x
Convex Datacenter

Hybrid View

Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 22

Citação Postado originalmente por Echeverria Ver Post
    Problema identificado:

Solenoide de bloqueio queimado!
    Conseguimos 1 peça aqui, para não ter que trocar todo o conjunto. Além disso, trocarei óleo da transmissão e filtro novo. Problema resolvido.

Amanhã estou com o carro de novo.

Valeu subaristas pelo apoio!
    Sensacional Echeverria.

Me fala qual é o oleo de transmissão e o valor e onde comprou o filtro.
    Preciso trocar o óleo do cambio em breve.

Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

Usuário
    Entrada
    18/06/2020
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimento: 1
    A MR Assistência é especializada em SUBARU aqui na Grande Florianópolis.

Levei uma chamada de atenção do chefe da mecânica pois o óleo da transmissão já havia sido trocado em fevereiro desse ano, logo que fiz uma revisão em uma mecânica não especializada.

Ele me disse que o óleo da transmissão é long life e não precisa ser trocado, a não ser em caso de manutenção, como agora.

Eu não cheguei a fazer nem 20.000km com esse óleo e ele me mostrou a situação que estava: péssimo.

No fim das contas, ter aberto a transmissão pra trocar o solenoide pode até ter me evitado um problema maior no futuro.

Agora vou colocar o óleo com especificação adequada e filtro novo. Não lembro as especificações, mas amanhã eu passo aqui.

Já aproveitei e troquei o óleo e filtro do motor, já que fica incluso no valor da mão de obra pra troca do óleo da transmissão.

Aproveitando, eles vão fazer uma revisão geral e me passar todas as peças que precisarão ser trocadas em breve.

Final do ano vou ao Paraguay e como conheço subaristas lá, vou comprar as peças importadas do Japão pelo Chile, num preço excelente e deixar em estoque.

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    A MR Assistência é especializada em SUBARU aqui na Grande Florianópolis.

Levei uma chamada de atenção do chefe da mecânica pois o óleo da transmissão já havia sido trocado em fevereiro desse ano, logo que fiz uma revisão em uma mecânica não especializada.

Ele me disse que o óleo da transmissão é long life e não precisa ser trocado, a não ser em caso de manutenção, como agora.

Eu não cheguei a fazer nem 20.000km com esse óleo e ele me mostrou a situação que estava: péssimo.

No fim das contas, ter aberto a transmissão pra trocar o solenoide pode até ter me evitado um problema maior no futuro.

Agora vou colocar o óleo com especificação adequada e filtro novo. Não lembro as especificações, mas amanhã eu passo aqui.

Já aproveitei e troquei o óleo e filtro do motor, já que fica incluso no valor da mão de obra pra troca do óleo da transmissão.

Aproveitando, eles vão fazer uma revisão geral e me passar todas as peças que precisarão ser trocadas em breve.

Final do ano vou ao Paraguay e como conheço subaristas lá, vou comprar as peças importadas do Japão pelo Chile, num preço excelente e deixar em estoque.
    Opa!

Destaco o trecho que ele disse que o óleo não precisa ser trocado.
    PRECISA SIM ser trocado.

O que deve ter acontecido que ao trocar o oleo, o novo oleo soltou crostas que acabou travando a solenoide.
    É o que chamamos de "bomba relógio" ou "problema oculto".

O meu mecanico me alertou exatamente para esse mesmo possivel problema que poderei ter quando trocar o meu oleo de cambio (está com 100mil km e nunca foi trocado).
    Inclusive ele aconselhou eu trocar agora a 100mil e trocar de novo com 140mil pra ter certeza que qualquer crosta solta saia e não fique rodando o cambio até encontrar uma solenóide pra travar. (para alguns, até soa como "jogar dinheiro fora" trocando oleo tão cedo).
    É a tal manutenção preventiva. (vc vai rodar pra muito longe, então sabe como é ter uma viagem tranquila ou para se arrepender)

Vou aguardar suas informações sobre marca e modelo de óleo e informação sobre filtro.

Abraço!
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário
    Entrada
    27/04/2022
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Opa!

Destaco o trecho que ele disse que o óleo não precisa ser trocado.
    PRECISA SIM ser trocado.

O que deve ter acontecido que ao trocar o oleo, o novo oleo soltou crostas que acabou travando a solenoide.
    É o que chamamos de "bomba relógio" ou "problema oculto".

O meu mecanico me alertou exatamente para esse mesmo possivel problema que poderei ter quando trocar o meu oleo de cambio (está com 100mil km e nunca foi trocado).
    Inclusive ele aconselhou eu trocar agora a 100mil e trocar de novo com 140mil pra ter certeza que qualquer crosta solta saia e não fique rodando o cambio até encontrar uma solenóide pra travar. (para alguns, até soa como "jogar dinheiro fora" trocando oleo tão cedo).
    É a tal manutenção preventiva. (vc vai rodar pra muito longe, então sabe como é ter uma viagem tranquila ou para se arrepender)

Vou aguardar suas informações sobre marca e modelo de óleo e informação sobre filtro.

Abraço!
    Rick
    Rick, tudo bem? Gostaria de comentar sobre essa questao de troca de oleo do cambio qd eh CVT.

Li um bocado a respeito de cambios CVT. Alem disso, tenho alguma base (teorica e pratica) com manutencao de sistemas complexos (sou engenheiro aeronautico e trabalhei tb alguns anos na industria de petroleo).

Vou tentar estruturar minha abordagem para o assunto (tenho 2 veiculos com cambio CVT - Forester Subaru e Honda fit). Importante reforçar: é soh minha abordagem, cada um tem que avaliar o que achar melhor.

1- O cambio CVT eh um sistema complexo, e trocar oleo dele nao eh como trocar oleo do motor. O processo de troca de oleo, em si, pode trazer mais danos do que beneficio. Isso nao eh privilegio soh do cambio CVT, mas tb de outros sistemas. Tem um expressao em ingles para isso "if is not broke, don´t fix it!"

2- Na duvida , siga o manual. O honda Fit manda trocar. A Forester manda inspecionar, ou trocar sob uso severo.

3- Falando da minha Subaru: sempre que faco revisao, peço para inspecionar a qualidade do oleo no cambio e diferenciais. O processo é minimamente invasivo e um bom mecanico sabe dizer se precisa trocar ou nao. So faco isso pq 70 % da minha km eh em cidade, e mais 10% em viagens fora de estrada, o que caracteriza uso severo. Quem roda em altas velocidades tb deve inspecionar. Se soh rodasse em estradas e com velocidade moderadas, nao me preocuparia tanto. Ateh agora (70 mil km) nao precisou trocar o oleo do cambio.

4- Importante: Se precisar trocar, nunca, jamais, faça a tal troca completa (flush) usando maquina. Teoricamente e na pratica da problema. Na mecanica que levo, duas forester ja tiveram problema com solenoide depois de fazer. Isso vale para qq cambio CVT, de qq marca.

5- Trocar sob inspeção é melhor e mais barato do que pensar em trocar com km fixo. O tipo de uso impacta demais no desgaste do veiculo, e isso deve refletir na manutencao feita.

Ate aqui estou considerando que vc esta com a manutencao em dia. Mas como muitos de nos compraram forester usadas, com altas quilometragens, aqui vao alguns pontos adicionais.

6- Inspecionar o oleo de cambio e as manutencoes feitas, é item obrigatorio para quem vai comprar um veiculo com cambio CVT.

7- Se vc comprou, e descobriu depois que rodou muito com o oleo de cambio degradado, vc vai ter uma decisao dificil para tomar. O que acontece: apos rodar muito tempo, acumulam impurezas no oleo devido ao desgaste do conjunto. Embora nao seja a situacao ideal, essas impurezas meio que "compensam" o desgaste de algumas peças, como os discos do conversor de torque. Ao colocar um oleo novo, pode ocorrer escorregamento dos discos, ou alguma impureza ou crosta maior se desprender e ir para outro lugar indevido. Nessa situacao, nao tenho opiniao formada se compensa o risco de trocar o oleo ou nao. Acho que tem que ser discutido caso a caso com um mecanico.

abs

Usuário
    Entrada
    18/06/2020
    Local
    Florianópolis/SC
    Óleo do cambio foi usado o Valvoline, seguindo as recomendações de fábrica. Também apliquei um condicionador de metais da Liqui Molly.

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Óleo do cambio foi usado o Valvoline, seguindo as recomendações de fábrica. Também apliquei um condicionador de metais da Liqui Molly.
    Ola Echeverria.

Mais especificamente, qual Valvoline?
    Seria esse:
    MAXLIFE ATF DEX/MERC CVT - Valvoline Brasil

-maxlife-atf-dex-merc-cvt.png

Te pergunto pra ser específico, pq da linha Valvoline esse é o único recomendado para cambio CVT Subaru Lineartronic.

Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário
    Entrada
    30/10/2023
    Local
    Sto Amaro da Imperatriz/SC
    Problema identificado:

Solenoide de bloqueio queimado!
    Conseguimos 1 peça aqui, para não ter que trocar todo o conjunto. Além disso, trocarei óleo da transmissão e filtro novo. Problema resolvido.

Amanhã estou com o carro de novo.

Valeu subaristas pelo apoio!
    Show de bola!

Ainda bem que foi tranquilo, e obrigado pelo feedback. Assim já é mais uma coisa que podemos ter ciência.

Abs!

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Opa!

Buenas Galera.

Seguinte. Assunto vazamento da tampa de valvula do lado do passageiro.
    Se vcs estão acompanhando desde a pg 304 sobre a revisão dos 100mil km, viu que existe um pequeno vazamento na tampa de valvula do lado do passageiro.
    Conversei com o mecanico da High Torque da Vila Mascote e vamos resolver isso no início de janeiro de 2024.
    O procedimento para troca da junta da tampa de valvula é descer o motor porque é impossivel ter espaço no motor boxer (vai... compra subaru pra vc ver....).
    Então, como é um procedimento invasivo e complicado, vai ficar pro ano que vem.
    Então segue para vcs, as peças que serão utilizadas, bem como os valores:

Ref: 13270AA240 - Descr: Junta da Tampa de Valvula LD - Valor: R$ 353,89
    Ref: 13272AA170 - Descr: Junta da Tampa de Valcula LE - Valor: R$ 301,25
    Ref: 10966AA041 - Descr: Junta Vela Tubo - Valor: R$ 30,54 (cada peça. lembre-se: cada lado tem 2 juntas de velas)

Sobre mão de obra na High Torque Vila Mascote: 1.900,00 reais pra baixar o motor e fazer a troca das DUAS tampas (resolvi trocar as duas), além de aproveitar e trocar as velas (já havia pago a mão de obra).

Esse topico terá continuação assim que o serviço começar.

Abraço
    Bom Natal a todos!
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário
    Entrada
    18/06/2020
    Local
    Florianópolis/SC
    Também estou com este mesmo vazamento. Fazendo cotações.

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Também estou com este mesmo vazamento. Fazendo cotações.
    Vazamento na tampa sew válvulas?
    Então, já passei os valores e referências para ajudar. Peças de concessionária.
    Não compraria esse tipo de vedação que não fossem genuínas.

Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário
    Entrada
    18/06/2020
    Local
    Florianópolis/SC
    Meus queridos,

Estou no site da Rockauto. Alguém já comprou por lá e poderia me orientar como realizar a compra certa e trazer para l Brasil?

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Meus queridos,

Estou no site da Rockauto. Alguém já comprou por lá e poderia me orientar como realizar a compra certa e trazer para l Brasil?
    Opa!

Olha, acho que não me lembro de alguém que compre peças na Rockauto aqui no fórum.
    A dica que te dou é que tenha cuidado. Os Subarus do Brasil são importados direto do Japão e não dos EUA.
    Nos EUA, as peças tem numerações diferentes e os carros são um pouco diferentes daqueles que vem do Japão. Basta ver a quantidade de modelos e motorização que não batem com aqueles que temos aqui.

O que eu faço quando coto peças fora do Brasil é ligar na Subaru e pedir um orçamento. Nas informações enviadas por eles consta o código da peça na Subaru. Esse é um codigo universal e a partir dele vc procura a peça nos EUA e vê se na descrição aparece a referencia da peça com o numero da Subaru.

Deixa eu te dar um exemplo melhor. Eu comprei a junta da vela que vai na tampa de válvulas na concessionária:
    (quem acompanha o tópico, vai saber o quanto paguei aqui no Brasil e agora quando custa nos EUA)
    -junta-velas-subaru-br-resize.jpg

Aí pesquisando na Subaru Parts:
    Gasket Spark Pl Pip 10966AA042 | Subaru Parts Store

-subaru-parts-junta-de-valvula.jpg
    Veja que a numeração é quase idêntica a não ser o final da americana ser 42.

Em resumo, cuidado ao comprar peças fora do país.

Abraço
    Rick

Ps: Vc ainda tá devendo a informação do óleo de cambio.
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 11 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 11 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem