x
Convex Datacenter
Página 11 de 37 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112131415161718192021 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 121 a 132 de 436

Guilherme,

Depois de tantas justificativas, só te resta voltar na mesma trilha de sabado passado e fazer ela toda em Low pra acabar com o mito !!

Thumbs up

Fechado Morcego,

Inclusive ainda nao lavei a viatura e nem tampouco tirei as latinhas de cerveja que tao cozinhando lá dentro do Samuca desde 29/12/2007!

Bora sábado turma.... Vou de 1ª, 2ª e 3ª reduzida pra todo mundo ver e confirmar, ok!

Inté,
    Vovotrolha - pinêu careca,sem brôqueio,direção mecânica,freio a lona,sem buzina,farol queimado,mas isopor pra 50 latinhas de BudWeiser bem geladas

A foto é antiga, mas vale a pena ver este Vitara.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos VItara Eixo Rigido-vitara-iii.jpg  

como preservar seu drivetrain

bom vou mandar minha opinião aqui. uma coisa que a galera deveria pensar mais é sobre o cambio automático. Montamos aqui o Samuca Monstrinho que tem motor 2.2 de S10, cambio auto TH180, t-case de smauca feixe com x-crawler, eixos de rural com kit ensimec, bloqueios 100% nos dois diferenciais e pneus 34" com recape da 3K.

já abusamos bastante dele, acelerando sem dó mesmo e creio q concordamos que o torque do 2.2 é bem significante. como alinha de transmissão é bem parruda (eixos, cardas, etc), com esse motor a t-case estaria em perigo certamente. detalhe: a t-case montata divorciada sobre uma travessa, como é originalmente no samuca feixe. teria tudo para quebrar... POREM o cambio auto reduz bastante os trancos e deixa a dirigibilidade em trilhas pesadas incomparável.

inclusive compramos esse TH180 por uma dica do X que na é poca me convenceu das vantagens do auto.
    pensem a respeito... acho q vale a pena o investimento, pq na hora do aperto os hormônios falam mais alto e quem responde é o pé direito mesmo.

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    de todo modo, acredito que o medo do guilherme tem um fundamento... já ví 3 tcases estrassalhadas aqui, e por coincidencia estavam em samurai com AP 1.8 e 2.0... mas, tenho quase certesa de que o motivo da quebra nao foi diretamente por excesso de torque oriundo dos APs.. mas sim por vacilo do piloto... uma delas sei que o cara tava tentando subir um barranco, tentou algumas vezes e nao deu.. dai adivinha??? meteu o pé no fundo e BBBUUUMMMMMM!!!!

ou outros vai ver é nego usando 1 ou ré ( com xcraw) e solta a embreagem de uma vez dai é aquele tranco fudido e BBUMMMMMMMMM!! ou entao da mesma maneira rebocando alguem agarrado de 1 ou ré xcrwa e BBBUUMMMMMM!!!

eu por exemplo, depois de instalado xcraw, nao reboco ninguem de 1 ou ré... nas vezes que tento puxar alguem agarrado uso somente a 3 marcha ( que equivaleria a 1 reduzida sem xcraw) e sem dar trancos... se o motor nao aguentar puxar na boa... paro por ae mesmo...

T+

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    e ae povo??? morreu o assunto de SAS na vitarada?
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Ixi, nem me fala, esse aí é o sonho dos sonhos....mas não para agora.....

Outro dia ví um vídeo no youtube de um Vitarinha com os eixos rígidos e os air fux... fiquei realmente impressionado! Vou procurar depois e postar aqui pra vcs verem.. (no meu serviço o youtube é Bloqueado (xiq))

abs

Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Agradecimentos: 4
    Comecei a pesquisar e me interessar muito pelo assunto desde q descobri o tal do "4 link calculator" e comecei a projetar uma suspensão nova pro Vitarinha.
    Mas qual é a vantagem de se ter uma baita 4 link na traseira se a dianteira continua não trabalhando o suficiente?
    Aí começou a idéia, a pesquisa e a quebração de cabeça.
    Bom, o dilema atual é quanto aos eixos:
    Muitas das informações eu vi no Pirate4x4, então pode ter alguma diferença entre os carros de lá e daqui, consequentemente, informações "erradas", corrijam-me se for o caso.
    Dana 44 de rural ou eixos de Toyota Bandeirante?

Toyota Band

Prós:
    -Maior altura em relação ao solo (bola do diferencial menor)
    -Menor peso
    -Esterça mais
    -Bitola praticamente igual à do Vitara (igual atrás, 20mm maior na frente)
    Contras:
    -Rodas 6 furos (Vitara original é 5)
    -Relação mto longa (a mais curta q existe e daria p/ colocar é 5,29:1)
    -Mais difícil de achar peças (relações, bloqueios, etc) NO BRASIL
    -Mais caro

Dana 44 - Rural

Prós:
    -Mto mais fácil de achar
    -Rodas 5 furos
    -Facilidade de peças (relações, bloqueios, etc)
    -Muuito mais barato
    -Relação disponível 5,89:1
    Contras:
    -Mais pesado
    -Menor altura em relação ao solo (bola do diferencial maior)
    -Esterça menos
    A bitola da rural é de 46 a 60 mm mais larga q a do Vitara, pelo q achei na internet, mas isso pode ser um pró ou contra dependendo da situação/aplicação.
    Considerando q vc não vai fazer uma modificação dessas p/ deixar o carro na altura original, a bitola maior deve ajudar na estabilidade com o carro mais alto.

Na questão de resistência considerei os dois eixos como equivalentes, pois encontrei mtas opiniões a favor de um ou de outro por aí, então..

Se formos considerar a troca SOMENTE dos eixos, os de Toyota já estão praticamente descartados pela relação de coroa e pinhão. A redução de 5,29 permite usar pneus de apenas 28", ou seja, praticamente os originais (27").
    A relação do Dana de 5,38 tb não permite pneus mto maiores (apenas 28,45").
    Já a relação de 5,89 permitiria pneus de 31", ou pneus de 33" se admitirmos uma perda de força proporcional a uma relação original com pneus 29" (235/75R15).

Quanto ao peso, não consegui dados em números, mas constatei por relatos de outros q o Dana é mais pesado, só não sei o quanto.

Agora, a questão do vão livre.
    Não consegui também apurar em números, mas com certeza o Dana 44 é bem maior q o eixo original Suzuki, a questão é: Quanto?
    Considerando um eixo original suzuki com pneus 29":
    Se a distância entre o centro do eixo e sua parte mais baixa no Dana for 1" maior q no Zuki, precisamos de pneus 2" maior (31") pra compensar.
    Se essa distância for 2" maior no Dana, precisamos de 4" a mais nos pneus.
    Ou seja, em termos de vão livre (ground clearance), um Suzuki com pneus 29" (235/75R15) pode equivaler a um Dana com 33".
    Se alguém puder conferir essas medidas vai ser mto bom p/ podermos tirar uma conclusão definitiva.

Poréééémmm, existe uma forma de melhorar isso. Fazendo um diferencial "shaved", ou raspado.
    Não encontrei muito sobre isso p/ o Dana 44, mas p/ o 60 tem uma demonstração nesse link:
    http://www.4x4wire.com/tech/shaved60/
    Segundo o cara, ele conseguiu raspar o D60 para o mesmo tamanho do D44.
    E abaixo tem umas fotos de um "14 bolt" raspado. Parece q se ganha bastante com isso, mas não é p/ qualquer um executar o serviço.
    Outra dúvida q eu tenho é a seguinte:
    No caso de uma coroa maior (relação 5,89:1) o espaço dentro do diferencial q é cortado, fica preenchido pela coroa, impossibilitando o processo?? (exemplo, foto 3)

E mais uma coisa q gostaria de confirmar:
    A "bola" do diferencial da rural é praticamente centralizada, levemente deslocada para a direita.
    Qual é a posição da "bola" no diferencial da band? Pelo q vi é central, mas só p/ confirmar.

Gostaria da ajuda dos grandes mestres aqui, numa dessa esse projeto realmente vai p/ frente...
    Estou no 5º período do curso de engenharia mecânica, quem sabe daqui não sai um TCC? Hehehe
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos VItara Eixo Rigido-shaved-14-i.jpg   VItara Eixo Rigido-shaved-14-ii.jpg   VItara Eixo Rigido-shaved-14-iii.jpg  
    Rafael Maurici

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    depende do ano da band.. acho que as abaixo de 1979 eram bola central ( bands sem reduzida) e pos 80 sao bola a direita...

mas eixo de band esquece cara... alem de nao ter muita opcao de relacao, SAO CAROS P/ KCTE!! pedem no minimo 5mil no par...

eu já pesquisei um bocado tb p/ troca de eixos e p/ a nossa realiade só tem dois eixos com um bom custoxbeneficio p/ adaptar nos suzukis ( tanto vitara ou samurai)

D44 ( rural/willys), mas p/ modernizar gasta-se um bocado
    D44 de troller ( moderno, forte, mas tá caro, nego pede 5mil no par e tem que inverter bola dianteira e rodas de 6 furos)
    Eixos de HILUX ( moderno, mais forte que D44, biotola bacana, mas pecas, só na gringolandia e aqui e RARIDADE encontra um par deles, quando encontra pedem caro, eu estou na procura de um par faz tempo..)

conforme conversei com o morcego outro dia, por mais que procuremos alternativas sempre caimos nessas 3 e o custo menor fica sendo o da rural ( e tb sendo a opcao mais fraca)

quem quer partir p/ um SAS em vitara, eu estimo que usando eixo de rural ( 3mil o par já revisado, com freio a disco dianteiro e roda livre) o custo todo vá na casa dos 7 mil p/ fazer um SAS SIMPLES com feixe de mola na frente e manter o sistema original do vitara atras... se for inventar um 4 link atras e um 3 link na frente pode preparar uns 10 a 12 mil no brinquedo..

se partir p/ eixo de troller ou hilux some uns 3~4 mil mais na brincadeira ( lembre-se que tem que troca de jogo de rodas, inverter bola e bla, bla, bla..)
    Renegade Sport 2.0TD

Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    e ae povo??? morreu o assunto de SAS na vitarada?
    Fabiano,

Precisamos agitar estas conversas novamente, continuo pensando, mas sem coragem ainda de dar o primeiro passo !!

Os Dana 44 no antigo Spider estão shaved, deixando algo em torno de 10 mm no fundo da bolota. Nos eixos do Spider 2 será executado o mesmo serviço, porém mais agressivo ainda, deixando apenas 5 mm. Como terá pontes por cima dos diferenciais para afixar os links, poderá ser sacrificar um pouco mais da resistência mecânica da bolota em si.......

Em tempo, tem +/- 120 mm entre o centro do eixo e o fundo da bola num Dana 44.

Abraços,

Bill

Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Agradecimentos: 4
    Colocando os pingos nos i's....

Eixos de Band, descartados pelo preço e falta de redução. Por R$5k, os de Troller são bem mais atuais.
    Fabil, vc sugeriu eixos de Hi-lux. Mas com esses eixos não vamos esbarrar no mesmo problema das relações do diferencial mto longas?
    Considerando p/ Samurai (dif. original 3,727:1), tudo bem. Mas pro Vitara não vai dar (dif. original 5,125:1). Isso se as relações da Hi-lux forem mais ou menos as disponíveis p/ Band (máx. 5,29:1), o q não sei se é o caso.
    Só lembrando q estamos pensando num projeto para modificação exclusivamente da suspensão/eixos, sem trocar motor, T-case, etc.
    Se for trocar tudo o projeto acaba afetando o carro todo e as opções se tornam muito mais amplas, a conversa não acabaria nunca.

Querendo deixar o custo baixo, os eixos de Troller tb não servem mto bem pelo preço inicial e por precisarem virar o lado, etc.

Ficamos então com os eixos de Rural.
    O Bill passou o tamanho do Dana, mas ainda falta o tamanho dos Zuki p/ comparar. Pelo q o Fabil me falou em outro tópico, os Dana com pneus 33" equivalem (em altura) aos Zuki com 31", logo, dá p/ presumir que os dana são 1" maiores na "bola".
    Partindo daí, os serviços q vamos precisar num Dana 44 de Rural são:
    -Diferencial shaved (qto podemos tirar, bill?)
    -Semi-eixos flutuantes
    -Freios a disco nos 2 eixos ("dispensa" manutenção depois da lama)
    -Bloqueio (a princípio só no traseiro)

Existe algum jeito simples (leia-se kit pronto ou algo do gênero) pra transformar esses eixos p/ 30 estrias?
    Em todo caso, com o motor original e pneus 33" eles devem aguentar o tranco.
    Alguma coisa a mais q estou esquecendo?

Obrigado pela ajuda galera...

Abraços
    Rafael Maurici

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    ops.. é mesmo.. eixos de hilux por causa da relacao ( a mais comum é 4.27:1 sem bem lembrou ou proximo disso) só sao boa opcao p/ samurai...

kit 30 estrias p/ D44 de rural tem os da ensimec...

mas na minha opiniao dai já comeca a ficar mmmuuuiiiitttooo caro o brinquedo.. no final um par de eixos de rural, com disco nas 4, kit 30 estrias nos dois vai ficar mais caro que D44 de trolha
    Renegade Sport 2.0TD

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem