Powered by vBulletin

GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 84 de 103 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34747576777879808182838485868788899091929394 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/11/2019, 09:29
    Chuva
    6 Anexo(s)
    GV3 V6 Radiador de óleo de Câmbio Automático

    Mais um assunto com vastos detalhes que atormentam donos de V6.

    Há muitos carros mais simples que possuem radiador de óleo de cambio, como os jeep, a Tucson, etc.
    Na 2.0 o câmbio não esquenta tanto e não há realmente necessidade de se melhorar o sistema de arrefecimento desse óleo, que aquece na temperatura do motor em seu ápice de calor.

    Na V6 há relatos de cheiro forte quando se força o carro. O que é meio dificil pois o carro já deslancha bem sem necessidade de se afundar o pé. Mas em estrada esmirilhando e em trilhas o cheiro aparece.

    Há locais no motor da V6 que temos mais de 130 graus. No scanner acompanhando o fluido de arrefecimento do radiador convencional fica na faixa de 102 graus e o cambio chega por volta disso tb, um pouco menos apenas.

    Considerando tb que o cambio A750 de toyota hilux da v6 tem originalmente um radiador de calor grande nas hilux (abri vários capôs), a idéia era copiar o que os projetistas zukis esqueceram de fazer.

    Já que o tubo de resfriamento original zuki dentro da caixa plástica do radiador PARECE ser um fiasco:

    Anexo 569799


    Estudando o assunto a tabela abaixo é auto explicativa, onde no motor mais parecido com o da V6 o radiador adiciona é FACULTATIVO.

    Anexo 569794


    Mas o pior ainda está por vir:
    Para o radiador da hilux funcionar na gv3 v6 é necessária uma válvula, que com certeza não é barata:
    Anexo 569795 Anexo 569796 Anexo 569797

    MANUAL CAMBIO A750 HILUX!!!
    Anexo 569798


    ASSIM, a conclusão foi a seguinte:
    Caso o proprietário tenda a instalar o apetrecho um radiador de calor menor e mais simples, sem o uso da válvula especial, poderia funcionar em série com o radiador original.

    Fica a dica!
  • 20/11/2019, 09:44
    Chuva
    1 Anexo(s)
    GV3 Conserto de Câmbio automático

    A melhor maneira de se evitar estragos definitivos e caros no cambio das GV3, assim como acredito que em qquer outro carro, é fazer a manutenção preventiva do sistema.

    É tão simples, mas sempre o brasileiro posterga. Em todos esses anos me divertindo de lego com os colegas, já há vários casos de negligencia quanto a simples troca de óleo, PRINCIPALMENTE DE FORMA E TIPO CORRETO, que causam o PT do câmbio.

    O orçamento abaixo é de mais um amigo do RJ que não pode me trazer o cambio a 1 ano atras.
    Decidiu fazer a troca no RJ e este "MECANICO", como diversos outros, colocam o MOTUL MULTI. Isso qdo não preferem o DEXROM VI (q devem usar ate´pra fritar ovo..)

    Enfim, o óleo de nosso cambio é o top da era mineral. Misturou, usou tempo um sintético, moe micro embreagem.

    O conserto em CSS ficou em mais de 30k. Com desconto (não entendo qual a estratégia de marketing de CSS fazer isso e depois passar o preço certo) ficou em 18k aprox.

    Uma pessoa especialista em outra cidade de SP para fazer o conserto completo ficou em 12K.


    Mas meu amigo preferiu levar o carro em outro Zé famoso e conceituado mecanico ZuKI no RJ.

    Segue os valores do conserto:

    Anexo 569800


    Vou desenhar aqui para ajudar e alertar quem for fazer esse tipo de serviço:

    1 - Elimina juntas? Mas que merda é essa? é aquela cola maldita que parece massa plástica que nunca mais vc consegue tirar o carter de cambio? A junta desse cambio na toyota nao passa de 80 reais..
    2 - Óleo de transmissão: para troca total não se gasta mais de 10 L num cambio aberto, pq teria q ser 12L e a R$ 100 o litro? Em qquer css de sp vc compra no galao a R$ 38 reais a vista! Pelo menos colocou o óleo certo..
    3 - Filtro de óleo: esse sim é caro e a idéia é lavar msm a esse preço, mas falar que trocou é dose.


    OBSERVAÇOES FANTÁSTICAS ADICIONAIS:

    - O carro ficou mais de 3 meses para essa saga;
    - Depois o carro VOLTOU para fazer o conversor de Torque... ai ai
    - e ainda perderam a tampa plástica V6 do motor do camarada..


    Sinceramente galera.. PQP!!!!!!!!!!


    Lição numero 1 para cambio automático:
    - TROQUE O OLEO NO TEMPO CERTO E PELO TIPO CORRETO
    - NO CASO DE UM PT SERIO, PROCURE UM ESPECIALISTA

    Abs
  • 20/11/2019, 09:55
    Chuva
    3 Anexo(s)
    GV3 alimentação de Soquetes (tomadas 12V)

    Não é o primeiro caso nem o último, mas ao se sobrecarregar acima de 120W de potencia na soma das 3 tomadas 12v do carro a fiaçao aquece e derrete ocasionando acidente, e o super fusível não queima!! Tai um "defeito" bobo mas critico se não tomar cuidado do carro.

    O fusivel em questão é unico para os 3 soquetes:
    Anexo 569801 Anexo 569802


    Anexo 569803


    Conclusão:

    Se a corrente total para os 120w para os 12v do carro são na teoria de 10Ah, pq colocaram um fusivel de 15Ah?

    A ideia é então trocar esse fusivel original por um menor a fim de que queime antes de tornar a fiação em resistência de chuveiro..
  • 20/11/2019, 10:15
    Chuva
    11 Anexo(s)
    GV3 MAF

    Dispositivo do sistema de injeção que envia os parâmetros numéricos aproximados de 2.0 e 3.2 para carros aquecidos e em ponto morto, nas versões de motor L4 e V6 respectivamente.

    A média de uma V6 por exemplo é 3.4. Alguns carros dão 3.8, 4.4 e ate 5.0 o carro se comporta normalmente.

    Passou de 5.5 ja surgem falhas e erros na injeção, geralmente de mistura rica.

    O sintoma de falha que o medidor de fluxo de ar nas GV3s costuma deixar com mais frequencia é o carro com marcha lenta alterada quando está com mal funcionamento.

    NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS é apenas sujeira. Peguei carro que dava 18!! depois de limpar com limpa contato ficou com 6.8, mas ainda com falhas. Dai a saga abaixo para tentar sanar o problema do amigo.


    Levantamento de dados:

    Em ambas as versões e em muitos carros asiáticos nosso modelo já é o digital de família 5 para cima e apresenta 5 fios, sendo 2 do sensor de temperatura do coletor (INTAKE AIR TEMPERATURE) e 3 do Medidor de Fluxo de Ar propriamente dito.


    Há relatos de GV3 V6 3.2 rodando com MAF de GV3 L4 2.0! Dai seguem os detalhes da L4 para quem for tentar:

    Anexo 569804



    No caso da V6 seguem os detalhes de fiação, pois diante do problema sério e procura de peça de substituição, que em CSS CUSTA 1700 REAIS COM DESCONTO, procuramos diversas alternativas de substituição:

    Resistencia do IAT a frio:
    Anexo 569806


    Aspecto da Peça:
    Anexo 569805

    Confirmação da fiação de alimentação base 12v do circuito MAF (ha ainda uma segunda alimentação de 5V para emulação do sinal digital):
    Anexo 569807

    Formato de encaixe no tubo plastico q vai para a TBI: para se procurar algo anatomicamente encaixável:
    Anexo 569808


    ESQUEMA DE MEDIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:

    Anexo 569809 Anexo 569810

    FIZ com um multimetro digital:
    Anexo 569811


    PULO DO GATO:
    Anexo 569813




    O MAF da Nissam que equipa o Livina, Frontier, March, Tiida e outros acredito que seja intercambiável na V6, sendo que os testes físicos de medição e encaixe se mostraram positivos. Há adaptaçoes de chicote e encaixe, mas nada que com o o resto de 1700-90 reais não possibilite fazer!!

    Anexo 569812 Anexo 569814


    Resolução e Conclusão:

    Graças a parrudez de nossa mãe Zuki foi mais um caso, dificil e chato admito, de SUJEIRA encrustrada!

    Depois da limpeza com álcool isopropilico da peça submergida não bem sucedida a peça foi levada a "tratamento especial" com UM TUBO DE DESCARBONIZANTE praticamente.

    Esse tipo de "tinner" mais fraco deixa "remela" e a limpeza em seguida com alcool isopropilico novamente foi essencial.

    No fim do dia o maf que iniciou com parametro "18" voltou a mostrar algo proximo de "3.2" na central para os parametros de injeção do carro!!!! Permanece hj em 3.8 e sem sintomas de falhas ou erros de mistura rica na injeção!

    Mais uma para deixar as CSSs mais pobres..

    [ ]
  • 20/11/2019, 10:23
    Robison Serafin
    Show de bola chuva, trabalho detalhado, melhor conteúdo GV3 da internet. A propósito, o amigo teria o projeto dos rock-slides disponível? Grato!
  • 20/11/2019, 20:31
    ASQ1973
    Minha praia é o TROLLER, mas como o Chuva é a maior enciclopédia automotiva do Fórum, aproveito para quem sabe aprender um pouco que me venha a ser útil no T4. Parabéns pelo desprendimento, conhecimento e boa vontade em dividir sabedoria.
  • 21/11/2019, 12:13
    rui camara
    fala meu amigo! mercado municipal do rudge ramos, do lado de casa, vou confirmar se abre domingo mas basta dar um toque, passa em casa com a familia e tomamos uma gelada
  • 21/11/2019, 15:45
    Rpxavier
    Citação:

    Postado originalmente por Chuva Ver Post
    GV3 V6 Radiador de óleo de Câmbio Automático

    Mais um assunto com vastos detalhes que atormentam donos de V6.
    ...

    Show Chuva,
    Voltou com tudo hein amigo.
  • 21/11/2019, 15:47
    Rpxavier
    Citação:

    Postado originalmente por Chuva Ver Post
    GV3 Conserto de Câmbio automático

    A melhor maneira de se evitar estragos definitivos e caros no cambio das GV3, assim como acredito que em qquer outro carro, é fazer a manutenção preventiva do sistema.
    ...

    Show Chuva,
    Estou planejando a minha ida até você para fazer a troca total do óleo do câmbio, isso se o pessoal aqui do Rio não levar adiante a idéia de trazer você aqui.
    Abraços.
  • 24/11/2019, 17:37
    Chuva
    "Show de bola chuva, trabalho detalhado, melhor conteúdo GV3 da internet. A propósito, o amigo teria o projeto dos rock-slides disponível? Grato! "



    Ola, valeu

    O projeto não tenho mais. Se um dia for fazer de novo vou tirar outro molde do carro.

    Tava desenhado numa porta de madeira maciça velha, mas tb não tinha medidas. As furações eram buracos na madeira
  • 24/11/2019, 17:38
    Chuva
    "Minha praia é o TROLLER, mas como o Chuva é a maior enciclopédia automotiva do Fórum, aproveito para quem sabe aprender um pouco que me venha a ser útil no T4. Parabéns pelo desprendimento, conhecimento e boa vontade em dividir sabedoria. "



    Valeu amigo,

    Mas sou apenas um rélis "trocador de óleo de câmbio" (com muito orgulho aliás), como os incompetentes invejosos me chamam!

    kkkkkkkk
  • 24/11/2019, 17:40
    Chuva
    "fala meu amigo! mercado municipal do rudge ramos, do lado de casa, vou confirmar se abre domingo mas basta dar um toque, passa em casa com a familia e tomamos uma gelada "


    Cara!!!

    Vamos sim! Se puder um dos dias do final de semana dá um toque que colo aí! Queria muito comer aquele pastel da infância q tenho certeza que ainda tá la no mercadão! kkk

    Mas se não te incomodar vamos lá, tomamos uma breja e levamos as pimpolhas pra curtirem um pouquinho dos saudosos anos 80 conosco! Será que aquele monte de doces e salgados ainda tão lá? kkk

    Abç
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 84 de 103 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34747576777879808182838485868788899091929394 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:57.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy