posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh
T+
Versão Imprimível
posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh
T+
kra.. F75 é largo p/ kcte!! mesmo usando a tcase de samurai ( saida direita) usar eixo com bola centra no vitara nao será tao problematico, pois o entre-eixo do vitara é maior ( vide o tamanho do cardã traseiro do vitara em comparacao com o do samurai) dai a inclinacao lateral do cardã nao será muito pronunciada..
sem falar que se vc for usar pneus 35 será obrigatorio aumentar ainda mais o entre-eixo. dai quanto maior o cardã menor a inclinacao..
T+
Só uma ajuda
Não li as paginas todas mas aki vai
O vitara branco da 1ª pag. e um 1600cc com eixos toyota, duplo amortecedor frente, pneus 33"....:palmas:
O vitara é de :dance: PORTUGAL:dance:..
fui:cool:
Fabil
Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/showt...instant+center
É de um kit da Trail Slayer.
Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?
O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?
Abraços apurando os conceitos de suspensão.
Em termos de bitola, o vitara e a rural são quase iguais. O extra pelos eixos de F75 ficam em 5 cm de cada lado no eixo traseiro que pode-se compensar com espaçadores no dianteiro ou mechendo nos offsets das rodas.
Dependendo da aplicação, essa bitola maior só ajuda.
Na minha opinião, mantendo a t-case original do vitara é perda de tempo fazer SAS... Vai ficar muito ruim de andar (loooongo), sem falar na fraquesa da t-case original por corrente.
Isso considerando pneus 33", se for fazer SAS para rodar com pneus abaixo disso deixa como tá. Senão nao compensa o aumento da boota do diferencial.
Foi por aí q comecei a alguns meses atrás, mas nem tudo é explicado nesse artigo...
Por exemplo, tem gente q diz q se deixar os links superiores com 70% do comprimento dos inferiores (como indicado no artigo) acontece muita rotação do eixo sobre si mesmo qdo a suspensão trabalha, e pelo q vi aqui é verdade...
Mas continuo projetando.
Abraços chegando a um bom resultado
To começando a achar q o projeto não é financeiramente viável, hehehe...
Mas dá p/ andar com pneus 33" e a relação 5,89:1, melhor do q andam hj com a relação original e pneus 235/75R15 (29"). O Vitara perde só 5,6% de força em H no fim das contas...
Na reduzida pode-se usar os kits 4,24:1 disponíveis pro Vitara por aí, o q deve dar o preço de uma caixa de Samurai.
Mas se tiver uma t-case de Samurai jogada por aí (como é o seu caso), pode colocar sem ter o trabalho de ter q procurar uma relação 5,89:1, pode colocar uma 4,89:1 e usar pneus 36" tranquilo...
De qualquer forma, uma coisa é certa. Vai gastar bastante pra deixar acertadinho.
Abraços
ue??? qual o a porcentagem ideal entao?
mas mesmo assim p/ efetivamente acontecer a rotacao do eixo sobre si proprio só se os suportes ou link quebrarem nao?? dai vai da resistencia da peca utilizada de acordo com o comprimento do link p/ anular a forca... ou falei bobagem??
o que mais complica é que na hora que vc esta apenas na teoria e desenho é tudo muito facil, tudo se encaixa, sobra espaco, mas na hora que vc deita debaixo do jipe e comeca a medir descobre que uma porrada pecas que vao atrapalhar os links, e o espaco fica minusculo e nao dá p/ seguir o projeto bonitinho conforme dita a regra...
T+