Postado originalmente por
Annibal
Vou repetir o que já disse anteriormente: asfalto molhado é piso aderente e, neste caso, não se deve bloquear o diferencial central sob pena de danos ao sistema. Observem, com a devida atenção, o contido na página 4-7 (Dicas ao Dirigir) do Manual do Proprietário:
“OBSERVAÇÃO
Evite dirigir seu veículo em “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado sempre que puder. Dirigindo seu veículo em, “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado pode causar graves danos do trem de rodagem”
Agora, asfalto molhado com barro ou água lamacenta escorrendo sobre ele, perde-se totalmente a aderência e, neste caso, o bloqueio do diferencial é possível, diria até, recomendável. Já, numa rodovia asfaltada em boas condições e estando o asfalto molhado, por exemplo, sob chuva, não se deve acionar o bloqueio do diferencial central, mesmo porque, com o diferencial central funcionando livre, distribuindo de forma diferente as velocidade entre os eixos, o comportamento do carro será mais estável do que estando com diferencial central travado.