Guilherme,
Depois de tantas justificativas, só te resta voltar na mesma trilha de sabado passado e fazer ela toda em Low pra acabar com o mito !!
Versão Imprimível
Guilherme,
Depois de tantas justificativas, só te resta voltar na mesma trilha de sabado passado e fazer ela toda em Low pra acabar com o mito !!
Fechado Morcego,
Inclusive ainda nao lavei a viatura e nem tampouco tirei as latinhas de cerveja que tao cozinhando lá dentro do Samuca desde 29/12/2007!
Bora sábado turma.... Vou de 1ª, 2ª e 3ª reduzida pra todo mundo ver e confirmar, ok!
Inté,
A foto é antiga, mas vale a pena ver este Vitara. :palmas:
bom vou mandar minha opinião aqui. uma coisa que a galera deveria pensar mais é sobre o cambio automático. Montamos aqui o Samuca Monstrinho que tem motor 2.2 de S10, cambio auto TH180, t-case de smauca feixe com x-crawler, eixos de rural com kit ensimec, bloqueios 100% nos dois diferenciais e pneus 34" com recape da 3K.
já abusamos bastante dele, acelerando sem dó mesmo e creio q concordamos que o torque do 2.2 é bem significante. como alinha de transmissão é bem parruda (eixos, cardas, etc), com esse motor a t-case estaria em perigo certamente. detalhe: a t-case montata divorciada sobre uma travessa, como é originalmente no samuca feixe. teria tudo para quebrar... POREM o cambio auto reduz bastante os trancos e deixa a dirigibilidade em trilhas pesadas incomparável.
inclusive compramos esse TH180 por uma dica do X que na é poca me convenceu das vantagens do auto.
pensem a respeito... acho q vale a pena o investimento, pq na hora do aperto os hormônios falam mais alto e quem responde é o pé direito mesmo.
e ae povo??? morreu o assunto de SAS na vitarada?
Ixi, nem me fala, esse aí é o sonho dos sonhos....mas não para agora.....
Outro dia ví um vídeo no youtube de um Vitarinha com os eixos rígidos e os air fux... fiquei realmente impressionado! Vou procurar depois e postar aqui pra vcs verem.. (no meu serviço o youtube é Bloqueado (xiq))
abs
Comecei a pesquisar e me interessar muito pelo assunto desde q descobri o tal do "4 link calculator" e comecei a projetar uma suspensão nova pro Vitarinha.
Mas qual é a vantagem de se ter uma baita 4 link na traseira se a dianteira continua não trabalhando o suficiente?
Aí começou a idéia, a pesquisa e a quebração de cabeça.
Bom, o dilema atual é quanto aos eixos:
Muitas das informações eu vi no Pirate4x4, então pode ter alguma diferença entre os carros de lá e daqui, consequentemente, informações "erradas", corrijam-me se for o caso.
Dana 44 de rural ou eixos de Toyota Bandeirante?
Toyota Band
Prós:
-Maior altura em relação ao solo (bola do diferencial menor)
-Menor peso
-Esterça mais
-Bitola praticamente igual à do Vitara (igual atrás, 20mm maior na frente)
Contras:
-Rodas 6 furos (Vitara original é 5)
-Relação mto longa (a mais curta q existe e daria p/ colocar é 5,29:1)
-Mais difícil de achar peças (relações, bloqueios, etc) NO BRASIL
-Mais caro
Dana 44 - Rural
Prós:
-Mto mais fácil de achar
-Rodas 5 furos
-Facilidade de peças (relações, bloqueios, etc)
-Muuito mais barato
-Relação disponível 5,89:1
Contras:
-Mais pesado
-Menor altura em relação ao solo (bola do diferencial maior)
-Esterça menos
A bitola da rural é de 46 a 60 mm mais larga q a do Vitara, pelo q achei na internet, mas isso pode ser um pró ou contra dependendo da situação/aplicação.
Considerando q vc não vai fazer uma modificação dessas p/ deixar o carro na altura original, a bitola maior deve ajudar na estabilidade com o carro mais alto.
Na questão de resistência considerei os dois eixos como equivalentes, pois encontrei mtas opiniões a favor de um ou de outro por aí, então..
Se formos considerar a troca SOMENTE dos eixos, os de Toyota já estão praticamente descartados pela relação de coroa e pinhão. A redução de 5,29 permite usar pneus de apenas 28", ou seja, praticamente os originais (27").
A relação do Dana de 5,38 tb não permite pneus mto maiores (apenas 28,45").
Já a relação de 5,89 permitiria pneus de 31", ou pneus de 33" se admitirmos uma perda de força proporcional a uma relação original com pneus 29" (235/75R15).
Quanto ao peso, não consegui dados em números, mas constatei por relatos de outros q o Dana é mais pesado, só não sei o quanto.
Agora, a questão do vão livre.
Não consegui também apurar em números, mas com certeza o Dana 44 é bem maior q o eixo original Suzuki, a questão é: Quanto?
Considerando um eixo original suzuki com pneus 29":
Se a distância entre o centro do eixo e sua parte mais baixa no Dana for 1" maior q no Zuki, precisamos de pneus 2" maior (31") pra compensar.
Se essa distância for 2" maior no Dana, precisamos de 4" a mais nos pneus.
Ou seja, em termos de vão livre (ground clearance), um Suzuki com pneus 29" (235/75R15) pode equivaler a um Dana com 33".
Se alguém puder conferir essas medidas vai ser mto bom p/ podermos tirar uma conclusão definitiva.
Poréééémmm, existe uma forma de melhorar isso. Fazendo um diferencial "shaved", ou raspado.
Não encontrei muito sobre isso p/ o Dana 44, mas p/ o 60 tem uma demonstração nesse link:
http://www.4x4wire.com/tech/shaved60/
Segundo o cara, ele conseguiu raspar o D60 para o mesmo tamanho do D44.
E abaixo tem umas fotos de um "14 bolt" raspado. Parece q se ganha bastante com isso, mas não é p/ qualquer um executar o serviço.
Outra dúvida q eu tenho é a seguinte:
No caso de uma coroa maior (relação 5,89:1) o espaço dentro do diferencial q é cortado, fica preenchido pela coroa, impossibilitando o processo?? (exemplo, foto 3)
E mais uma coisa q gostaria de confirmar:
A "bola" do diferencial da rural é praticamente centralizada, levemente deslocada para a direita.
Qual é a posição da "bola" no diferencial da band? Pelo q vi é central, mas só p/ confirmar.
Gostaria da ajuda dos grandes mestres aqui, numa dessa esse projeto realmente vai p/ frente...
Estou no 5º período do curso de engenharia mecânica, quem sabe daqui não sai um TCC? Hehehe
depende do ano da band.. acho que as abaixo de 1979 eram bola central ( bands sem reduzida) e pos 80 sao bola a direita...
mas eixo de band esquece cara... alem de nao ter muita opcao de relacao, SAO CAROS P/ KCTE!! pedem no minimo 5mil no par...
eu já pesquisei um bocado tb p/ troca de eixos e p/ a nossa realiade só tem dois eixos com um bom custoxbeneficio p/ adaptar nos suzukis ( tanto vitara ou samurai)
D44 ( rural/willys), mas p/ modernizar gasta-se um bocado
D44 de troller ( moderno, forte, mas tá caro, nego pede 5mil no par e tem que inverter bola dianteira e rodas de 6 furos)
Eixos de HILUX ( moderno, mais forte que D44, biotola bacana, mas pecas, só na gringolandia e aqui e RARIDADE encontra um par deles, quando encontra pedem caro, eu estou na procura de um par faz tempo..)
conforme conversei com o morcego outro dia, por mais que procuremos alternativas sempre caimos nessas 3 e o custo menor fica sendo o da rural ( e tb sendo a opcao mais fraca)
quem quer partir p/ um SAS em vitara, eu estimo que usando eixo de rural ( 3mil o par já revisado, com freio a disco dianteiro e roda livre) o custo todo vá na casa dos 7 mil p/ fazer um SAS SIMPLES com feixe de mola na frente e manter o sistema original do vitara atras... se for inventar um 4 link atras e um 3 link na frente pode preparar uns 10 a 12 mil no brinquedo..
se partir p/ eixo de troller ou hilux some uns 3~4 mil mais na brincadeira ( lembre-se que tem que troca de jogo de rodas, inverter bola e bla, bla, bla..)
Os Dana 44 no antigo Spider estão shaved, deixando algo em torno de 10 mm no fundo da bolota. Nos eixos do Spider 2 será executado o mesmo serviço, porém mais agressivo ainda, deixando apenas 5 mm. Como terá pontes por cima dos diferenciais para afixar os links, poderá ser sacrificar um pouco mais da resistência mecânica da bolota em si.......
Em tempo, tem +/- 120 mm entre o centro do eixo e o fundo da bola num Dana 44.
Abraços,
Bill
Colocando os pingos nos i's....
Eixos de Band, descartados pelo preço e falta de redução. Por R$5k, os de Troller são bem mais atuais.
Fabil, vc sugeriu eixos de Hi-lux. Mas com esses eixos não vamos esbarrar no mesmo problema das relações do diferencial mto longas?
Considerando p/ Samurai (dif. original 3,727:1), tudo bem. Mas pro Vitara não vai dar (dif. original 5,125:1). Isso se as relações da Hi-lux forem mais ou menos as disponíveis p/ Band (máx. 5,29:1), o q não sei se é o caso.
Só lembrando q estamos pensando num projeto para modificação exclusivamente da suspensão/eixos, sem trocar motor, T-case, etc.
Se for trocar tudo o projeto acaba afetando o carro todo e as opções se tornam muito mais amplas, a conversa não acabaria nunca.
Querendo deixar o custo baixo, os eixos de Troller tb não servem mto bem pelo preço inicial e por precisarem virar o lado, etc.
Ficamos então com os eixos de Rural.
O Bill passou o tamanho do Dana, mas ainda falta o tamanho dos Zuki p/ comparar. Pelo q o Fabil me falou em outro tópico, os Dana com pneus 33" equivalem (em altura) aos Zuki com 31", logo, dá p/ presumir que os dana são 1" maiores na "bola".
Partindo daí, os serviços q vamos precisar num Dana 44 de Rural são:
-Diferencial shaved (qto podemos tirar, bill?)
-Semi-eixos flutuantes
-Freios a disco nos 2 eixos ("dispensa" manutenção depois da lama)
-Bloqueio (a princípio só no traseiro)
Existe algum jeito simples (leia-se kit pronto ou algo do gênero) pra transformar esses eixos p/ 30 estrias?
Em todo caso, com o motor original e pneus 33" eles devem aguentar o tranco.
Alguma coisa a mais q estou esquecendo?
Obrigado pela ajuda galera...
Abraços
ops.. é mesmo.. eixos de hilux por causa da relacao ( a mais comum é 4.27:1 sem bem lembrou ou proximo disso) só sao boa opcao p/ samurai...
kit 30 estrias p/ D44 de rural tem os da ensimec...
mas na minha opiniao dai já comeca a ficar mmmuuuiiiitttooo caro o brinquedo.. no final um par de eixos de rural, com disco nas 4, kit 30 estrias nos dois vai ficar mais caro que D44 de trolha