Boa noite a todos,
Andei acompanhando os últimos posts e gostaria de fazer uma modesta contribuição. Na página 100 fiz o relato da compra de uma Forester 2.0 08/09 e o como foi para deixá-la em ordem. De lá para cá terminei trocando por uma XT 2010 com "apenas" 186.000 km. Na ocasião me ofereceram (concessionária Subaru) o carro com 1 ano de garantia de fábrica + troca de correia e tensores + revisão de 190.000 km. O carro estava com todas a revisões em dia e por isso resolvi encarar (mais sobre ele abaixo).
Em primeiro lugar, para quem estiver em dúvida em qual comprar, se uma 2.0 ou 2.5 turbo - se for do modelo antigo com câmbio de 4 marchas, recomendo fortemente a turbo. Nem tanto pelo desempenho (muito, muito bom) mas pela câmbio de apenas 4 marchas. A 2.0 seria excelente se tivesse um câmbio mecânico de 5 marchas ou um automático de 5 ou 6.
Porta-malas: 450/930 litros. Não sei como é medido, mas para minha família é o suficiente. Somos 4, sendo que minha esposa é exagerada (como quase todas).
Gasolina: manual americano diz: 91 AKI e caso não encontre nesta octanagem pode ser usado temporariamente 87 AKI. As nossas são 87 AKI, exceto a Podium (95 AKI) e a Premium da Ipiranga (91 AKI). Uso Grid ou aditivada da Ipiranga. De vez em quando 50/50 com Podium para desencargo de consciência. Com a redução do teor de enxofre (retirado 94% do enxofre desde o início do ano, graças as unidades de HDT nas refinarias) modificaram o aditivo para compensar a falta de lubricidade proporcionada pelo enxofre. Salvo engano, em breve será comercializado apenas gasolina aditivada. A rede é indiferente (para mim) o importante é a qualidade do combustível do posto, i.e. se é adulterada ou não. O manual brasileiro diz 82 "método motor", não sei se é RON, MON ou AKI, na dúvida segui o americano.
Óleo: até agora 10W40 semi. A partir da próxima revisão 5W40 SN sintético.
Consumo: no meu trajeto padrão (SP-Paulínia) ela faz entre 9,5 e 10,5km/l (120km/h real, ar-cond, carro cheio).
Voltando ao carro, duas dicas para quem tiver os mesmos problemas que encontrei:
1) baixo desempenho e alto consumo: logo que peguei o carro viajei para a Serra da Canastra e durante a viagem o carro foi gastando cada vez mais e logo depois quase parou. Razão: para tirarem o decalque do número do motor desmontaram e danificaram a mangueira do intercooler.
2) carro esquentando a baixa rotação e baixa velocidade: achei que era o termostato, na verdade era um vazamento mínimo na mangueira que sai do radiador. Pelo tanque de líquido de arrefecimento não dava para identificar que o nível estava baixo. Trocaram a mangueira e completaram o nível - não deu mais problema.
O carro é o máximo? Na minha opinião, não - se fosse mais econômica (consumo), as peças e oficinas encontradas mais facilmente e o câmbio fosse de 5/6 marchas seria excelente - mas tudo isso eu já sabia e era o melhor que podia comprar para a família. Não me arrependo, tenho segurança, desempenho e espaço suficiente.
Abraços,
Álvaro