Powered by vBulletin

GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 90 de 103 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 408081828384858687888990919293949596979899100 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/04/2020, 20:03
    Chuva
    6 Anexo(s)
    GV3 L4 2.0 Retentores de válvulas


    Acomete a 3.2 tb, mas é bem mais raro.

    Pra vc que vê sua GV3 fumar cada vez mais a cada ano, essa é a causa.

    Para um carro com 180kkm, a média que eu tinha era de 1L a cada 5kkm. Mas essa estatistica muda drasticamente para cima ou baixo dependendo do estado do carro, e não pela km. Ou seja, novamente o proprietário ajuda no colapso negligenciando manutenção, principalmente a troca de óleo.

    A sugestão básica é o Sintetico 5w30 pra ambos os motores, independentemente se vc mora na siberia ou no saara. Os motivos já foram explicados a muitos posts atras.

    De qquer forma com o tempo o óleo passa pela haste de válvula e queima com o combustível. O maior problema disso, além de ter que repor oleo (nesse caso só use o mesmo e da mesma marca, se não for trocar todo) é o comprometimento do catalizador.

    De resto, só vai feder mais, mas não é tao critico quanto parece. Arrisco dizer que é ate "normal" desse motor essa fumadinha com o desgaste excessivo. tem gente q surta, tem gente q não liga. Deixando com óleo tá valendo, não vai estragar o motor, apenas o catalisador. Uma sujeira extra acumulada tb surge, mas nada tão significativo.

    Enfim, a troca dos 16 retentores é muito bem vinda quando possivel. O jogo de peças custa de 250 a 600 reais dependendo da época, marca e disponibilidade. Já a troca que poderia no máximo custar uns 1000 sendo feita por cima sem a retirada do cabeçote, geralmente é feita por baixo com a desmontagem, encarecendo para até uns 4000.

    A ferramenta de troca por cima é de fácil construção por profissional que tenha acesso a ferramentaria, e abaixo alguns exemplos bem sucedidos. O importante da ferramenta é gerar pressão nas molas dos pratos das hastes de válvula em Angulo de 24° (já medido algumas vezes) usando-se como base os buracos dos parafusos dos semicasquilhos.

    Retentores novos de marca boa:
    Anexo 572120 Anexo 572121


    Retentor Velho e Novo: diferença absurda de abertura do diametro interno, onde vaza oleo para a camara:
    Anexo 572122



    Ferramentas encontradas:
    A tosca com chave de vela:
    Anexo 572123

    A Funcional mas sem firmeza de angulo:
    Anexo 572124


    Uma ideal onde se empurra as molas em ângulo firme:
    Anexo 572125


    De qualquer forma a troca por cima exige que camara a camara o ponto do motor seja virado para posicionar o pistão com pressurização de ar no tubo de vela a fim de não deixar as válvulas cairem na camara, além de ferramenta imantada para se tirar e recolocar as travas dos pratos de válvula e alicate especifico para retirada e reinserção dos retentores na posição correta (lubrificados).
  • 23/04/2020, 20:09
    Chuva
    2 Anexo(s)
    GV3 2.0 L4 Válvula de Fluxo

    Aproveitando que vai tirar a tampa de válvula, aproveite e troque tb a válula de fluxo de óleo que fica fadigada após 100kkm ajudando em cj com o filtro de óleo errado (retentor interno ineficiente) a fazer a corrente girar na primera partida do dia com barulho chato. Claro que ajuda, mas não resolve caso algum esticador de corrente de comando esteja gasto ou frouxo, pedindo troca tb.

    Anexo 572126


    Infelizmente o infeliz que dexenvolveu essa parte colocou uma fenda para a manipulação da válvula parafuso.
    O idela é usar uma chave de fenda gigante, aquelas de um metro de comprimento pra gerar torque suficiente para girar um pouco antes de debulhar a fenda de material mole.. ...(...)

    Anexo 572127
  • 23/04/2020, 20:09
    Chuva
    1 Anexo(s)
    GV3 2.0 L4 Relação de Marchas (normal x reduzida)

    Tabelinha madrake para apreciação

    Anexo 572128
  • 23/04/2020, 20:11
    Chuva
    1 Anexo(s)
    GV3 óleo de cambio

    Teoricamente a tabelinha é bonita, mas na pratica o ATF3309 mesmo caríssimo ainda é mais barato que um Toyota T-IV..

    Anexo 572129
  • 23/04/2020, 20:13
    Chuva
    1 Anexo(s)
    SX4 Módulo central e injeção

    Seguindo a linha de raciocínio de troca de bicos injetores do j20a por modelos de melhor vazão visando menor manutenção, fiz diversas tentativas no SX4 sem êxito. Nenhuma versão de CDH210 ou CDH240 funcionaram na central abaixo.

    Caso alguém tenha conseguido, agradeço compartilhar.

    Anexo 572130
  • 23/04/2020, 20:18
    Chuva
    1 Anexo(s)
    GV3 L4 2.0 Regulador de Ponto para GNV

    Cliente sempre quer contar vantagem e dizer que gnv é maravilhoso, mas até hj todas as que andei achei um verdadeiro carro das arábias.. carro bomba.. kkk não só pq, msm com os kits de geração 5, a gambiarra no motor é realmente triste de olhar, como a performance não chega nem perto da gasolina. GV3 2.0 vira GV3 1.6 em 1s.. uma lástima.

    Enfim, pra quem gosta e tem muitos problemas, além dos cotidianos, há esse regulador que tem feito sucesso no mercado. Antes de instalar o kit das arabias, interessante ter esses detalhes para questionar o modelito escolhido.

    OBS: Gnv economiza e não dá para adulterar, mas motor anda mais quente e se não usar bico injetor de gasolina de vez em quando entope tudo. Fica a dica, pq tem gente que só anda de carro 1.6 durante um ano e quer por na gasolina e não entra sem saber pq... bicos nao funcionam mais.. kkk

    Anexo 572131
  • 23/04/2020, 20:24
    Chuva
    1 Anexo(s)
    GV3 Cabo de som

    Pra quem assim como eu se contenta com os recursos do som original da GV3, segue uma novidade do mercado:

    Um cabo bacaninha pra ligar AUDIO IN na traseira da central. O sinal comuta pra AUX quando há sinal no P2.


    O assunto é vasto mas darei um relato:
    Caso não invista tb em módulo e equalizador e visa um som de qualidade, mantenha o som orignal!

    Há muita central multimidia fodástica e cara, com tv, gps, cel, espelhamento, etc, etc, etc, mas a saida de audio em quase todos os casos abaixo de 2.5k reais tem qualidade de equalização e potencia muito a desejar.

    O som original tem esses dois recursos muito bem balanceados pela marca Clarion. Se vc gosta de som, nao mexe, se quer ter um celular tela grande no painel do carro mas nao liga pra som, ou quer fazer um H modernizando o carro, compre uma central chinesa.

    De todos os carros que já peguei e fiz manutenção, como eu era DJ e conheço um pouquinho de som, o único que eu compraria foi um da Eanon de 4k.. os modelos kenwood importados de 6k tb são bem vindos.. kkk de resto, prefiro ficar com o som feinho original e espetar um audio via P2 caso os 5 cdrs gravados nao atendam...

    Anexo 572132
    Cabo suzuki Grand vitara P2 Aliexpress
  • 23/04/2020, 20:26
    Chuva
    2 Anexo(s)
    GV3 L4 2.0 Mais uma adaptação de bomba de combustível para estatística

    Feita usando-se o filtro original cortado como suporte do novo motor/bomba Flex Bosh universal.

    Funciona, mas achei trabalhoso demais para cortar o filtro velho e no caso o venturi de sucção de fluido da segunda seção do tanque não foi conectado.

    Anexo 572133 Anexo 572134
  • 23/04/2020, 20:32
    Chuva
    2 Anexo(s)
    GV3 Manuais bacaninhas

    Reparos de carroceria - GV3 Body Repair Manual.

    Anexo 572135


    Fundamentos do Motor Suzuki - Suzuki Engine Fundamentals

    Anexo 572136
  • 23/04/2020, 20:34
    Chuva
    GV3 L4 2.0 Cálculo de consumo em ponto morto

    Cálculo de consumo em marcha lenta para motor 04 tempos Valor Unidade
    Volume Motor 2 litros
    Rotação em marcha lenta 650 RPM
    Volume de ar "queimado" por rotação 1 litros
    Densidade do ar CNTP 1,27 gramas/litro
    Massa de ar "queimada"por rotação (g) 1,27 gramas
    Razão estequiométrica da mijolina (13:1) 13
    Massa de combustível queimado por rotação 0,09769231 gramas
    Densidade da mijolina (g/litro) 750 gramas/litro
    Volume de combustível queimado por rotação (mijolina) litros 0,00013026 litros
    Volume de combustível queimado por minuto (mijolina) litros 0,08466667 litros
    Fator de enriquecimento de mistura (motor frio) 1,3
    Total
    0,11006667 litros por minuto
  • 23/04/2020, 20:40
    Chuva
    GV3 Amotecedores Dianteiros Nakata

    Apesar de ser realmente uma marca conceituada, mais um relato de problemas com a marca.

    Além dos ja conhecidos entortamentos do tubo do cilindro com os suportes dos parafusos em ambiente hostil, agora a posição de fixação das bieletas parece ser fora de posição original.

    Em algumas situações adversas as bieletas estouram, mesmo originais e boas de fábrica zuki (nao as da fiat q estouram msm), deixando o dono de cabelo em pé para achar o porque amortecedores zero ocasionam o problema.

    Enfim é isso, amortecedores dianteiros então voltamos aos KYB..
  • 26/04/2020, 17:57
    jeep8
    Caro Chuva o retentor de valvula e óleo do câmbio automático é o mesmo no 4 cil e v6 3.2?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 90 de 103 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 408081828384858687888990919293949596979899100 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:16.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy