Postado originalmente por
Newton Guerra
Victor, a GM tem colocado nas revisões óleo 5W-30 (no meu pelo menos). Acho muito estranho, dê uma olhada na tabela de viscosidade x temperatura ambiente anexa, tirada do manual da Suzuki. Eu estou usando Lubrax Tecno semi-sintético 15W-40.
Dê uma olhada nesse comunicado da GM (anexo também). Parece conversa mole, alguns carros flex estavam com problema de partida a frio. O que acontece com o motor usando esse óleo em temperaturas altas? Eu não sei.
"A GM do Brasil , preocupada com as inúmeras reclamações sobre o desempenho de seus motores na partida a frio, enviou para suas concessionárias um documento para o setor de Pós-Vendas, informando o lubrificante que deveria ser usado nos veículos Celta, Prisma, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Astra, Zafira, Vectra e S10/Blazer. Trata-se da viscosidade 5W30. No documento consta que o lubrificante 5W30 API SL (norma americana), "o motor gira mais livre e a partida fica mais rápida e fácil. Sua utilização além de auxiliar muito a partida a frio, reduz ligeiramente o consumo de combustível e proporciona o maior rendimento possível do motor".