Postado originalmente por
CID DOS SANTOS SCALA
Bom dia galera de Suzukeros!
Creio que fiz um relato em outro topico de GVIII que tem aqui no forum. Ocorre que este fim de semana estreei um jogo de pneus Pirelli AT Scorpion 225/65 R17 na minha viatura. Fiz um pequeno passeio de teste, cerca de 250km total, indo a Serra do Cipó/MG onde pude encontrar estradinhas off road com cascalho, pedras, terra batida etc e o trecho de estrada asfaltada da BR onde pude testar velocidades constantes de 100 a 110km/h. Primeiras impressoes: aumenta o consumo mesmo! Eu fazia tranquilamente nas estradas entre 11 e 10,5k/l nos trechos planos, em quinta marcha, rodando a 100km/h em pista dupla sem preocupação com ultrapassagens, e andando a 120 km/h era normal ter o consumo de 9 a 9,5km/l. Pois bem, o pneu AT Scorpion, mais borrachudo, parece segurar mais a viatura, e de fato comprovei isto no rendimento do tanque: onde eu fazia no asfalto 10 a 11km/l caiu pra 9 a 10km/l, e mesmo assim, tomando muuuito cuidado meeesmo com o peso da butina no acelerador!
Por outro lado, o desempenho em piso de cascalho, pedregoso, principalmente em subidas mais acentuadas, melhora e muito mesmo. Percebe-se que as rodas perdem muito menos o contato com o solo, tracionando com muito mais eficiencia que os pneus com desenho "mais asfalto". Eu gostei do resultado geral obtido com a GVIII calçando estes pneus, ainda que consumindo mais, por conta da desenvoltura do carro projetado para estas condições off road, fica bacana mesmo, na minha opinião. O consumo não tem jeito mesmo... se quisesse focar nisso partia para um Uno da vida mas certamente não teria a liberdade de escolha de meter a viatura barranco adentro so pra chegar numa serra bonita, ou uma praia bacana e mais restrita!
Alguem mais aqui do grupo com essa experiencia?