Mas olha, de repente.
A azul careta vai para o frio mês que vem, mas lá não vai ter neve (acho, rsrsrs)
Quem sabe 2016 a :torcendo: esteja com coração novo e dá pra encarar.
VQV
Versão Imprimível
Muito obrigado pelas dicas Newton.
Ajudou bastante, já não vou tão perdido.
Além do anticongelante no radiador e limpador de parabrisas (o qual que já tinha me atentado, mas não sabia que poderia usar anticongelante também) tem mais alguma recomendação para o carro?
Ao amanhecer o carro "pega" bem?
A bateria segura legal?
O meu pegou na boa, dormiu no relento a -17 graus. A bateria tinha 1 ano e nao tive dificuldades. Me deram uma dica de esperar a luz das velas pre-aquecedoras apagarem e dar contato de novo. Nao sei se faz diferenca mas fiz isso. Acho que a Full tem o mesmo sistema de partida. Um amigo que sempre vai para a Cordilheira com uma L200 leva um cobertor velho e joga sobre o motor para que ele nao esfrie muito. Cuidado que Uyuni é frio pacas no inverno, se prepare muito bem para dormir.
Júlio, peguei -2C. Carro já começa a não pegar bem pela manhã. Usei anti congelante. Tem de usar. Diesel S10 em toda Argentina. Mas meu carro usa S500. Bolívia só tinha S500 ou S5000.
Pegamos neve agora em abril passado. Nevou quando atravessamos dois picos, um deles o Acay. Foi lindo.
Júlio, qual seu roteiro prévio e quantos dias?
Nos dê mais informação pata podemos ajudar.
Neste final de semana pretendo iniciar os relatos da minha trip de 26 dias em abril passado.
E a bateria, suporta bem o frio? O carro "pega" bem ao amanhecer? Ou tem algum "macete".
Sempre gostei de 2 baterias no carro, pra eletrônicos, cooler, aquecedor de água pra banho e etc, mas nesse carro ainda não coloquei. Nem sei se vai dar tempo de colocar...
Opa, estranho, a página não tinha atualizado. Até a minha pergunta sobre a bateria não tinha ido. desculpa a pergunta duplicada.
O mapa do roteiro. É só pra eu me programar, mas pode mudar algumas coisas. Tem trechos com 2 caminhos. Lá eu escolho o melhor.
ATACAMA 2015
1.Dia: Deslocamento: Friburgo x Curitiba – 970km
2.Dia: Deslocamento: Curitiba x Foz do Iguaçu – 650km
3.Dia: Deslocamento: Foz do Iguaçu x Pres. Roque Sanz Pena – 810km - 2 opção Corrientes (180km antes)
4.Dia: Deslocamento: Pres. RoqueS. Pena x Salta – 650km - Segunda opção Guemes (30km a menos) –
5.Dia: Passeio: Salta x Payogasta x Cachi x Cafaiete (via Ruta 40) – 310km
6.Dia: Passeio: Cafaiete x Antofagasta de La Sierra – 410km
7.Dia: Passeio: Antofagasta x San Antônio de Los Cobres 320km (salar homem muerto) ou 410km (tolar grande e Antofalla)
8.Dia: Passeio: San Ant. de Los Cobres x São Pedro do Atacama – 330km
9.Dia: Descanso/Passeio: SP Atacama
Vale da Lua e Vale da Morte – 12kma oeste
10.Dia: Passeio/Deslocamento: SPA x Tatio x Tocopilla – 400km
Geisers del Tatio (saída as 4hs da manhã)
11.Dia: Passeio/Descanso: Tocopilha x Iquique – 300km
12.Dia: Deslocamento/Passeio: Iquique x San Pedro de Quemez – 320km
13.Dia: Passeio: San P. Quemez x Isla Pescado x Uyuni – 250km (ou San Cristobal + 90km)
14.Dia: Passeio: Uyuni x SPA – 450 km ou San Cristobal x SPA – 360km
Lagunas Hedionda, Colorada e Verde, Deserto e Reserva Eduardo Avaroa
15.Dia: Deslocamento: SPA x Purmamarca – 400km (via passo Jama) (ou Salta – 600km)
Salar de Tara e , Laguna Salina Grande, Cuesta Lipan
Serra das 7 cores em Pumamarca
Paleta del Pintor em Maimara (15km ao norte de Purmamarca)
Cachoeira Garganta do Diabo – Pukara – Tilcara
16.Dia: Deslocamento: Purmamarca x Pres. Roque Sanz Pena – 760km
17.Dia: Deslocamento: P. Roque Sanz Pena x Foz do Iguaçu – 650km
18.Dia: Deslocamento: Foz do Iguaçu x Curitiba – 650km
Dia: Deslocamento: Curitiba x Friburgo – 970km
Esse roteiro é apenas uma base. Sei que alguns dias estão bem puxados, mas como não vou com nada reservado, posso alterá-lo.Na verdade serão 23 dias, mas 4 dias eu deixei sobrando justamente para ter uma flexibilidade no roteiro e imprevistos.
Julio,
Na minha opinião está bem equilibrado o roteiro. Ou seja, deslocamentos grandes no início e deslocamentos menores entre as atrações.
Eu cheguei a fazer 1200 Km entre Curitiba e Quarai - RS. Eu estava sozinho, não almocei. Foi pauleira, mas na manhã seguinte sai um pouco mais tarde, 7 h, e me senti muito bem.
Abç.
Aí vai meu primeiro post: https://viafoco.wordpress.com/2015/0...e-4x4-parte-1/
Não to conseguindo abrir o GPS - acho que meu computador que roda Windows ta bichado. Este é Linux. Qdo conseguir, posto o roteiro que fizemos.
Júlio, o roteiro prévio parece bacana. Não fiz o Pacífico, porque não achei que coubesse na viagem. Íamos fazer tudo o que vc fez (menos Pacífico), mais La Paz, Titicaca, Cuzco, Macchu Pichu. Retiramos todos esses do roteiro. Ficaria muito corrido. Agora que retornamos, vejo que fizemos bem.
Noroeste da Argentina é M A R A V I L H O S O !!! Tilcara é bacana, Paleta do Pintor em Maimará é sensacional.
Fomos a Antofagasta de La Sierra (ARG). Caminho incrível de Belén pra lá. Parece o planeta Marte. Vulcoẽs, lagos, vicunhas, salares. Mas por lá daria pra ficar pelo menos 2 dias inteiros, pq tem bastante coisa na região. Achamos muito interessante e não nos arrependemos. Mas por isso tivemos de cortar La Paz e Titicaca.
Na Reserva Eduardo Avaroa vc precisa de pelo menos 3 dias. O transporte lá é bem complicado e lento. E a paisagem, magnífica, então vcs vão querer ir devagar, parar toda hora pra apreciar e tirar fotos etc.
O forte da viagem foi a partir de Catamarcar (Cuesta de Portezuelo) pra cima. Cafayate e região dos vinhos é um charme e IMPERDÍVEL. Quebrada de las Conchas é magnífica (pelo leste, ao invés da Ruta 40, pela 68). Cachi é pitoresca. Cuesta del Obispo e Parque El Cardones são lindos!! Subimos de Cachi para San Antonio de los Cobres pela Ruta 40, passando pelo Abra Acay. Polícia dizia estar fechado e intransitável. Fomos mesmo assim. Tiveram 2 ou 3 passagens que deu muito medo, mas valeu a pena! Chegamos e começou a nevar. S.A. de los Cobres é horrível. Seguimos direto. Aí descemos pela 51. Linda! Até Salta. Depois de tantos lugarejos pitorescos e gente simpática e simples, achamos Salta meio opressora, com gente mal humorada. Subimos pela imperdível Ruta 9 passando pela estreita Cornisa logo antes de Juyjuy. Linda!!! Seguimos para Maimará (Paleta del Pintor) e Tilcara, que são mto bacanas. Purmamarca é cheio de turista europeu - tudo é caro. Região linda! Fomos a Iruya - não achei que vale a pena. Longe e nada de mais. Voltamos e seguimos pela Cuesta de Lipán até Paso Jama, passando pelas Salinas Grandes. Da fronteira até SPA vc terá de descer 2.000m em menos de 1h. A porrada na cabeça é enorme. A diferença de pressão é muito desagradável.
Enfim, vou postando pra vc ir lendo. Que dia pretende sair?