GV3 V6 Radiador de óleo de Câmbio Automático
Mais um assunto com vastos detalhes que atormentam donos de V6.
Há muitos carros mais simples que possuem radiador de óleo de cambio, como os jeep, a Tucson, etc.
Na 2.0 o câmbio não esquenta tanto e não há realmente necessidade de se melhorar o sistema de arrefecimento desse óleo, que aquece na temperatura do motor em seu ápice de calor.
Na V6 há relatos de cheiro forte quando se força o carro. O que é meio dificil pois o carro já deslancha bem sem necessidade de se afundar o pé. Mas em estrada esmirilhando e em trilhas o cheiro aparece.
Há locais no motor da V6 que temos mais de 130 graus. No scanner acompanhando o fluido de arrefecimento do radiador convencional fica na faixa de 102 graus e o cambio chega por volta disso tb, um pouco menos apenas.
Considerando tb que o cambio A750 de toyota hilux da v6 tem originalmente um radiador de calor grande nas hilux (abri vários capôs), a idéia era copiar o que os projetistas zukis esqueceram de fazer.
Já que o tubo de resfriamento original zuki dentro da caixa plástica do radiador PARECE ser um fiasco:
Anexo 569799
Estudando o assunto a tabela abaixo é auto explicativa, onde no motor mais parecido com o da V6 o radiador adiciona é FACULTATIVO.
Anexo 569794
Mas o pior ainda está por vir:
Para o radiador da hilux funcionar na gv3 v6 é necessária uma válvula, que com certeza não é barata:
Anexo 569795 Anexo 569796 Anexo 569797
MANUAL CAMBIO A750 HILUX!!!
Anexo 569798
ASSIM, a conclusão foi a seguinte:
Caso o proprietário tenda a instalar o apetrecho um radiador de calor menor e mais simples, sem o uso da válvula especial, poderia funcionar em série com o radiador original.
Fica a dica!