Postado originalmente por
nomad
Boa noite,
Eu troquei as molas originais, que além de molengas estavam muito baixas (com 40.000 km, talvez culpa de muita estrada de terra e carregar carretinha pesada).
Procurei molas alternativas por muito tempo, e acabei comprando, por recomendação da Suzukar, as molas originais do Grand Vitara, que encontrei quase novas no Mercado Livre por 120 reais.
A diferença das originais Grand Vitara para as originais Tracker é gritante. A altura e largura são as mesmas, mas o diâmetro do aço é bastante diferente. O carro ficou cerca de 5 cm mais alto na traseira. conforme dá para ver nas fotos abaixo.

Para quem quer deixar o jipe menos 'balsa americana', recomendo muito as originais GV, estando em bom estado, é claro. O amortecedor (Cofap turbo gás - não presta) não acompanha a dureza das molas e vou por os originais também da GV, os KYB ou Kayaba. Estou pesquisando preço ainda.
O carro está mais alto de traseira que as Tracker normais, e um pouco empinado com relação à dianteira. Como não sinto o carro mole mas quero deixá-lo mais nivelado, pergunto a quem entende se posso só por um calço 1" nas molas dianteiras sem maiores problemas. O ideal seria achar as molas do GV dianteiras, mas não tenho encontrado. Pensei também nas molas do Tracker Diesel, mas fico com medo de ficar muito duro.
Um abraço a todos, espero ter ajudado e agradeço quaisquer dicas para a dianteira.