Olá Papa!
Fico mais aliviado então! Obrigado e abraços!
Versão Imprimível
Amigo tenho uma, esta linda (modestia parte)
Ela tem 159 mil rodados, agora pouco fiz revisoes. troquei amortecedores, correia, filtros, etc
coloquei ela pra vender por 40 mil. (tabela Fipe, 41.500 no estado de SP)
ela esta longe de dar problemas pela km. fez 17 mil km por ano (pouco rodada).
sei que no sul são mais caras. mas é um carrão.
Então, Miranda!
Justamente por serem "propostas diferentes" é que vale mais a palavra de quem conhece! Não se encontram testes "enlatados e promocionais de tal marca" entre estes carros! No meu caso, atualmente, a Tiguan seria um "próximo passo" para uma futura troca, sem comprar mais uma caminhonete e sem comprar um carro baixo, que não me atenderia em minhas viagens em família!
E por mais que não sejam diretamente concorrentes, podem ser uma opção na hora de troca, exatamente para quem quer um carro que tenha segurança, estabilidade, espaço interno, etc....
Eu mesmo, quando comprei a CR-V (vindo de um Troller) estava entre ela e uma TR4, que também são de propostas diferentes, mas com preços próximos! Optei pela CR-V pelo conforto e espaço interno, que a TR4 não tinha, ainda mais com a chegada de uma herdeira!
Quanto à Tiguan, como substituta da CR-V, à princípio imagino como maior vantagem o motor, com uma pegada muito mais divertida, mas me assustei com o pessoal informando um consumo urbano por volta dos 5,0 Km/L no 2.0! Isso é real!? Já no quesito das desvantagens (para mim) parece ser menos confortável e com porta malas bem menor! O amigo compartilha dessa opinião?
Grande abraço e desculpe a quantidade de perguntas!
Ô, Newton! Então vamos lá...
Pode perguntar à vontade e eu vou respondendo o que tiver competência ou experiência para isso.
Ademais, acho que o assunto não é :offtopic:, porque estamos tratando da comparação entre um veículo e a CR-V.
Bem, não tenho do que reclamar em quase nada da CR-V. Apesar dos problemas mecânicos, sei que qualquer um está sujeito a isso, como havia dito no post anterior. Minha única reclamação quanto à ela era o motor. Potência e torque não me deixavam à vontade em viagens. Trânsito urbano não, era uma maravilha. Embora, em algumas ladeiras de BH, eu temia que ela não subisse. E não subiu em um teste que uma amiga fez para talvez comprá-la quando coloquei à venda. Ela, o marido, um primo e eu no carro. Não sei se foi por isso que não comprou. Mas enfim, lembrando disso agora, fiquei até curioso agora quanto à inclinação da rua. E como é aqui perto de casa, vou medir para falar com vocês aqui.
A Tiguan não é um carro confortável como a CR-V e nem tem o espaço que ela tem. Ponto final. É um carro alemão, na mão no volante e objetivo na suspensão. Essa última não é dura como a do Honda Fit ou do Civic. É firme. Espaço interno em qualquer dimensão é menor também: laterais, altura e comprimento. Vai perceber isso quando fizer o test drive. O entre-eixos não compromete os ocupantes traseiros.
O porta-malas da CR-V deve ser o dobro do da Tiguan em volume (considerando as três dimensões); mas o da Tiguan é maior que o do Troller também - o dobro! :razz:. Deve ter algum comparativo sobre isso tudo; ou mesmo as medidas isoladas. O problema é que essa medição de "litragem" do porta-malas tem que obedecer o mesmo critério. Como as duas são vendidas no mercado americano, é bem possível encontrar isso por lá.
A segurança sempre foi preocupação nossa e isso é relativamente simples de se aferir e/ou pesquisar: IIHS e Euro NCAP são fontes excelentes. A nossa CR-V era a EXL: full air bags e controles de estabilidade e tração. A Tiguan já vem com isso independente da versão. Ainda sobre segurança, a tração da Tiguan é melhor que a da CR-V. Sentia que a da CR-V demorava um pouco para entrar na integral quando era necessário.
Tecnologia não sei comparar bem, porque não sei o que vai na CR-V atual. Mas a Tiguan tem o tal do Park Assist II. Não usamos, porque minha esposa é fera na baliza. Mas meu filho se diverte com a "mágica". :euforico:
Motor é diferencial. O turbo faz toda a diferença. Cheguei a ligar no SAC da Honda na época para sugerir o V6 do Accord na CR-V (descontada a ingenuidade que isso poderia fazer diferença, a CR-V seria perfeita com aquele motor) ou mesmo o 2.4. O da Tiguan, entrou o turbo, ela vai. E isso é cedo. Considerei até reprogramar para ver se o mesmo fenômeno ocorrido com a Ranger se repete na Tiguan: a economia de combustível.
E aí vem o consumo. Bem, não é econômica. Fato. E consumo urbano é difícil de se dizer, porque o número de variáveis é muito grande. Mas acho que dá para fazer um comparativo legal aqui: a CR-V fazia 6-6,5 l/km aqui em BH. A Tiguan faz 5,5-6 km/l. O trânsito daqui é infernal: no trajeto que faço com a Ranger, o usual, minha velocidade média está marcando 16 km/h e isso não é de um dia só não; já está acumulado há mais de um mês lá no CB. Outro fator é que esses números têm a diferença de 4 anos e, como o trânsito tem piorado consideravelmente, talvez o consumo da CR-V fosse esse também hoje. Estrada conseguia 12 com a CR-V e com a Tiguan vai a 11 km/l. Perguntei para um amigo que mora em Brasília hoje para te responder aqui e ele me disse que lá a Tiguan faz 8,2 km/l no urbano.
Pronto. É isso. ;)
Desculpem-me pela longa mensagem.
Abraço,
Miranda
Boa tarde, Miranda! Fico extremamente agradecido pela resposta! Não tem que se desculpar pelo tamanho do texto, afinal foi uma AULA!
Obrigado por gastar seu tempo fazendo este excelente relato dos carros!
Como citei na mensagem anterior, nada como quem realmente conhece e tem/teve os carros para saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um!
Do que foi apontado, acredito que a questão do motor da CR-V seja a grande discussão em torno desse carro! E também concordo plenamente que os motores do Accord seriam perfeitos! Só a título de curiosidade, temos um accord (ano 2000, acho que é 2.4) em casa, e fizemos uma viagem com os 2 carros, e na volta paramos para abastecer... o consumo do accord foi melhor do que o da CR-V, andando exatamente juntos, com a mesma carga! Imagino que se fosse um motor mais moderno este consumo fosse até menor, e com um torque/potência maiores! Andando no accord vc sente ao apertar o acelerador que o carro realmente vai, sem jogar marcha lá embaixo e o giro pra cima! No V6 então, seria o carro perfeito!
Esse consumo em BSB não conta, né!? Tinha um cara que tinha um azera por lá e contava na internet que fazia uns 12 na cidade! rsrsrsrsrsrsrs
Brincadeiras à parte, vejo que na verdade nem uma nem outra podem ser consideradas econômicas, não é? A minha tbm apresenta esse "incômodo" 6-6,5 na cidade... mais que isso só se não tiver trânsito e não andar com o A/C.
Sabe que esta questão do consumo, aliada ao "estudo prévio para troca de carros com valores que posso pagar" me faz ficar com aquela vontade bem boa de partir pros 6 cilindros..... Tive a oportunidade de fazer um teste numa X1 de verdade (6 cilindros, com tudo que tem direito e não aquela pelada que até o A/C é de girar o botão) e fiquei apaixonado pelo carro! E pelo que vi no computador de bordo, o consumo se aproxima muito! O bicho certamente pega na manutenção, mas pela baixa Km rodada, dá pra enfrentar!
Mais uma vez, obrigado pela aula!
Grande abraço!
Belo relato Miranda.. Sempre fui fã do Tiguan, mais sempre tive medo do espaço interno, como você confirmou! E também da manutenção, mais pela injeção direta do que pelo turbo, ouvi relatos de luz da injeção acessa e dificuldade em resolver, acho que boa parte da culpa é do nosso combustível meia boca..
Newton, também penso futuramente em um V6, visto que uso o carro mais para passeios e o consumo não é tão relevante.. mas acho que não é qualquer V6 que pega o 2.0T do Tiguan!!
Abraços!
vou ser maquiavélico aqui.. mas pensem comigo.
na faixa de preco da CRV, nova ou usada, pode por qqr outro suv, tirando motor, pensando em todo resto, suspensao, conforto, mimos, eletronica, seguranca etc... ql carro chega nos pés???
NENHUM !
Com 5 a 7 mil reais, a mais, algum carro realmente faz diferenca em termos mecanicos? Tipo: com esse valor a mais, vc compra um carro q bate a CRV em todos os itens mais motor? Nao sei, mas acho dificil ,muito dificil. vc pode ate andar mais, mas nao bate o resto dos itens.
Sendo assim, penso seriamente, em pouco tempo, colocar um turbo na crv, algo pqno pra andar sempre com o carro em alta performance ja que nao costumo correr muito com a crv ...
Um turbo BEM colocado, medido, intercoolado, de qualidade, vai pagar entre 5 e 7 mil reais (claro sem pensar em grandes mudancas, altas potencias, etc).
Um turbo trabalhando entre 0.6 e 0.8 com picos de booster perto de 0.9 a 1.2, vai jogar a cavalaria da crv pra acima dos 200cv sem estressar EM NADA esse motor, isso sendo conservador.
Pensa esse carro com 200cv disponiveis la pelos 2000rpm ? economiza MUITO combustivel, tira qqr ultrapassagem com tranquilidade, td isso sem passar das 5.000 rpm (ou seja, o motor ta tranquilao!).
penso muito nisso... qdo for vender, com 1000 temers vc tira e ng sabera..
Concordo com vc, amigo!
é exatamente o que citei ali em cima..... com o V6 do accord e seus 280 cv (34 Kg de torque) eu não queria outro carro!
Vc já viu alguma crv turbo? Já vi vários relatos de civics de todas as naturezas (o SI fica animal), mas nunca soube da CR-V.... Sem forçar a barra o carro continuaria liso e bem mais divertido!
Abs!
Guilherme!
Tem essa tbm.. não é qualquer V6 que pega! Mas a X1 28 que andei era uma delícia! de colar no banco... E adorei tbm o controle de tração dela... mesmo em pisos com pedriscos ela sai forte, sem patinar....
Pelos relatos do amigo Miranda deve se assemelhar em muitos itens à Tiguan... Percebi um carro mais "seco" do que CR-V, com espaço menor e mais baixa. Sem contar os dolorosos pneus "run flat" que devem estar uma pechincha!
Abs!
newton, eu parei de pesquisar sobre exemplos de turbo no motor da crv ha algum tempo, mas acho q nao tem nenhum dificuldade, ta lotado de civic e outros carros com o mesmo motor turbinados por ai.. esses motores da honda sao um tipo de pao quente nas preparadoras, eles sabem mais turbinarem esses motores que escrever o proprio nome.
esse motor gosta de alto giro e é conhecido por grandes preparacoes acima de os 600cv sem muitas dificuldades, claro que aí não estamos mais falando de 5 a 7 mil reais, mas conseguir 280cv nele nao é NADA demais... eu penso um pouco menos pq pra mim os atuais 150 e poucos resolveram bem, mas um pouco mais nao fariam mal. Claro.
alias, dizem ha uns 2 anos q a nova geracao de crv que deve estar no forno (o civic novo tinha prioridade claro), ja virao com motores turbinados, mas deve ter um downsiggn ai no meio... mas estrutura pra aguentar um turbao o carro tem emt odos os sentidos.
é tentador uma CRV com 200cv! mas apensar de saber que está dentro de uma margem de segurança super alta e que a receita é bem conhecida, fico com receio de uma quebra repentina ($$) ou em uma viagem mais longa, com falta de MDO apropriada para qualquer reparo, ficar na mão com um carro que é referencia em confiabilidade em sua originalidade..
Apesar de subdimensionado, com os 150cv do motor original da para ir e voltar com conforto.. uma boa musica e paciência!
Abraços!