sai de traseira) deve-se colocar uma barra estabilizadora no eixo dianteiro forma que o eixo dianteiro "escorregue mais" e você tenha um comportamento mais NEUTRO. Será que estas regrinhas tem grande valor? Penso que o valor é escasso. O que vale mesmo é colocar a BE, seja dianteira, traseira ou ambas e verificar o comportamento do carro na pista de testes. Aliás, é exatamente isto que as montadoras fazem.
Anexo 455769Anexo 455770 Anexo 455771
Amanhã, se der tempo vou terminar postando tudo que sei sobre força centrífuga, velocidade, centro de gravidade, limites, etc.