x
Convex Datacenter

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    30/11/2021
    Local
    Cotia/SP
    Agradecimento: 1

Buenas galera,

Após bastante tempo acompanhando o fórum, finalmente comprei meu Forester, é um XT 2015 com 70 mil km.
    O carro aparentemente está bem bom, mas dirigindo ontem e hoje com o ar ligado, achei que ele gela pouco, mesmo na temperatura mínima, ele mal consegue dar conta de refrescar a cabine.
    Ao colocar a mão nas saídas, percebe-se o ar frio, mas não quase congelante (como acredito que deveria ser).

Qual a experiência de vocês, o ar é meio fraco mesmo ou será que posso ter algum problema de gás ou outro b.o no sistema?

Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 22
    Citação Postado originalmente por Fe Bertolino Ver Post
    Buenas galera,

Após bastante tempo acompanhando o fórum, finalmente comprei meu Forester, é um XT 2015 com 70 mil km.
    O carro aparentemente está bem bom, mas dirigindo ontem e hoje com o ar ligado, achei que ele gela pouco, mesmo na temperatura mínima, ele mal consegue dar conta de refrescar a cabine.
    Ao colocar a mão nas saídas, percebe-se o ar frio, mas não quase congelante (como acredito que deveria ser).

Qual a experiência de vocês, o ar é meio fraco mesmo ou será que posso ter algum problema de gás ou outro b.o no sistema?
    Opa! Beleza?

A minha Forester é um pouquinho mais antiga que a sua, 2014.
    Tive dois problemas com o ar condicionado:
    1- Aquela polia louca que atraca e compressor começa a girar no momento que vc aciona no painel (ela é um imã, e esse imã soltava e desatracava a polia). O resultado era gelar por 10-15 minutos e de repente parava de gelar, mas o ar continuava acionado.
    2- Gelava muito pouco. Em dias acima de 30 graus, sentiamos calor na frente e o povo do banco de trás suava como se o ar estivesse desligado.

1- Levei o carro para uma oficina que só trabalha com ar condicionado e eles trocaram a parte do imã da polia louca.
    2- Eles verificaram que estava com pouco gás no sistema. Não havia vazamentos quando fizeram teste de vácuo. Eles me explicaram que o gás acaba vazando pelas mangueiras por capilaridade, a mesma coisa que acontece quando vc usa um pneu muito antigo no carro (acima de 5 anos de uso) e ele vive murchando sem estar furado.

Enfim, despois de ler esse rolê todo, recomendo levar numa oficina que só trabalha com ar condicionado automotivo.

Abraço
    Rick
    4X4 Brasil
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

Usuário
    Entrada
    30/10/2023
    Local
    Sto Amaro da Imperatriz/SC
    Buenas galera,

Boa noite, Bertolino

Segue minha experiência com o ar condicionado, talvez seja algo que resolva pra vc:

Citação Postado originalmente por Fellype Ver Post
    Boa tarde, pessoal!
    [...]
    Logo nos primeiros exames percebi que o ar condicionado não estava gelando e lá foi ela pra oficina sem eu nem ao menos ter sentado no banco pra dirigir.

Ao menos foi no melhor sentido da frase "dos males, o menor": em uma análise rápida, o mecânico percebeu que as borrachas de vedação do sistema do ar condicionado já estavam ressecadas e apresentando trincas. Ele trocou todas as borrachas e colocou uma máquina pra fazer um diagnóstico do sistema do ar condicionado, que verificou que restavam apenas 80g de gás. Aí o procedimento foi retirar todo o gás e colocar novamente 460g (a quantia recomendada é de 450 a 500g), e fazer um teste em busca de vazamentos.

Tudo resolvido, a máquina não detectou nenhum vazamento e o ar estava gelando lindamente (até porque às 8h da manhã em São Paulo já estava fazendo 31ºC).
    Recomendo fazer essa verificação.

Usuário
    Entrada
    30/11/2021
    Local
    Cotia/SP
    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Opa! Beleza?

A minha Forester é um pouquinho mais antiga que a sua, 2014.
    Tive dois problemas com o ar condicionado:
    1- Aquela polia louca que atraca e compressor começa a girar no momento que vc aciona no painel (ela é um imã, e esse imã soltava e desatracava a polia). O resultado era gelar por 10-15 minutos e de repente parava de gelar, mas o ar continuava acionado.
    2- Gelava muito pouco. Em dias acima de 30 graus, sentiamos calor na frente e o povo do banco de trás suava como se o ar estivesse desligado.

1- Levei o carro para uma oficina que só trabalha com ar condicionado e eles trocaram a parte do imã da polia louca.
    2- Eles verificaram que estava com pouco gás no sistema. Não havia vazamentos quando fizeram teste de vácuo. Eles me explicaram que o gás acaba vazando pelas mangueiras por capilaridade, a mesma coisa que acontece quando vc usa um pneu muito antigo no carro (acima de 5 anos de uso) e ele vive murchando sem estar furado.

Enfim, despois de ler esse rolê todo, recomendo levar numa oficina que só trabalha com ar condicionado automotivo.

Abraço
    Rick
    Obrigado pela dica Rick, hoje até passei em uma oficina e pedi para fazer um teste de gás, mas não detectaram vazamento ou mau funcionamento do sistema.
    De toda forma, ainda acho que tem algo errado porque dos carros que já tive, o Forester é, de longe, o que o ar menos gela.

Passando o fim de ano, vou encostar em uma oficina especializada em ar condicionado e ver se consigo resolver.

Usuário
    Entrada
    30/11/2021
    Local
    Cotia/SP
    Citação Postado originalmente por GARRUDAJR Ver Post
    Depois de todos esses anos , o que me diz a respeito do Subaru XV ou Forester em relação ao Mitsubishi?
    Eu estou na duvida entre os seguintes carros:
    - Subaru XV 2.0 2021
    - Subaru Forester XT Turbo 2018
    - Mitsubishi ASX AWD 2020
    - Mitsubishi Outlander SPORT HPE AWD 2022
    -MIT Eclipse Cross HPE AWC 2024 ( meio salgado)

Pretendo fazer algumas viagens On e Off Road (LEVE) , eu e esposa.

OBS. Vi que vc é de Piracicaba...tambem sou!
    Opa, desculpe a intromissão no assunto, mas eu iria de Forester XT e, dentro das opções que você trouxe, teria o Eclipse Cross como segunda escolha.
    Eu tive um Outlander 2.4 4x4 e minha esposa ainda hoje possui um ASX também 4x4, te digo que não dá para comparar o desempenho e o que o FXT entrega a mais que esses Mitsubishi.
    Só não posso opinar em relação ao Eclipse Cross, pois nunca andei, mas já ouvi bons elogios em relação ao desempenho.
    Pra mim, um MIT que faz frente ao Forester XT é o Outlander v6 de 2016 em diante, principalmente se for a versão com o full tech pack, que adiciona piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e alerta de saída de faixa.
    Como você fala em viagens e um off road leve, acredito que qualquer um desses daria conta do recado.

Usuário
    Entrada
    27/04/2022
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 7

Talking

Opa, desculpe a intromissão no assunto, mas eu iria de Forester XT e, dentro das opções que você trouxe, teria o Eclipse Cross como segunda escolha.
    Eu tive um Outlander 2.4 4x4 e minha esposa ainda hoje possui um ASX também 4x4, te digo que não dá para comparar o desempenho e o que o FXT entrega a mais que esses Mitsubishi.
    Só não posso opinar em relação ao Eclipse Cross, pois nunca andei, mas já ouvi bons elogios em relação ao desempenho.
    Pra mim, um MIT que faz frente ao Forester XT é o Outlander v6 de 2016 em diante, principalmente se for a versão com o full tech pack, que adiciona piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e alerta de saÃ*da de faixa.
    Como você fala em viagens e um off road leve, acredito que qualquer um desses daria conta do recado.
    Gostaria de colocar o relato da minha experiencia com a Forester XT.

Estou com ela desde de fev 2022, comprei com 52 mil km, esta agora com 75 mil km.

Eh meu carro de uso no dia-a-dia, e tb para viagens com a familia.

Na cidade a suspensao absorve bem os buracos e o cambio CVT dao muito conforto.

Tem muito espaco interno para o tamanha externo.

Na estrada tem desempenho quase de um esportivo. Para referencia, eu tinha um Jetta Tsi anteriormente, e acho a forester XT melhor do que ele na estrada, principalmente na curvas.

E tem o uso off-road. Esse eh um capitulo a parte. Acabei de rodar 4000 km pelo sertao do Brasil, sendo uns 1000 km em estrada de chao. Subi de Goiania ateh Tocantins pelas Serras Gerais. Atravessei o Jalapao (sentido ponte alta a mateiros), fui ateh Bom Jesus no Piaui e atravessei os Canions do Viana ate Caracol, indo ateh Sao Raimundo Nonato. Alguns dos caminhos , nos relatos , eram indicados somente para carros 4x4 "raiz" e nao um SUV como o Forester. No jalapao na estrada para Cachoeira Velha, nem as agencias de viagens estao levandos turistas lah. A subida do Viana para Caracol, e a visita a parte "de tras" da Serra das Confusoes tb sao complicadas o suficiente para assustar a media dos motoristas com 4x4.

Meu veredicto nesses trechos mais complicado foi que o carro nem sequer tomou conhecimento que estava fora de estrada. Com o X-Mode ligado, as vezes piscava um pouco o diagrama de controle de tracaoo, mas na pratica nao cheguei nem a perceber que os pneus deslizavam ao passar por degraus com areia e muito cascalho. O carro passou por cima de tudo como se nao fosse nada! Isso com pneus de asfalto (os P3 e P4 MICHELIN) e com o carro quase na capacidade maxima de carga. Muito impressionante!

Logico o carro nao passou totalmente imune. Um dos amortecedores estourou (provavel efeito da carga e das costelas de vaca interminaveis), e na volta tiver que adaptar um pouco o roteiro. E eh a 2a vez que da problema na suspensao (a 1a foi ano passado indo para Chapada diamantina, qd um bucha da suspensao estourou). Tb arranquei o parachoque ao contornar uma arvore caida (efeito do baixo angulo de entrada, mas tb de barbeiragem, mais de quem estava indicando a linha- minha esposa- do que minha) e vou ter que polir o carro todo (trilha tomada pela caatinga).

Mas acho que outros carros teriam problema similares.

Algo que gostaria de mencionar: no jalapao, ao levar uma guia em um dos atrativos, ela comentou o quanto o carro era macio. De fato, em relacao a pajero, TR4, Toro, HiluX, Amarok e Ranger (os que ja dirigi) , a Forester eh muito mais confortavel para os ocupantes.

Entao, para mim, o Forester continua sendo uma escolha ideal, por reunir atributos diferentes, acima da media.

Os contras jah sabem: assistencia, pecas e seguro, que tb nao esta barato. Mas ate nessa questao de pecas estou aprendendo a lidar. Inclusive , devo importar amortecedores Kayaba para meu carro, depois coloco aqui se deu certo.

Tb devo postar sobre essa questao da suspenscao que me deu problema pela 2a vez e tb outras impressoes, para quem quiser fazer um uso como esse meu, nao um off road radical (que precisaria de adaptacoes , como pneus fora de estrada ou suspensao mais alta), mas expedicoes serias e longas por areas remotas.

Abs

ps: editei tirando acentos e caracteres especiais, pq por algum motivo o editor trocou inicialmente

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por jsaid Ver Post

Estou com ela desde de fev 2022, comprei com 52 mil km, esta agora com 75 mil km.

Na estrada tem desempenho quase de um esportivo. Para referencia, eu tinha um Jetta Tsi anteriormente, e acho a forester XT melhor do que ele na estrada, principalmente na curvas.

E tem o uso off-road. Esse eh um capitulo a parte. Acabei de rodar 4000 km pelo sertao do Brasil, sendo uns 1000 km em estrada de chao. Subi de Goiania ateh Tocantins pelas Serras Gerais. Atravessei o Jalapao (sentido ponte alta a mateiros), fui ateh Bom Jesus no Piaui e atravessei os Canions do Viana ate Caracol, indo ateh Sao Raimundo Nonato. Alguns dos caminhos , nos relatos , eram indicados somente para carros 4x4 "raiz" e nao um SUV como o Forester. No jalapao na estrada para Cachoeira Velha, nem as agencias de viagens estao levandos turistas lah. A subida do Viana para Caracol, e a visita a parte "de tras" da Serra das Confusoes tb sao complicadas o suficiente para assustar a media dos motoristas com 4x4.

Meu veredicto nesses trechos mais complicado foi que o carro nem sequer tomou conhecimento que estava fora de estrada. Com o X-Mode ligado, as vezes piscava um pouco o diagrama de controle de tracaoo, mas na pratica nao cheguei nem a perceber que os pneus deslizavam ao passar por degraus com areia e muito cascalho. O carro passou por cima de tudo como se nao fosse nada! Isso com pneus de asfalto (os P3 e P4 MICHELIN) e com o carro quase na capacidade maxima de carga. Muito impressionante!

Logico o carro nao passou totalmente imune. Um dos amortecedores estourou (provavel efeito da carga e das costelas de vaca interminaveis), e na volta tiver que adaptar um pouco o roteiro. E eh a 2a vez que da problema na suspensao (a 1a foi ano passado indo para Chapada diamantina, qd um bucha da suspensao estourou). Tb arranquei o parachoque ao contornar uma arvore caida (efeito do baixo angulo de entrada, mas tb de barbeiragem, mais de quem estava indicando a linha- minha esposa- do que minha) e vou ter que polir o carro todo (trilha tomada pela caatinga).

Algo que gostaria de mencionar: no jalapao, ao levar uma guia em um dos atrativos, ela comentou o quanto o carro era macio. De fato, em relacao a pajero, TR4, Toro, HiluX, Amarok e Ranger (os que ja dirigi) , a Forester eh muito mais confortavel para os ocupantes.

Entao, para mim, o Forester continua sendo uma escolha ideal, por reunir atributos diferentes, acima da media.

Os contras jah sabem: assistencia, pecas e seguro, que tb nao esta barato. Mas ate nessa questao de pecas estou aprendendo a lidar. Inclusive , devo importar amortecedores Kayaba para meu carro, depois coloco aqui se deu certo.

Tb devo postar sobre essa questao da suspenscao que me deu problema pela 2a vez e tb outras impressoes, para quem quiser fazer um uso como esse meu, nao um off road radical (que precisaria de adaptacoes , como pneus fora de estrada ou suspensao mais alta), mas expedicoes serias e longas por areas remotas.

Abs

ps: editei tirando acentos e caracteres especiais, pq por algum motivo o editor trocou inicialmente
    Nossa, como meus olhos brilham com essas experiências com a Forester.
    A gente vê o quanto ela é robusta e aguenta o tranco.

Vou dar print pra esfregar na cara de quem acha que ela é SUV de shopping

Obrigado pelo relato jsaid.
    Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário
    Entrada
    13/05/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Thumbs up

Citação Postado originalmente por jsaid Ver Post

Abs

Exatamente o que procuro no meu proximo 4x4. Hoje tenho uma tracker 2008, mas o próximo será uma Forester, só não sei se turbo!

Ótimo post, obrigado!

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Boas pessoal!

Executei o serviço de troca das juntas das tampas de valvulas.
    Infelizmente tivemos que baixar o motor para executar devido a falta de espaço útil para inserir as ferramentas.
    Vamos observar o comportamento do carro nas próximas semanas.
    Seguem as fotos da cirurgia:

-screen-shot-2024-01-04-20.48.56.jpg

-7ceebfdb-2ea2-48a1-9d8e-f52ceeb7e328.jpg

-64bb1f3e-9d10-4a53-9c8f-47a2d46e2b44.jpg

-69adca4e-0a69-4fdb-a518-228d9340c934.jpg

Velas antigas, juntas de tampa e junta de tubos de velas antigas.
    -258f7434-b274-4501-940e-d8adca881400.jpg

Comandos em bom estado depois de 100.000km....
    -445b7f0e-ba06-41ba-b0e7-f5db6ea67f38.jpg

-b68e0322-fc2c-46ac-9a97-caead549f93f.jpg

Problema de vazamento de junta resolvido. Ouvi de um amigo que tem Forester que o vazamento pode ter sido causado pelo uso de Militec que altera as propriedades do óleo de motor. Ele me disse que eu sou o segundo caso que ele ouve de vazamento de tampa de valvulas originais depois do uso de Militec (eu uso em trocas alternadas desde 30 mil km).

Mais uma pulga criada com sucesso na minha cabeça....rsrsrs

Abraço
    Rick
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ce12928b-e6c6-4f18-8ae5-6c7eebfda8cf.jpg  
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Ouvi de um amigo que tem Forester que o vazamento pode ter sido causado pelo uso de Militec que altera as propriedades do óleo de motor.
    Mais uma pulga criada com sucesso na minha cabeça....rsrsrs
    Abraço
    Rick
    HAHAHAHAHAHA!!!!
    Rindo alto!

Usuário
    Entrada
    07/01/2024
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Boa noite.

Alguém tem experiência com a 5ª geração?

Não acho relatos / vídeos de uso dessa geração na Internet.

Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por angelsan Ver Post
    Boa noite.

Alguém tem experiência com a 5ª geração?

Não acho relatos / vídeos de uso dessa geração na Internet.
    Opa.

Cara, tá dificil ver gente aqui nesse forum com carro nessa geração. Até tenho curiosidade de saber como está a evolução dos modelos desde a minha que é a versão 2014.

Na realidade, perdemos muito o poder de compra ao longo dos anos e grande parte das pessoas que tinham Subaru Forester, acabaram vendendo... somos poucos hoje, infelizmente.

Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 7 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 7 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem