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  • #145
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    posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh

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    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #146
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    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Fabil
    Se a bola da Hilux é central, pro MEU gosto a opção II teria q ser com outros eixos então, quem sabe os de F-75 como os do (outro) Rafael.


    Bom, acho q ficou bem definido q os eixos de rural são a melhor opção pra usar com o conjunto original, certo?
    Agora só falta estimar o tamanho do estrago no orçamento q os eixos vão causar...

    Quanto à suspensão, estou bolando uma 4 link ou 2 link com A arm, algo assim.
    Pra fabricação tenho alguns recursos disponíveis na empresa, ou nos laboratórios de fabricação, usinagem da faculdade.
    Mas isso já são outros 500...

    Abraços
    kra.. F75 é largo p/ kcte!! mesmo usando a tcase de samurai ( saida direita) usar eixo com bola centra no vitara nao será tao problematico, pois o entre-eixo do vitara é maior ( vide o tamanho do cardã traseiro do vitara em comparacao com o do samurai) dai a inclinacao lateral do cardã nao será muito pronunciada..

    sem falar que se vc for usar pneus 35 será obrigatorio aumentar ainda mais o entre-eixo. dai quanto maior o cardã menor a inclinacao..

    T+
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  • #147
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    Só uma ajuda

    Não li as paginas todas mas aki vai

    O vitara branco da 1ª pag. e um 1600cc com eixos toyota, duplo amortecedor frente, pneus 33"....

    O vitara é de PORTUGAL..

    fui

  • #148
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    Fabil
    Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
    Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
    http://www.pirate4x4.com/forum/showt...instant+center
    É de um kit da Trail Slayer.
    Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
    Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
    E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
    O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
    Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
    E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?

    O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
    Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
    E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?

    Abraços apurando os conceitos de suspensão.
    Rafael Maurici

  • #149
    Usuário Avatar de Fabil
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    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #150
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    kra.. F75 é largo p/ kcte!! mesmo usando a tcase de samurai ( saida direita) usar eixo com bola centra no vitara nao será tao problematico, pois o entre-eixo do vitara é maior ( vide o tamanho do cardã traseiro do vitara em comparacao com o do samurai) dai a inclinacao lateral do cardã nao será muito pronunciada..

    sem falar que se vc for usar pneus 35 será obrigatorio aumentar ainda mais o entre-eixo. dai quanto maior o cardã menor a inclinacao..

    T+
    Em termos de bitola, o vitara e a rural são quase iguais. O extra pelos eixos de F75 ficam em 5 cm de cada lado no eixo traseiro que pode-se compensar com espaçadores no dianteiro ou mechendo nos offsets das rodas.

    Dependendo da aplicação, essa bitola maior só ajuda.

  • #151
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    posso chutar? deve estar de saco cheio e bolso vazio..hehehehh deve sugar uma gasolina que nem dodge charger...heheheheh

    T+
    o problema não é consumo...
    Tive um puta azar, o carro deu muito problemas.
    Concertei todos, e ai sim foi caro, mas perdi o tesão...

  • #152
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Fabil
    Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
    Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
    http://www.pirate4x4.com/forum/showt...instant+center
    É de um kit da Trail Slayer.
    Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
    Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
    E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
    O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
    Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
    E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?

    O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
    Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
    E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?

    Abraços apurando os conceitos de suspensão.
    Na minha opinião, mantendo a t-case original do vitara é perda de tempo fazer SAS... Vai ficar muito ruim de andar (loooongo), sem falar na fraquesa da t-case original por corrente.

    Isso considerando pneus 33", se for fazer SAS para rodar com pneus abaixo disso deixa como tá. Senão nao compensa o aumento da boota do diferencial.

  • #153
    Citação Postado originalmente por WOT Ver Post
    Fabil
    Enfim, por enquanto a t-case de Samurai fica de fora... Mas é bom saber q podemos colocá-la mais tarde sem mudar os eixos.
    Estive olhando no Pirate e achei esse Vitara SAS aqui:
    http://www.pirate4x4.com/forum/showt...instant+center
    É de um kit da Trail Slayer.
    Eixos de toyota, a dianteira é 3 link + panhard, com high steer, a traseira não consegui identificar mto bem.
    Não gostei dos suportes dos links no chassis, perdeu vão livre no meio do carro.
    E um cara no fórum do pirate comentou sobre o alto anti-squat e o Instant Center atrás do centro de gravidade, causando oversteer e inclinação nas curvas.
    O conceito de anti-squat (na traseira) já tenho bem entendido.
    Agora, pelo q eu saiba, o oversteer é principalmente causado pela inclinação do "roll axis", se estiver com a frente mais alta q a traseira (angulo positivo) causa oversteer e com a traseira mais alta (angulo negativo) causa understeer. Bill, até aí, ta certo?
    E a inclinação do carro em curvas tem a ver com a relação entre o "roll center" e o centro de gravidade, para o melhor comportamento ambos devem estar mais ou menos na mesma altura, certo?

    O cara atribuiu o "oversteer" ao IC estar antes do centro de gravidade. Mas SE eu tivesse o IC no mesmo ponto verticalmente, mas mais alto, o "roll axis" estaria mais plano, assim o carro não teria essa tendência ao "oversteer", certo?
    Então o over ou understeer não tem necessariamente a ver com a posição do IC, mas sim com o ângulo do "Roll axis", tá certo assim?
    E quanto ao roll center e CG? Falei besteira?

    Abraços apurando os conceitos de suspensão.
    O chassi do vitara é bem largo o que não ajuda o posicionamento dos links na lateral, mas é possível. Naquele projeto q postei aqui em algum lugar tinha achado uma soluçnao para isso... Ou pelo menos achava que sim na época.

  • #154
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    Foi por aí q comecei a alguns meses atrás, mas nem tudo é explicado nesse artigo...
    Por exemplo, tem gente q diz q se deixar os links superiores com 70% do comprimento dos inferiores (como indicado no artigo) acontece muita rotação do eixo sobre si mesmo qdo a suspensão trabalha, e pelo q vi aqui é verdade...
    Mas continuo projetando.

    Abraços chegando a um bom resultado
    4X4 Brasil
    Rafael Maurici

  • #155
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    Citação Postado originalmente por Rafael_Reis Ver Post
    Na minha opinião, mantendo a t-case original do vitara é perda de tempo fazer SAS... Vai ficar muito ruim de andar (loooongo), sem falar na fraquesa da t-case original por corrente.

    Isso considerando pneus 33", se for fazer SAS para rodar com pneus abaixo disso deixa como tá. Senão nao compensa o aumento da boota do diferencial.
    To começando a achar q o projeto não é financeiramente viável, hehehe...
    Mas dá p/ andar com pneus 33" e a relação 5,89:1, melhor do q andam hj com a relação original e pneus 235/75R15 (29"). O Vitara perde só 5,6% de força em H no fim das contas...
    Na reduzida pode-se usar os kits 4,24:1 disponíveis pro Vitara por aí, o q deve dar o preço de uma caixa de Samurai.
    Mas se tiver uma t-case de Samurai jogada por aí (como é o seu caso), pode colocar sem ter o trabalho de ter q procurar uma relação 5,89:1, pode colocar uma 4,89:1 e usar pneus 36" tranquilo...
    De qualquer forma, uma coisa é certa. Vai gastar bastante pra deixar acertadinho.

    Abraços
    Rafael Maurici

  • #156
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    ue??? qual o a porcentagem ideal entao?

    mas mesmo assim p/ efetivamente acontecer a rotacao do eixo sobre si proprio só se os suportes ou link quebrarem nao?? dai vai da resistencia da peca utilizada de acordo com o comprimento do link p/ anular a forca... ou falei bobagem??

    o que mais complica é que na hora que vc esta apenas na teoria e desenho é tudo muito facil, tudo se encaixa, sobra espaco, mas na hora que vc deita debaixo do jipe e comeca a medir descobre que uma porrada pecas que vao atrapalhar os links, e o espaco fica minusculo e nao dá p/ seguir o projeto bonitinho conforme dita a regra...

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