Postado originalmente por
WOT
Fabil
Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/showt...instant+center
É de um kit da Trail Slayer.
Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?
O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?
Abraços apurando os conceitos de suspensão.