Grande Jeison!
É vero...
Bah, nem lembrei do site. Tinha olhado ele antes da viagem, muito bom.:concordo:
Abs
Versão Imprimível
Prezados senhores,
Antes de qualquer assunto, gostaria de parabenizar o idealizador do site, tanto pela idéia quanto pela adminstração competente das informações que tanto têm contribuído com os viajantes.
Começamos agora (junto com a minha namorada)a traçar o roteiro de Belo Horizonte até Machu Pichu. A minha idéia inicial é sair de BH no dia 19 de dezembro e retornar no dia 9 de janeiro. Os lugares, assim como a ordem que pretendo seguir, são os seguintes:
São Paulo- Foz- Salta- Deserto do Atacama- Sul da Bolívia até Cuzco e Machu Pichu- Lima- La Paz e voltar pelo Mato Grosso passando por Bonito...
Já tenho uma noção da quilometragem, mas não conheço bem as estradas. O carro que utilizarei é um Uno Mille Economy, zero km. Assim seguem as dúvidas:
1) Consigo chegar aos destinos com esse carro (claro, entendo, que alguns trechos mais interessantes teria que fazê-lo em um carro 4x4)?
2) Qual seria o lugar mais interessante para passar a noite de natal e a do reveillon?
3) Quais as cidades e lugares, dentro desse roteiro, que valem a pena ser visitadas?
4) Eu consegui achar um site que informa as distâncias entre as cidades (http://www.horlogeparlante.com/pt/po...lisbon-470.php), mas não dá detalhes das condições das estradas, tempo de percurso, opções de rotas e coisas assim (na Europa, há um site- viamichelin.com, que dá todas as dicas, inclusive com minúcias de roteiros, para planejar a sua viagem). Existe algum site do tipo na América do Sul?
5) Quantos dias são recomendados no Deserto de Atacama?
6) Eu li no fórum algo a respeito de seguro obrigatório para os veículos... há essa exigência dos países não-membros do Mercosul?
Muito obrigado pela atenção.
O meu e-mail é jornalistaguilhermeitalo@yahoo.com.br
O sul da Bolívia praticamente não tem estradas, veja as fotos algumas mensagens acima. Com um 4x4 a média horária é de 30 Km/h. E vc tem que considerar a altitude dos locais que vai passar, a aduana de veículos na fronteira da Bolívia e Chile está à 5.011 metros do nível do mar. A potência do motor cai pra menos da metade. Imagina isso num motorzinho 1.0. De Uno Mille na BO nem phodendo... Se quiser arriscar, leve bastante água, comida e barraca.
Também não precisa ser um 4x4, não é tanto pela tração, pois usamos poucas vezes e até nem precisaria, bastaria seguir o traçado "normal" da estrada. O bicho pega é na suspensão. Um carro pequeno não aguenta tanto maltrato. E também tem uns riozinhos para cruzar no caminho, onde a profundidade depende das chuvas...
Nisso não posso te ajudar.Citação:
2) Qual seria o lugar mais interessante para passar a noite de natal e a do reveillon?
Argentina:Salta, Purmamarca, Quebrada Humahuaca, Paso Sico (p/ o Chile)Citação:
3) Quais as cidades e lugares, dentro desse roteiro, que valem a pena ser visitadas?
Chile: Moais de Tara, San Pedro de Atacama e arredores.
Bolívia: Laguna Colorada, Árvores de Pedra, Laguna Hedionda e Uyuni (para visitar o Salar de Uyuni)
Se tem um lugar bonito para se conhecer é o sul da BO, o caminho todo é repleto de paisagens grandiosas.
São as que conheço e recomendo. Norte da BO e Peru ainda não conheço.
http://oviajante.uol.com.br/ É muito bom. Não é específico sobre as estradas, mas as dicas são de grande ajuda. Pode ir em hotéis e restaurantes indicados, não tem erro.Citação:
4) Eu consegui achar um site que informa as distâncias entre as cidades ... mas não dá detalhes das condições das estradas, tempo de percurso, opções de rotas e coisas assim (na Europa, há um site- viamichelin.com, que dá todas as dicas, inclusive com minúcias de roteiros, para planejar a sua viagem). Existe algum site do tipo na América do Sul?
O norte da AR tem estradas boas. No Chile é 1° mundo, bem tranqüilo. Na Bolívia é como já disse, praticamente não existe. Onde tem uma "estrada" demarcada, tem tanta costela e buraco que vc desmancha o carro. Sinalização, placas, esquece! Sem GPS vc não sabe onde está.
Em 3 dias vc vê tudo em San Pedro e arredores. Só o "Passeio das Estrelas" é preciso marcar com uns 4 ou 5 dias de antecedência. Nós não conseguimos fazer.Citação:
5) Quantos dias são recomendados no Deserto de Atacama?
É a Carta Verde. O Banco do Brasil faz. Mas não espere que ela tenha validade em todos os países, por mais que eles vão garantir que sim. Quando vc chega numa aduana, é uma loteria... Apesar de termos uma "válida", tivemos que fazer outra, bem fajuta diga-se de passagem, em La Quiaca - AR/BO.Citação:
6) Eu li no fórum algo a respeito de seguro obrigatório para os veículos... há essa exigência dos países não-membros do Mercosul?
Considere alguns dias "extras" no seu cronograma. Em La Quiaca perdemos 1 dia e meio para conseguir passar pela aduana. Vc nunca consegue fazer a média horária que imaginou em casa, às vezes demora para achar um hotel, e por aí vai...
Nesse roteiro sempre tem animais na estrada (dos 2 tipos), então muita cautela. Tem GPS? É bom ter e saber usar. E muitos mapas, mais de 1 do mesmo lugar, de preferência.
No mais, pesquise muito na net sobre cada lugar e leia esse tópico desde o início, tem muita informação útil.:concordo:
Abs
PUTZ!!!!
Grande Guilherme!!! Esse topico tem de tudo (sobre a viagem pra MP), mas esse seu post superou!!! :palmas:
Cara, ninguem aqui vai saber se dá ou se não dá pelo simples fato de que ninguem tentou isso! Mas se vc for mesmo de Uninho e sendo jornalista, faz uma materia pra FIAT...vais virar garoto propaganda deles!!!! :twisted:
Vi em algum topico aqui do forum, alguem dizendo que foi de Belina pra Santiago na decada de 80... portanto pode ser! É doidera mas pode ser! :mrgreen:
Boa sorte pra vc!
[]´s
Putz, muito bem esse tópico, tava precisando pra planejar minha trip pra ushuaia.
Vou ler tudo com bastante calam!!!
É isso aí!
Com cara e coragem, os " inocentes" vencem. Qto. mais informação, mais o cara vai achar que "não dá".
A primeira vez que fui a Ushuaia e voltei pela Ruta 40 até Bariloche, há 10 anos atrás, 17000 km, 40 dias, não sabia de nada ! Foi melhor assim. Nem seguro fiz !
Já encontrei Fiat Uno no Nevado de Acay, a 5000m de altitude, e o cara tava sòzinho !!!
Conheço quem já fez Ushuaia (= trajeto meu) de Ford KA, com 4 marmanjos dentro mais caixa Thule no teto.
Segue foto de um Fusquinha, uma caminhonete e um montão de bicicletas no "temível" Deserto de Atacama.
Abraço, e... mete bronca, GUILHERME ! VAI SER "A" AVENTURA !
Com a namorada, se estragar no meio do caminho, vai ser melhor ainda, ehehehehehehehhehehh
Cada um com seu cada qual...
Quanto mais informação, mais sabia que era possível e mais seguro me senti.
Sabia o que ia enfrentar. E quando vc está lá no meio do "nada", vc sabe onde é esse nada e identifica os locais (montanhas, paisagens) pois fez o dever de casa. Ao menos gosto de saber o que estou vendo, se é uma simples montanha, um vulcão, ou um monte de caca de Llama. Se vc ver uma, vai saber se é lhama ou vicunã?
Eu sabia que a dor de cabeça era da altitude e não uma gripe. Eu sabia que tinha que ter e tomar muita água. Sabia que tinha que levar combustível extra em determinado trecho, e tinha o galão para isso. Sabia à que distância estava da aduana e em que horário ela fecha (para não ter que pernoitar num local inóspito). Tinha equipamento de camping, pois sabia que em determinado local não teria onde ficar. Tinha ferramentas para apertar um parafuso da suspensão que soltou na estrada (3 vezes). Tinha um pedaço de arame para amarrar o descarga que quebrou o suporte. Soube identificar um barulho no motor após uma batida forte num buraco (queria ver um Uno nessa pancada!), e saber que não teria problema em continuar e mesmo se ocorresse, teria como arrumar. Tinha um fluído de freio para colocar na embreagem que vazou.
E muito mais... Isso só pra dizer o que ocorreu na Bolívia.
Pode parecer simples e até "lógico". Mas faz uma viagem sem saber nada disso.
Só assim mesmo, garanto que nem bagagem tinha...:lol:Citação:
Já encontrei Fiat Uno no Nevado de Acay, a 5000m de altitude, e o cara tava sòzinho !!!
Brincadeiras à parte, não é implicância, só que num veículo "limitado", sua viagem também fica limitada. Mas cada um tem que saber o que quer ver ou deixar de ver...
E carro 0 km não é garantia de nada! Melhor um usadinho que vc conheça de cabo a rabo.
E pra encher um pouco mais o saco... Quem mora no local, tem conhecimento sobre o que funciona ou não.
Vejam as fotos. Como são 'burros' esses caras. Tem agência de turismo, que faz os passeios na Bolívia e usam meras Land Cruisers 4x4, com capacidade máxima de 7 pessoas. Pô, pq não compram uma Besta ou micro ônibus e levam 15 ou 18 numa vez só! Ou então poderiam colocar uma frota de Fiat Uno para locação e cada um aluga o seu sai "aventurando-se"...:parede:
Abs
Meu caro Giovani, além da lhama e vicuña, existem também o guanaco e a alpaca...
Embora uma 4x4 super-equipada seja útil, não acho que deva ser impedimento para ninguêm fazer uma viagem dessas, seja com um 4x4 que vc conheça de cabo a rabo ou com um uno 1.0 recém comprado.
Suas fotos são ilustrativas, porém, à excessão de algumas estradas, as estradas da Bolívia e Perú em geral são aptas ao tráfego de qq veículo. Cruzei a Bolívia de sul a norte e posso te garantir que o veículo que mais vi foram hondas civic caindo aos pedaços circulando como taxis coletivos. Caminhonetes, como as que usam no Uyuni foram muito poucas.
Isso sem falar que a estrada entre Potosi e a cidade de Uyuni está sendo asfaltada...
Ps. Vc, por um acaso, quando era pequeno, andava de bici com capacete, luvas e rodinhas auxiliares???
[]
Mário.
Vou sair de Fortaleza dia 18/12 , vou estar passando por Brasilia dia 19/12 a tarde ,vou levar uma corda extra pra no caso de você precisar ...
A principio tinha idéia de fazer o mesmo percurso que o seu , mas acho que vou deixar o Atacama de lado nessa viagem. Meu tempo é mais curto tenho que estar de volta dia 02/01/2010.
Pretendo sair do Brasil por Corumba(MS)passar por Santa Cruz de La Sierra,Cochabamba ,La Paz (talvez estrada da morte) , Copacabana ( Lago Titicaca ) , Cuzco (Machu Picchu), retornar a La Paz , Uyuni (deserto de sal ) e retornar por Santa Cruz de La Sierra , Corumba.
Desisti do Atacama porque fui informado que nessa época estão começando as chuvas e no Chile tem que cruzar alguns riozinhos .
O meu roteiro não esta pronto ainda se alguem tiver sugestões para esse trajeto gostaria que me informasse, tenho vontade de conhecer tudo nessa região ,só o meu tempo é limitado.:parede: