Postado originalmente por
hugorangel
Daniel.
Estivemos bem próximos neste fim de semana e os programas foram parecidos. Estive na serra sul fluminense, perto de Visconde de Mauá, no sítio do meu irmão, a 3 km da divisa de minas, muito perto de Bocaina de Minas, berço do Rio Grande.
Minha experiência com o x-mode também foi muito interessante. Começo dizendo que o barulho é normal, o meu também fez bastante, é o abs trabalhando. Eu e meu sobrinho encaramos uma subida em estrada de terra/cascalho muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito íngreme e estreita, caminho normalmente percorrido pela dona da propriedade lá de cima em lombo de mula. Curvas muito fechadas, pedras altas, péssima conservação. Se estivesse com a hilux teria muitas dificuldades pelo baixo esterçamento. A XT tirou tudo isso de letra, o controle de tração não a deixou patinar nem uma vez. Chegamos ao topo do caminho sem dificuldade alguma, e se estivesse com a hilux, estaria lá até agora manobrando no espaço estreitíssimo que tinha pra isso, e com a XT foram uma ida pra frente e outra pra trás. Na descida o show continuou. O controle de descida é covardia, como diz meu cunhado land-roveiro, "não tem graça o gostoso é fazer no braço". O fato é que desci sem qualquer susto. O mais surpreendente foi quando meu sobrinho foi fechar a última tronqueira nessa descida e eu coloquei o câmbio em neutro enquanto esperava, e quando ele voltou, esqueci que tinha feito isto, e terminamos de descer nesta condição, com o câmbio em neutro com o x-mode fazendo todo o trabalho, como se estivesse em drive, simplesmente espetacular.
Eu já havia tentado fazer esse trecho com a hilux, que é um carro excelente, mas não consegui pela incapacidade de estreço com a tração engatada. Só cheguei até a metade do caminho e parei numa curva muito fechada e estreita. Tive que descer um trecho de ré, até achar um ponto que desse pra manobrar, mesmo assim com muita dificuldade. Como disse o colega LzF numa realista comparação entre as viaturas que já teve num post logo acima deste, a hilux é excelente, mas um trambolho, e a pick-up como era a minha, ainda mais que a SW4. Só discordo um pouquinho dele quando diz que o custo x benefício da SW4 é melhor: uma SW4 0 Km está custando 195 dilmas.
A foto que estou anexando não faz justiça à inclinação do terreno, mas ajuda a dar uma ideia do trecho.