Obrigado Romero e Funga pelas respostas. Quando for trocar os pneus com certeza colacarei diferente dos que vieram originalmente, embora devido aos nossos pneus não serem nada baratos vou ter que esperar o desgaste dos mesmos. Abraços
Versão Imprimível
Realmente essa questão dos pneus do Grand Vitara é preocupante. Confesso que nunca tive problemas de aquaplanagem em estrada, mas mesmo no transito de urbano, em dias de chuvas, principalmente em Sao Paulo nesse "para e anda" du caramba, o carro perde aderencia e desliza muito quando há necessidade de alguma freada brusca, nem parece que tem ABS. Chega até a assustar.
Funga,
Concordo com esta forma de usar o câmbio automático. Os recursos do câmbio estão lá para serem usados conforme a necessidade. Sempre usei "cambiar" nos momentos de subida e descida de ladeiras, assim como nas ultrapassagens, da mesma forma que nos mecânicos. Sem estas manobras, aumenta muito o consumo de gasolina e pastilhas de freio.
Por falar neste câmbio, descobri que este conjunto é o mesmo da TR4. Mas com as relações de marchas iguais ao GV antigo. Eu já tive uma TR4 (sorry...) e tinha isso do câmbio ficar indeciso entre marchas, mas ocorria em menor frequência. Acho que pela melhor relação peso-potência, pois a TR4 é bem mais leve que o GV3. Por outro lado, fico tranquilo, pois este conjunto é muito robusto e nunca vi ninguém conseguir quebrá-lo.
A versão atual em venda do GV nos EUA e mundo afora está com o mesmo motor nosso, mas com 2.4 de cilindrada e 160 hp. Quando a gente procura as críticas sobre o carro, não se vê muito mais do que a falta de potência da versão 2.0. De resto, o GV é muito elogiado em seu projeto global. Penso que deve valer a pena o remapeamento da ecu, o que vai melhorar a relação peso-potência. Pessoalmente não acho isso uma coisa crucial. O carro tem bom desempenho, lembrando sempre que se trata de um jipe (não foi projetado para velocidade).
Aliás, quem aqui já foi com ele para as trilhas viu bem do que é capaz. Se eu quizesse velocidade (e etc.), compraria um Audi, Mercedes ou outro automóvel sedan. Minha esposa tem um Focus 2010, 1.6, que é uma lesma nas retomadas, mas dá conta do recado para o que veio e tem ótima velocidade final. Bom, gosto não se discute...
Para quem quer mais retomadas, há um acessório chamado sprint booster que modifica a curva do acelerador eletrônico e a aceleração fica mais rápida. De repente isso dará um conforto maior. Tem versão para o GV.
Desculpem se ficou muito longo.
É isso, simples assim!! O GV é um jipe na essência que migrou pro mundo SUV, ficou bem acabado, confortavel, espaçoso e principalmente robusto. Qualquer motor mais potente deixaria o GV com preço proibitivo, acredito que para a maioria de nós, então...vamos aproveitar o que a viatura tem de melhor e sair por ai procurando caminhos mais difíceis.
Abs a todos
Amigos de São Paulo,
A Suzuki liberou as planilhas FUN e PRO do Rally de Alphaville a Campinas. Como não participei, estou pensando em fazer primeiro a FUN. Tem alguém interessado?
Suzuki - Entre e divirta-se.
Pois é, Luis,
Eu acho que é o melhor custo/benefício no mercado brasileiro, mas a Suzuki deu uma derrapada na curva quando não incluiu o controle de tração (ESP) como um equipamento de série em todas as versões. Para mim, é o que falta no GV. Isto é uma questão de segurança. Nos EUA todas as versões vêm com este equipamento. Uma hora eles vão ter que agradar o mercado brasileiro e aí então deverão incluir este item.
Eu já tive 2 Vitaras, 1 TR4, 2 GV antigos e 1 Tracker. Este GV supera a todos sem sombra de dúvida para mim. É o melhor produto que a Suzuki fez até aqui. Só falta o ESP. Será que dá para instalar?:)
Oi Macio,
Desculpa estar fazendo minha pergunta aqui, pois, não estou conseguindo mandar msg direta e privada .É o seguinte, vi que vc remapeou a ecu do seu grand vitara e ficou com 20 hp a mais , gostaria de saber quanto vc ganhou em torque, quanto ficou o consumo e qual o custo total do serviço ( se puder falar ) ?
Desde já, obrigado pela atenção.
Abraço,
Mário
Correção:
* a pergunta foi para Marcio Nogueira !
Oi Macio,
Desculpa estar fazendo minha pergunta aqui, pois, não estou conseguindo mandar msg direta e privada .É o seguinte, vi que vc remapeou a ecu do seu grand vitara e ficou com 20 hp a mais , gostaria de saber quanto vc ganhou em torque, quanto ficou o consumo e qual o custo total do serviço ( se puder falar ) ?
Desde já, obrigado pela atenção.
Abraço,
Mário
Ok Marcio,
Obrigado pelas informações. No meu GV coloquei pneus 235/65 r17 at (Sailum ) e comprei o kit irom man para ser colocado ainda esta semana gerando um ganho de altura no total de 5 cm ( irom man 4,5 cm + 0,5 cm dos pneus = 5,0 cm ). Estava pensando em colocar pneus mais largos 245/65 r 17 (Sailum) mas, fico com receio em prejudicar a potência no uso off road em geral e no uso em areia. Sei que no asfalto com pneus mais largos perdemos em velocidade final, em retomadas e melhoramos a estabilidade .. no seu caso, o que vc acha que teve de ganhos e perdas ?
Obrigado,
As perdas principais foram aceleração e retomada - procurei atenuar isso com o remapeamento e com o filtro de ar esportivo. Em contrapartida ganhei em vão livre, o que, para mim, compensa qualquer perda (o carro original é baixo demais). Além disso, com mais borracha, o carro absorve melhor as irregularidades do asfalto e da terra. Antes tinha um "jipe", agora tenho um "tanque"! rsrsrs...