GV3 2.0 Outra adaptação de filtro de combustível
Apesar da possibilidade de filtro original pelo aliexpress do carro toyota matrix com pouca adaptação, é possível para a versão 2.0 uma adaptação de bomba e filtro de outro carro para ser feliz e não gastar mais de 3k reais com um cj novo.
O primeiro carro conhecido e divulgado com esse tipo modificação foi do amigo Fabiano Passos.
A brincadeira se baseia principalmente na meta pela facilidade de manutenção do filtro externo, que pode ser de um Astra por exemplo, mas com boa vazão.
Um segundo possível é a troca do motor/bomba original por uma Flex genérica da Bosh, muito boa por sinal.
A linha de combustível original prevê 3.5bar na pressurização da linha (a v6 são 4bar) e a bomba bosh dá conta do recado e com uma pressurização até melhor deixa o sistema de injeção até mais esperto.
Como o tanque bi partido possui sucção de fluido da banda sem a bomba através de um sistema chamado "venturi", é necessária uma adaptação do fluxo de fluido de retorno para essa válvula a fim de se forçar a sução da banda sem bomba, conforme fotos.
Mesmo o fluxo ocorrendo por dutos finos pretos em sentido diferente do original, o fluxo de sucção ocorre a contento, uma grande preocupação.
O único inconveniente dessa adaptação é que sem algumas peças velhas disponíveis em oficina, como a NECESSÁRIA base de suporte para a bomba nova Bosh (já que o filtro que suporta o motor de moto original não será mais presente) poderão ser os pontos de insucesso do processo.
Assim, se for fazer esse método, é necessário fazer numa oficina onde se pode achar esse tipo de peça velha, ou seja, não dá para fazer em casa. A não ser que se saiba de qual carro uma base de suporte se encaixa perfeitamente entre o copo e a bomba.
OBS: No caso da V6, como todo o cj bomba, filtro, pre-filtro, venturi, regulador de pressão e a falta de válvula de retorno a situação é bem mais complicada e peças de reposição (filtro preto donut, mais precisamente) é a necessidade eminente. Uma uma versão de adaptação com filtro e regulador com retorno externo já estão a caminho!! (peças de 4 carros diferentes.. kk mas a um preço normal e peças de fácil aquisição).
Bomba flex generica bosh X bomba moto original
Anexo 571349
Filtro de combustivel alternativo EXTERNO!
Anexo 571350
Fluxo pressurizado de retorno reentrando na válvula venturi para sucção de fluido na segunda banda do tanque
Anexo 571351 Anexo 571353
Base plástica de lixeira de mecanico entre a bomba e o copo original (peça plástica de tom bege mais escuro)
Anexo 571352
Abaixo uma segunda adaptação com o mesmo método onde um outro tipo de suporte de motor de bomba foi utilizado:
Anexo 571354
OBS: observe que se o pre-filtro não estiver encostado no fundo do copo do conjunto montado a sucção de fluido no fundo do tanque vai ser comprometido, IGUALMENTE aos kits de bomba e filtro internos que imitam o original mas deixam a posição de montagem da bomba e pre-filtro em posição uns cms acima desse nivel baixo ideal, onde após o acendimento da luz de reserva no painel o carro em poucos km colapsa em pane seca!
Boa sorte!