x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30

Citação Postado originalmente por kalydor Ver Post
    Obrigado arildo, eu também li isso em outro lugar e dizem que pode resolver. O problema é que não tenho as ferramentas e nem o conhecimento pra fazer isso sozinho. Tenho um mecânico de confiança que já trocou as pastilhas dela pra mim, será que ele saberia fazer isso ou é algo muito complicado?
    olha não estou dizendo para fazer, logo o pessoal veterano lhe da mais cordenadas, sou novato por aqui, mas geralmente é um procedimento simples (com cuidado e atenção se pode fazer quase tudo), ignição desligada, ,desplugar o cabo da sonda (fio plug), algumas sondas consegue retirar (desrosquear) fácil até com uma chave de boca, algumas requerem um boquete expecifico, retida, proceder aplicando o spray descarbonizante moderadamente na parte ''carbonizada'', limpe, se precisar reaplique o spray, espere secar, reinstale procedendo a ordem inversa a retirada, mas o se não se sentir seguro em fazer, NÃO FAÇA, fale com outras pessoas, seu mecânico, outro mecânico, e mesmo que este procedimento resolva o problema, você ainda não saberá a sua causa, pois existem diversas possibilidades
    , ou até mesmo o defeito da sonda, que acho pouco provável, mas não impossível, olha a hora, preciso tomar minha vacina, DEIXO o alerta a todos, este fórum contem um vírus terrível que causa vicio e é altamente contagioso, cuidado, acesse com moderação.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário Avatar de demil
    Entrada
    18/07/2005
    Local
    PITANGA/PR
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por acalister Ver Post
    Demil, sua TBI deve estar cheia de óleo, o excesso de óleo na admissão só atrapalha, providencie uma inspeção visual e caso seja comprovado, efetue uma limpeza urgente ou instale o separador de óleo como o colega ai sugeriu. Mas tome muito cuidado para não instalar um separador com vazão inferior ok, outra sugestão mais simples e rápida seria a utilização de spray descarbonizante tipo CAR80 etc..., existem também spray específico importado Seafoam
    , mas tome cuidado pois existe uma forma correta de se aplicar esse produto com o motor ligado e na lenta, de uma pesquisada na web antes, boa sorte!

Valeu mesmo, vou seguir nesse sentido.
    SW4 TB 97 - PAIXAO ANTIGA
    FORESTER XT 10/11 - NOVA PAIXÃO

Finalmente meu leitor OBDII bluetooth chegou e conseguir pegar o erro da ECU:
    P0420 - Catalyst System Efficiency Below Treshold (BANK1)

Pelo que vi no manual de serviço, existe uma série de procedimentos que devem ser feitos antes de trocar o sensor de oxigênio, mas claro que aqui no Brasil a concessionária ignora isso e vai logo para matar formiga com bazuca.

Falei com meu mecânico de confiança e ele não empolgou de fazer os procedimentos de checagem, disse que realmente recomenda trocar logo pra resolver.

Eu até pensei em fazer sozinho, mas não tenho as ferramentas nem os conhecimentos pra isso. Precisaria usar o software oficial da Subaru (Select Monitor) e também fazer medições de resistência e voltagem no sensor, algo que está além das minhas capacidades infelizmente.

É, acho que não vai ter jeito. Vou morrer na grana mesmo.

Usuário
    Entrada
    03/05/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG

Pelo que vi no manual de serviço, existe uma série de procedimentos que devem ser feitos antes de trocar o sensor de oxigênio, mas claro que aqui no Brasil a concessionária ignora isso e vai logo para matar formiga com bazuca.

Falei com meu mecânico de confiança e ele não empolgou de fazer os procedimentos de checagem, disse que realmente recomenda trocar logo pra resolver.

Eu até pensei em fazer sozinho, mas não tenho as ferramentas nem os conhecimentos pra isso. Precisaria usar o software oficial da Subaru (Select Monitor) e também fazer medições de resistência e voltagem no sensor, algo que está além das minhas capacidades infelizmente.

Eu tentaria verificar o estado dela e, se for o caso, realizar limpeza ou reparo. Se não der certo, vai comprar uma nova mesmo...
    Conversando com uns dois mecânicos, na época em que eu tinha uma Fiat Strada precisei comprar a sonda, e não foi necessário comprar na concessionária porque, se não estou enganado, naquela época (10 anos atrás) existia somente dois tipos de sonda Lambda. Não me lembro agora se um tipo era de três fios e a outra, dois... Mas era uma diferença básica que definia qual era o tipo do seu carro. Daí era só olhar nas casas de autopeças...
    Caso precise comprar, antes de ir direto na concessionária eu conversava com uns 2 ou 3 eletricistas de auto.
    Boa sorte!
    T+

vc comentou que o cruze e check engine estão acesos né? caso seja algum combustivel adulterado creio eu que pode danificar o catalisador e essa sonda que deu problema é justamente a que verifica o estado do catalisador

quanto a sonda procure nesse site o Part Number: http://opposedforces.com/parts/

Lembrando que tem que ir pela EDM (europe domestic market) pq as USDM (americanas) são diferentes das nossas

como disse pode comprar uma que não seja paralela desde que marca boa (Denso é a marca que a Subaru usa)

mas antes de trocar a sonda (que custará perto de 700 importando fora MO) reseta os erros e poe um combustivel bom para ver se o problema foi algo que danificou o CAT ou a sonda que piou mesmo

Um tpc (em inglês) que vale uma leitura

http://www.subaruforester.org/vbulle...reshold-19374/

Agora voltando a trocar a Sonda no Youtube tem muitos DIY para tal então o trampo acaba sendo bem tranquilo
    Atual: Leggy 93, Camper 93
    Ex: Carajás 4x4, Subaru (14) entre outros

Obrigado pelas respostas, Rammster e AXSAWD!

amanhã vou no meu mecânico que topou fazer uma verificação rápida para ver se existe algum dano aparente nos sensores ou no escapamento.

Se nada for encontrado, vou trocar os sensores mesmo e torcer para não ser nada no conversor catalítico (o que daria um prejuízo MUITO maior).

Pelo que li no forum passado pelo Rammster, realmente muitas vezes isso é causado pelo sensor.

O que acho estranho é o fato da minha Forester só ter 45k rodados... Um defeito desses aparecer tão cedo é muito sinistro. Não sei se o fato de trocar óleo só a cada 10k influencie nisso, ou um combustível adulterado possa acelerar o desgaste do componente, mas é algo que vou investigar para evitar que volte a acontecer. Pelo que vi, um vazamento no cilindro/pistão ou até mesmo o líquido do radiador baixando podem ser sinais de algo que contamine a queima.

Estou triste porque amo o carro e pretendia ficar com ele muito tempo, mas isso pode mudar minha intenção com certeza.

Um teste interessante seria medir as emissões do carro, seria bom para ver se o catalizador está ok. Alguém sabe onde poderia fazer isso aqui em Brasília?

Kalydor, olhe as possíveis causas:

- Three way catalyst converter Bank 1
    - Exhaust tube
    - Intake air leaks
    - Fuel injectors may be faulty
    - Fuel injector leaks
    - Spark plugs may be faulty
    - Improper ignition timing
    - Engine Control Module (ECM)

Read more: http://engine-codes.com/p0420.html#ixzz3PIGI31p7

Veja que acima não foi mencionado O2 Sensor (sensor de oxigênio/ sonda lambda), observe Improper ignition timing (fora do ponto) isso pode ser causado por excesso de etanol na gasolina e combustível adulterado ou correia dentada caso ela tenha sido substituída de forma incorreta recentemente, o mais provável é que o seu combustível esteja bichado, mas eles também mencionam as velas, enfim, tente abastecer com gasolina de boa qualidade e apague o codigo de erro, existe um tipo de gasolina adulterada que contém oxido de ferro , esta destrói as velas em menos de 1mil km rodados, pode pesquisar, o correto seria mesmo levar o carro no mecânico de confiança de checar também as velas, Boa Sorte!

Outra alternativa seria limpar o catalizador, você sabe como fazer isso?
    4X4 Brasil

Kalydor, olhe as possíveis causas:

- Three way catalyst converter Bank 1
    - Exhaust tube
    - Intake air leaks
    - Fuel injectors may be faulty
    - Fuel injector leaks
    - Spark plugs may be faulty
    - Improper ignition timing
    - Engine Control Module (ECM)

Read more: http://engine-codes.com/p0420.html#ixzz3PIGI31p7

Veja que acima não foi mencionado O2 Sensor (sensor de oxigênio/ sonda lambda), observe Improper ignition timing (fora do ponto) isso pode ser causado por excesso de etanol na gasolina e combustível adulterado ou correia dentada caso ela tenha sido substituída de forma incorreta recentemente, o mais provável é que o seu combustível esteja bichado, mas eles também mencionam as velas, enfim, tente abastecer com gasolina de boa qualidade e apague o codigo de erro, existe um tipo de gasolina adulterada que contém oxido de ferro , esta destrói as velas em menos de 1mil km rodados, pode pesquisar, o correto seria mesmo levar o carro no mecânico de confiança de checar também as velas, Boa Sorte!

Outra alternativa seria limpar o catalizador, você sabe como fazer isso?
    Valeu acalister, mas como o próprio video menciona, se fosse algo nas velas o meu carro teria perdido força/desempenho ou pelo menos iria falhar de vez em quando. O carro está rodando perfeitamente, nem sequer o consumo foi alterado.

Eu estou seguindo a sugestão de usar um combustível premium em pelo menos dois tanques. Eu já apaguei (na quinta passada) o erro e enchi o tanque com Podium hoje, vamos ver no que dá. Talvez a gasolina ruim que eu usei no passado tenha mesmo danificado os sensores ou, pior, estragado meu catalizador. Por falar nele, não sei como se limpa um. Como é feito esse procedimento?

No mais, estou pesquisando os sensores originais pela net e achei algumas lojas da Europa que vendem os que preciso. Para título de informação, seguem aí os códigos dos dois sensores de 02 da Forester 09/10 LX 2.0:

Sensor frontal: 22690AA831
    Sensor traseiro: 22690AA891

Se por acaso alguém souber onde acho eles originais pra vender, agradeço a informação.

Abraço e obrigado.

Valeu acalister, mas como o próprio video menciona, se fosse algo nas velas o meu carro teria perdido força/desempenho ou pelo menos iria falhar de vez em quando. O carro está rodando perfeitamente, nem sequer o consumo foi alterado.

Eu estou seguindo a sugestão de usar um combustível premium em pelo menos dois tanques. Eu já apaguei (na quinta passada) o erro e enchi o tanque com Podium hoje, vamos ver no que dá. Talvez a gasolina ruim que eu usei no passado tenha mesmo danificado os sensores ou, pior, estragado meu catalizador. Por falar nele, não sei como se limpa um. Como é feito esse procedimento?

No mais, estou pesquisando os sensores originais pela net e achei algumas lojas da Europa que vendem os que preciso. Para título de informação, seguem aí os códigos dos dois sensores de 02 da Forester 09/10 LX 2.0:

Sensor frontal: 22690AA831
    Sensor traseiro: 22690AA891

Se por acaso alguém souber onde acho eles originais pra vender, agradeço a informação.

Abraço e obrigado.

Kalydor, não deve ser sensor, seu consumo esta inalterado, deve ser o catalizador mesmo, rode com gasolina boa e se não resolver dai a solução é substituir ou lavar o catalizador com água quente e detergente neutro.

Kalydor, não deve ser sensor, seu consumo esta inalterado, deve ser o catalizador mesmo, rode com gasolina boa e se não resolver dai a solução é substituir ou lavar o catalizador com água quente e detergente neutro.
    Será que um produto para limpar sem precisar desmontar funcionaria? Tipo esse aqui: http://www.amazon.com/Solder-It-CAT-.../dp/B000BUR9O4

Estou em uma encruzilhada porque meu mecânico e a concessionária recomendam trocar os sensores...

Vou esperar pra ver se com a gasolina premium a luz vai acender de novo.

Será que um produto para limpar sem precisar desmontar funcionaria? Tipo esse aqui: http://www.amazon.com/Solder-It-CAT-.../dp/B000BUR9O4

Estou em uma encruzilhada porque meu mecânico e a concessionária recomendam trocar os sensores...

Vou esperar pra ver se com a gasolina premium a luz vai acender de novo.

Kalydor, leve o carro até uma loja de escapamento e peça para retirarem fora o catalizador, depois no próprio local, lave bem com água quente e detergente neutro, depois é só secar com ar comprimido e re instalar.
    OBS: drene o excesso de óleo no cárter, sua vareta deve marcar MED.

Dê uma olhada nesse vídeo

Cuidado, não use thinner misturado a gasolina, isso danifica a sonda lambda, apenas lave com água quente e detergente. Outra dica, antes de efetuar qualquer limpeza no catalizador, adicione 4 litros de etanol ao tanque e rode sem parar por no mínimo 80km.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    19/11/2014
    Local
    Niterói/RJ
    Prezados não tive coragem para adquirir uma Forester nova. Apesar de estar acostumado com uma Santafé com 285cv, a qual está a venda, optei por uma aspirada 10/10 com 38k km rodados, apesar de ficar tentado a comprar um XT 09/10 por 45k com 90 k km. A minha dúvida recai na documentação do Veiculo, pois apesar de contemplar teto, xenon, couro, banco elétrico, o documento da mesma informa que o modelo LX. Não deveria constar no mesmo XS top? Abs a todos Rogério

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem