Powered by vBulletin

Preparando o Vitara para trilhas pesadas

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 89 de 152 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 39798081828384858687888990919293949596979899139 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/10/2008, 09:40
    vpaguiar
    Citação:

Postado originalmente por Valdão Ver Post
    Olá pessoal!

Sou o típico cabação, já andei muito de zequinha, naveguei em vários raids mas comprei a uma semana meu primeiro 4x4, um vitara 97 3p.
    Ele veio com calços de 1" (eu acho), proteção de aço na frente, cambio e tanque, pneus Pirelli Scorpion ST 225/75-15 e parachoques tubulares dianteiro e traseiro.
    Gostaria de receber dicas do que acham que precisa melhorar para curtir trilhas médias. Como é esse negócio de focinho de aço? È a carcaça? Pq tem que trocar, ela quebra? Quando quebra? desculpa a Xaropice, já pesquisei esse assunto do focinho mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Abraço!

Valdão é o seguinte:

A carcaça do diferencial dianteiro dos vitaras e sidekick são de alumínio e, agrosso modo, quando você força um pouco além da conta, ele literalmente explode de dentro pra fora, compra o focinho de ferro do samurai ( tanto faz se dianteiro ou traseiro de samurais até 1995 ou somente o traseiro de samurais acima de 1996) e pronto...

Estes focinhos de ferro sao completamente intercambiaveis, porem é preciso fazer um suporte na ponta do focinho p/ aparafusa-lo na travessa do vitara.. mas isso se faz sem problemas... e nao precisa ficar muito grilado.. p/ o focinho de aluminio quebrar é preciso a uniao de 3 fatores:
    1- pe de chumbo
    2- pneus grandes e agressivos
    3- situacao de alta aderencia na trilha...

ou seja.. se vc nao abusar nao quebra... pode fazer sua trilha tranquilo...

T+!
  • 17/10/2008, 09:49
    vpaguiar
    Citação:

Postado originalmente por Valdão Ver Post
    Aí uma fotinho do branquelo.

Ô Valdão, o AZEDO realmente tá muito bunitim pra cidade, mas pra trilha vc também vai ter que melhorar mais um pouco, vc disse que já tem parachoques tubulares, certo, das proteções inferiores, vc tem peitim, t-case e tanque, falta uma imprescindivel que o fabiano aqui da lista faz: Rock-sliders para proteger sua caixa de ar e arranca fora este estribo, ele só serve pra fuder sua caixa de ar e de ancora na trilha, pq ele vai assentar no tubo(ui!) de fixação.

Levanta a suspensão 2" e pneu adequado MUD ou Terriam, com rodas 15pol e tala 7 (15x7) aí vc já tem o carro 95% preparado para qq coisa, no mais veja a preparação que o Butão fez e siga a receita, não tem erro... T+!:concordo:
  • 17/10/2008, 11:13
    Valdão
    Legal Vander, obrigado pelas dicas. quanto aos parachoques realmente vieram sobressalentes e preciso instalá-los, o estribo também estava achando meio baixo mesmo.
    Esse Vitara está com amortecedores rancho 9000, será que para colocar calço de 2" preciso mexer em algo mais?

T+
  • 17/10/2008, 11:50
    Walter Carlos Brossel
    Limpa na garagem:

- 2 pneus bridgestone DUELER H/T 195/80/15 zero = R$100.00 cada Ideais para estepe de GVitaras e Vitaras
    - Para choques originais brancos completos, com alma de aço, etc: R$400.00 o par(dianteiro e traseiro)
    - 4 Rodas de ferro originais em ótimo estado = R$400.00
    - Retrovisores de Kombi já adaptados p/ instalar em Vitara = R$50.00
    - Abafador de opala 6cc - fica ótimo em Vitara = R$50.00

"Tamos"aí! 8449.6353
  • 17/10/2008, 12:30
    Bruno Maia
    Citação:

Postado originalmente por Walter Carlos Brossel Ver Post
    Limpa na garagem:

- 2 pneus bridgestone DUELER H/T 195/80/15 zero = R$100.00 cada Ideais para estepe de GVitaras e Vitaras
    - Para choques originais brancos completos, com alma de aço, etc: R$400.00 o par(dianteiro e traseiro)
    - 4 Rodas de ferro originais em ótimo estado = R$400.00
    - Retrovisores de Kombi já adaptados p/ instalar em Vitara = R$50.00
    - Abafador de opala 6cc - fica ótimo em Vitara = R$50.00

"Tamos"aí! 8449.6353

Salve, salve Waltinho,
    Espero que já esteja recuperado da cirurgia.
    Estou aproveitando o post para retomarmos a negociação do estepe.
    Forte abraço,
  • 17/10/2008, 14:20
    Walter Carlos Brossel
    Citação:

Postado originalmente por Bruno Maia Ver Post
    Salve, salve Waltinho,
    Espero que já esteja recuperado da cirurgia.
    Estou aproveitando o post para retomarmos a negociação do estepe.
    Forte abraço,

Putz...esqueci desse troço...
    Tenho que combinar com o Bonfim e aí te falo.
    Tô bão igual côco. Mas trilhas/esforço físico só daqui uns 30 dias.
    Valew bro.
  • 17/10/2008, 16:46
    vpaguiar
    Citação:

Postado originalmente por Walter Carlos Brossel Ver Post
    Limpa na garagem:

..... Abafador de opala 6cc - fica ótimo em Vitara = R$50.00

"Tamos"aí! 8449.6353

Wartim, que BCT é essa de Abafador de opala 6cc, que fica ótimo em Vitara???:pensativo::pensativo::pensativo:
  • 17/10/2008, 17:58
    Walter Carlos Brossel
    Citação:

Postado originalmente por vpaguiar Ver Post
    Wartim, que BCT é essa de Abafador de opala 6cc, que fica ótimo em Vitara???:pensativo::pensativo::pensativo:

É o silencioso do escapamento. O do Alfa tbém fica bão.
    Quer comprar? Leva o retrovisor tbém! Hauahuahauahuhua...se quebrar o original não sai por menos de R$700,00...
  • 21/10/2008, 13:22
    Poggiali
    e a caixa de ar? alguma idéia nova?
    Postado originalmente por Fernando Teixeira
    Buta !

Não existe nenhum Vitara, seja ele o mais baixo ou o mais alto que não esteja detonado as caixas de ar e paralamas. Claro que vai pegar menos se levantar o bicho, mas se reparar em todos que fazem trilhas pesadas, os paralamas dianteiros estão desalinhados, as portas com dificuldade de abertura a fechamentos por causa das caixas de ar que são muito frageis, os paralamas traseiro tambem empenam.
    Os protetores de caixa de ar (estribos) ajudam bastante, mas não protegem 100%. O jeito é ir fazendo "Patna" igual o Waltinho te mostrou na Viatura dele. "and be happy".

Citação:

Postado originalmente por Fabil Ver Post
    bao.. p/ os vitareiros de plantao..

Citação:

p/ quem nao tiver dó de tirar a originalidade do carro, eu pensei em duas ideias p/ resolver o lance da cx de ar de plastico.. mas ainda nao tenho nem ideia do custo, e portanto a sua viabilidade, afinal eu nao tenho vitara...hheheheheh

1- cortar fora toda a cx de ar original do vitara e fazer uma nova em fibra de vidro reforcada... as vantagens da fibra sao a maleabilidade e facilidade de reparo, alem do que uma boa camada de fibra é beeeemmm mais resistente que a casquinha de ovo dos vitaras.. ( vide o troller.... depois que ví troller capotando, quebrando arvore e a fibra nao ter dado nem uma trinquinha sequer, mudei meu conceitos sobre resistencia da fibra) outra vantagem da fibra é ser facilmente modelavel, entao sendo um servico bem feito uma cx de ar em fibra ficaria igual a original ..

2- arrancar a cx de ar original e fazer outra em chapa de metal mais grossa com ancoregem nos pontos de fixacao da carroceria com o chassis... ficaria mais forte que a fibra. o problema é a moldagem da nova cx de ar, que dificilmente ficará com formato da original, dai como é uma modificacao irreversivel...

quanto ao custo dos dois, nao tenho nem ideia... se alguem quiser amadurecer a ideia...

Fala pessoal,
    esse papo rolou já faz um tempo, mas ainda procuro uma alternativa pra resolver o meu problema...
    Inicialmente o rockslide seria a melhor opção, claro que o risco de amassar em uma pancada mais forte continua... mas segura bem o tranco da trilha de cada dia... Porém, já estou com as duas caixas de ar amassadas e pedindo lanternagem antes de instalar o rockslide... tá aí a oportunidade pra tentar algo diferente...
    Pensei em refazê-las mais curtas, ganhando mais altura... ou até retirá-las por completo... é aí que surge o primeiro problema: Afinal, pra que servem as caixas de ar? Pelo que sei, seria pra diminuir o vácuo na hora de fechar/abrir as portas... correto? Teria algum prejuízo ao retirá-las? Ou é só uma questão estética?
    Claro que, ainda assim, é necessário colocar uma proteção mais resistente, tipo um rockslide mais justo/alto... algo que sirva pelo menos para amortecer o impacto direto na lata...
    Pensei também em fazer um suporte com ancoragem direta tb nos chassis ou nos pontos de fixação da carroceria com chassis, claro que bem alto, rente à carroceria, para não perder altura. Considero esse suporte extra uma boa idéia para distribuir melhor o impacto e evitar que uma pancada mais forte amasse também os paralamas...
    Então? Alguém tem uma idéia, sugestão, experiência parecida ou só tá afim de dar um palpite? Engenharia não é minha praia, logo, qualquer comentário é bem vindo... mas que venha antes deu fuder por completo minha lataria....
    Obrigado pela atenção,
    Pedro Poggiali
  • 21/10/2008, 14:07
    Fabil
    se vc tirar as cx de ar, o proximo a sofrer serao as portas..

tira mao do bolso e deposita aqui p/ os rocksliders..heheh
  • 21/10/2008, 14:29
    Poggiali
    Citação:

se vc tirar as cx de ar, o proximo a sofrer serao as portas..

tira mao do bolso e deposita aqui p/ os rocksliders..heheh

pois é... por isso que, mesmo tirando a cx de ar, colocaria um rockslide no lugar, só que mais alto... e a idéia inicial nem é tirá-las, e sim deixá-las mais curtas/altas... uma vez que já estão amassadas, uma quase plana , de qualquer forma terei que levar na lanternagem... do jeito que tá o rockslide nem entra....
    então, proteger as portas é a única função da cx de ar? com menos lata mas com uma proteção lateral bem fixada o risco de amassar a porta seria menor...
    Se não tivesse com as cxs de ar amassadas, já estaria de rockslide.... mas mandar arrumar tudo e estragar de novo vai ser foda... essa seria a hora de tentar uma alternativa....

valeu
  • 21/10/2008, 14:39
    Fabil
    tenha em mente que qualquer solucao que fuja do "padrao" vai custar mais... ou seja.. vc fazer um cx de ar sob medida, certamente o lanterneiro vai cobrar mais do que recuperar a sua.. fabricar um rockslider customizado p/ sua cx de ar vai sair mais caro do que os já prontos...

se vc nao esta disposto a gastar nao inventa muita firula, lanterne sua cx de ar ( tenho um lanterneiro aqui perto que deve cobrar em torno dos 350,00 p/ lanternar e dar um fundo) e instalar o rockslider padrao...

agora, vc estiver disposto a "pagar p/ ver" o seu projeto super caixa de ar, pode vir que a gente bola alguma coisa ae...eheheheh

T+
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 89 de 152 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 39798081828384858687888990919293949596979899139 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:05.